sexta-feira, dezembro 14, 2007

Amendoeiras: moradores contestam valores de venda

A Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras congratulou-se esta quinta-feira com a venda das casas aos moradores decidida pelo Instituto de Habitação, mas alertou para os elevados valores propostos pelo Estado, escreve a Lusa.

«Ficamos satisfeitos com a alienação dos fogos e é bom haver um compromisso escrito porque era uma vontade dos moradores há décadas. No entanto, achamos que os valores da compra propostos são exagerados porque já pagámos prestações fixas ao longo de 30 anos», disse à Lusa Carlos Palminha, da associação.

Segundo adiantou, os valores propostos pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) variam entre os 14.000 e os 46.000 euros, «consoante os tamanhos das casas e o estado de conservação».

«No fundo fomos nós que ao longo destes 30 anos conservámos as casas e agora não podemos ser penalizados e pagar um valor mais elevado», afirmou Carlos Palminha, sublinhando que a associação vai agora transmitir aos moradores os valores propostos para poder apresentar uma contraproposta.

«Temos indicação que há abertura da parte da Secretaria de Estado para alterar os valores propostos e negociar», acrescentou.

Mais bairros envolvidos

Além dos valores propostos para a venda das 900 casas no bairro das Amendoeiras, o IHRU pede ainda uma verba para a reabilitação urbana que ronda os 75 euros por metro quadrado, valor que também não agrada aos moradores.

«Fomos informados que a reabilitação é mais abrangente, envolve espaços públicos e outros equipamentos e não se limita às Amendoeiras. Envolve outros bairros, como o dos Lóios. Temos de analisar bem o assunto com os moradores para podermos depois tomar uma posição», afirmou.

Nas grandes opções do plano 2008-2011 da Câmara de Lisboa está prevista a venda de 1.100 fogos municipais aos seus habitantes. O produto da venda destes fogos será usado para obras de reabilitação nos respectivos bairros.

Está igualmente prevista a reabilitação dos bairros dos Lóios, Amendoeiras, Armador e Condado.

As casas sociais dos bairros dos Lóios e Amendoeiras eram geridas pela Fundação D. Pedro IV desde 2005, mas em Julho o Governo anunciou que estes fogos voltavam à posse do Estado.

Esta restituição surgiu depois de várias queixas dos moradores, que acusavam a Fundação de má gestão e de impor aumentos exagerados nas rendas.

15 comentários:

Anónimo disse...

Embora não esteja directamente relacionado com o post, mas no fundo diz respeito à habitação, aqui fica um link para o novo Blogue, criado para divulgar as insuficiências do novo sistema de arrendamento Porta 65.

Inclusive, o mesmo contém uma petição contra o novo sistema de arrendamento aos jovens, que deixa a maior parte dos interessados de fora.

Anónimo disse...



Porta 65 Fechada

http://porta65.blogspot.com/

Anónimo disse...

Nós já pagamos as nossas casas, e ponto final.Esses srs,que se deixem de fazer mais porcaria,porque ,com os moradores do bairro das amendoeiras não brincam,a seguir ao 25 de abril, puseram o bandido Canto Momiz, no IGAPE.
Para fazer sangue,e deram-lhe as nossas casas,para correrem de lá connosco,não conseguiram, ou SE POEM FINOS, uo cá está o povo de chelas, para novas lutas, não brincam com quem já comeu o pão que o diabo amassou,seus «PULHAS DA TRETA, armados em governantes,nen as vossas casas sabem governar,querem é roubar o povo como o bandido desse canto moniz se preparava para fazer.CHELAS UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA,JAMAIS ,JAMAIS.......................

Anónimo disse...

O sentimaento,que move os moradores das amendoeiras,é e será sempre de raiva e pevolta.
portanto, srs deste país cuidado...

Anónimo disse...

Amendoeiras: moradores contestam valores de venda

Expresso do Oriente

Anónimo disse...

Este IHRU, está-se a revelar-se numa grande fantochada.

Primeiro revelam a intenção de aplicar a renda apoiada em fogos de habitação social, retirando direitos alcançados aos moradores e como forma de conseguirem rendas milionárias, onde a maior parte das pessoas não dispõem de rendimentos tão altos para pagar os valores da renda apoiada.

Depois, pretendem impor aos moradores das Amendoeiras, uma verba suplementar de 75 euros por metro quadrado na alienação da habitação

E agora, coomo se não bastasse verifica-se que o novo sistema de arrendamento que criaram (Porta 65), somente atribui apoios em casos em que a renda máxima seja de 340 euros, quando hoje em dia, seja em que terriola for, os valores de renda infelizmente, nunca são menos de 400 euros!

Uma boa forma de não apoiar a maior parte das pessoas e poupar milhões à custa de quem precisa de habitação.

E assim questiona-se: Para que serve afinal o IHRU?

Anónimo disse...

o amigo que se questiona,e pergunta para que serve o IRU,então não sabe, que o IRU,serve para roubar o suor do nosso trabalho,honesto, eles ainda devem ao canto Moniz o que lhe prometeram,dar pelos Bairros, e querem que sejamos nós a faze-lo a pagar mais essa fatura.
MASsó por cima do meu cadaver é verestes troca tintas aqui do bairro
e eleitos da freguesia, a pensarem que vão comer tambem,daquela gamela onde comem os «PORCOS«mais sujos desta sociedade,podre,
eu pesoalmente não me fico por aqui
enquanto esta fundação,não sair da freguesia de MARVILA.
FORÇA CHELAS,UNIDOSMAIS UMA VEZ CONTRA A PEDÓFILIA, CONTRA A CORRUPÇÃONA HABITAÇÃO ,ISTO QUE ELES ESTÃO A FAZER É MAIS UMA FORMA DE CORRUPÇÃO.

Anónimo disse...

HÁ FOME EM MARVILA.....
O QUE ESTÁ A FAZER ,O SR.PRESIDENTE
DA JUNTA,QUE NÃO DENUNCIA ESTA MÍSÉRIA. ESCONDIDA,QUE SE VIVE EM MUITOS LARES DA SUE FREGUESIA.
O SR. SÓ QUER É VOTOS,PONHA OS OLHOS,NESTES BAIRROS, QUE NÃO TEEM LIMPEZA, HÁ DOIS MESES,FAÇA PRESSÃO JUNTO DOS SEUS CAMARADAS DE DESGOVERNO,PARA QUE LIMPEM A PODRIDÃO,QUE SE PASSA NA MANSÃO DE MARVILA,AI..AI..SR. PRESIDENTE,QUE MAL ENTREGUE ESTÁ ESTA FREGUESIA.
BEM PODE LIMPAR O CÚ A UMA PEDRA.
O SR, E OS OUTROS ATÉ PARECE ,QUE NÃO VEEM UM BOI A FRENTE,SERÁ UM BOI COM CORNOS OU SEM ELES TANTO FAZ...H´´A FOME EM MARVILA....HÁ FOME EM MARVILA....ABRA OS OLHOS SR PRESIDENTE..«FRAUZINO.«....

Anónimo disse...

DEDICO ESTAS LINHAS A TODOS ,AQUELES QUE LUTAM PELA VERDADE,PELAS SUAS CASAS.
« CHAMAVA-SE VITOR ROLO.«
EM CHELAS MORREU UM CRAVO
MAS CRESCERAM MUITAS PAPOILAS.
NA SEPULTURA DEQUELE,QUE TOMBOU ,A VEZ PRIMEIRA.
FORÇA,..FORÇA..MORADORES DESTE BAIRRO TÃO QUENTE,DESBRAVAIS COM SUOR E SABER,O FUROR,DA NOSSA LUTA ARDENTE.ISTO FAZ-ME LEMBRAR ALGO QUE ESCREVI Á UNS ANOS,ASSIM.
CHAMAVA-SE CATARINA
,ERA GRANDE HEROINA
QUE NOS CAMPOS VERMELHOS CAIU
MAS NAQUELA MADRUGADA
ELA RESUSCITOU,NOS CAMPOS QUE ABRIL FLORIU, «FORÇA CHELAS.

Anónimo disse...

«JUSTIÇA «
Queria ver-te
flor
árvore ramificada
mundo
onde o amor
fosse a arma mais usada.

Queria ver-te
na terra
toda haste
toda vida,
a servir de companhia
a quem,de ti
anda fujida.
Queria ver-te
roseira
queria ver-te
botão
queria ver-te
toda espiga
que se aloira
ao sol do verão.

Queria ver-te
oh'justiça'..
bem no alto
em todo o ser
em todo o espaço
a unir o mundo inteiro
num fraterno
e puro abraço.

Anónimo disse...

Querem-te
árvore seca
podre.
esquecem
a tua rama verde
a seiva
que corre
por várias partes do teu corpo.
Árvore destroncada,
sim,serás,
podre,
nunca.
provam-no
as várias formas
de estares de pé,
tudo aquilo
de que és capaz.

Anónimo disse...

___________________Paz
__________________União
_________________Alegrias
________________Esperanças
_______________Amor.Sucesso
______________Realizações★Luz
_____________Respeito★harmonia
____________Saúde★..solidariedade
___________Felicidade ★...Humildade
__________Confraternização ★..Pureza
_________Amizade ★Sabedoria★.Perdão
________Igualdade★Liberdade.Boa-.sorte
_______Sinceridade★Estima★.Fraternidade
______Equilíbrio★Dignidade★...Benevolência
_____Fé★Bondade_Paciência..Gratidão_Força
____Tenacidade★Prosperidade_.Reconhecimento
- ¨.•´¨) . ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•.-
- ¨.•´¨) . ×`•.¸.•´× (¨`•.•´¨). ×`•.¸.•´× (¨`•...“

CAMPANHA,VAMOS FAZER ESTA ÁRVORE CIRCULAR
ATÉ AO FIM-DE ANO PARA ENERGIZAR 2008!!

Anónimo disse...

A todos os elementos da Comissão de moradores do Bairro das Amendoeiras, bem como para todos os moradores deste bairro, especialmente para os que continuam a lutar nesta batalha, desejo um feliz natal e um próspero ano novo, cheio de força, e muitas vitórias.

Um grande abraço.

António Lemos
Lóios

Anónimo disse...

A justa luta, dos moradores do Bairro das Amendoeiras pelo direito ás casas, que já lhes pertencem, porque já as pagaram, é essencialmente e por todos os factos conhecidos, uma luta politica e ideológica.

E é dentro, deste incontrolável contexto e realidade que tem de ser resolvida.

Assim sendo, esta situação, nunca poderá ser resolvida como desejam, todos os inimigos e falsos amigos, dos moradores do Bairro das Amendoeiras, com o HIRU travestido de Fundação D. Pedro IV á cabeça, pela mera e simples via negocial e medidas administrativas.

Sobre a pena de os moradores saírem irremediavelmente prejudicados.

Ora pela via negocial e administrativa eles e elas já disseram o que é que pretendem e querem.

E o que pretendem e querem, é a impor a venda das casas a quem as já pagou, e que sempre as conservou, bem como serem os moradores a financiarem, a respectiva restauração dos imóveis ao preço que esse senhores e senhoras entendem e querem.

Por tudo isto, não nos devemos congratular mas antes repudiar vivamente esta situação.

1º - As casas, devem de ser, simplesmente entregues a custo zero a quem sempre as habitou e conservou.

2ª - As obras de beneficiação e conservação das casas devem ser feitas e financiadas pelo estado.

3º - Os moradores depois das obras feitas devem de pagar uma pequena percentagem aplicando e seguindo o critério dos rendimentos.

4º - Se ficar provado, que o morador não tem rendimentos, para comparticipar com a sua pequena parte simplesmente deve ficar isento.

As casas são do Povo!

Anónimo disse...

Para mim, isto é tudo uma grande palhaçada, porque andam a brincar com os sentimentos das pessoas.
Querem impôr valores, sem perguntar primeiro se as pessoas têm, a maior parte dos moradores são pessoas com poucas posses financeiras, para além de serem de uma classe mais envelhecidas e com reformas de €300,00, que nem sequer para comer chega. Eu gostaria de saber, o que vão fazer com os inquilinos que não podem comprar! metê-los na rua, é isso?
Como é possivel pedirem os valores em questão, de prédios que estão podres, com 40 anos e aquasse a caír, (por fora), porque por dentro, quem fez obras, não adiantou, porque o mal vem de fora.
A minha casa é de 4 assoalhadas e é um prédio novo, tem bons acabamentos e de excelente qualidade, daqui por 40 anos eu não dava o preço que dei por ela, isto só para dizer que os preços que estão a pedir pela compra, desculpei a espressão (é de gatunos), porque nem metade elas valem, já para não falar do preço das rendas, eu pago, €450,00 mensal do meu impréstimo por uma casa nova e que é minha, como é possivel uma pessoa com €300,00 de reforma, poder pagar entre €350,00 a €450,00 de mensalidade, é impossivel, a não ser que seja o governo a pagar o valor preposto, porque esses sim, estão com os bolsos cheios á conta do povo, e muitos deles moram no Bairro das Amendoeiras ou Chelas. Eu só queria dizer mais uma coisa, eu falo porque eu conheço aquelas casas todas, porque eu nasci lá praticamente e tenho familia que mora lá, por isso não só nenhuma massarica a falar.