quarta-feira, outubro 22, 2008

Renda Apoiada arranca até 2009

A Câmara Municipal de Lisboa deverá começar a aplicar a renda apoiada até ao final do ano, pelo menos em dois bairros municipais.
De acordo com a vereadora da Habitação e Acção Social, Ana Sara Brito, citada pela agência Lusa (...) "Desde 1993 que há legislação que define a aplicação da renda apoiada em todos os fogos construídos com dinheiros públicos, mas tal nunca foi feito", disse.
(...)
A autarquia deverá ainda avançar para um modelo que define um limite de vencimento a partir do qual a família deixará de ter acesso a habitação social, à semelhança do que está a ser equacionado no âmbito do Plano Estratégico de Habitação.
(...)
Segundo um relatório do gabinete da vereadora, quase metade das famílias que moram em casas dos bairros municipais de Lisboa têm dívidas à autarquia que, até Setembro do ano passado, tinha acumulado mais de 10 milhões de euros de rendas por pagar. Das famílias com rendas em atraso, duas em cada três deviam até 12 recibos e 20% deviam mais de um ano de renda.
in jornal Meia Hora, 20/Out/2009

37 comentários:

Anónimo disse...

MP acusa ex-administradores da Gebalis

Sol, online, 22 de Outubro de 2008

Anónimo disse...

Orçamento Participativo: + Estabelecimentos de Infância Municipais - Fundação D. Pedro IV


Por Marvila, 23 de Outubro de 2008

Anónimo disse...

Onde pára a comissão,das amendoeiras,certamente de férias.

Anónimo disse...

a comissão deve estar à espera que o senhor apareça lá para iniciar a luta...

Anónimo disse...

A comissão das Amendoeiras está de férias? Entaão e a dos Lóios? Esses continuam de férias...

Anónimo disse...

22 viagens custaram 42 mil euros à Gebalis



Correio da Manhã, 25 de Outubro de 2008

Anónimo disse...

DITADURA
Uma autentica ditadura é aquilo
que alguns,fazem nas Amendoeiras
mhcdff,.....

Anónimo disse...

Conservação e ampliação de prédios deixam de pagar taxas


In, PÙBLICO, 26 de Outubro de 2008

Anónimo disse...

Carta à Vereadora Ana Sara Brito

In, Lisboa S.O.S., 25 de Outubro de 2008

Info Lóios disse...

A comissão das amendoeiras ~unca se preocupou em lutar contra a renda apoiada, mas sim pela compra das suas habitações.

Em algumas reuniões com o secretario de estado, apenas podiamos ouvir os representantes das amendoeiras, pedindo a compra das casas.

Agora tambem vão ter a renda apoiada.

Talvez seja altura de se preocuparem com os outros moradores, aqueles que não podem comprar as casas , derivado á sua idade.

Anónimo disse...

Esta gente tem cada uma! Preocupa-te com o teu bairro que bem precisa, o que vocês estão à espera é da boleia do pessoal da amendoeiras, como sempre aconteceu.
São um bando de frustados, que passam o tempo a queimarem-se uns aos outros em vez de lutarem pelos interessses do bairro e dos seus moradores.
Não se preocupem com o pessoal das amendoeiras, pois esses sempre conseguiram lutar pelos seus interesses e vão continuar a lutar.
Não contem é com eles para resolverem os vossos problemas, trabalhem e façam trabalhar.
O problema é que a unica pessoa que realmente trabalhava nesse bairro, correram com ela.
Agora largam é postas de pescada.

Anónimo disse...

Foi hoje, (ontem) a vice-presidente do IHRU, Maria João Freitas, ao programa "Prós & Contras" da RTP afirmar que a solução da habitação em Portugal não passa somente pela questão económica, mas também por outras questões relacionadas com a qualidade de vida.

Esperemos então que o IHRU, ao qual faz parte a Srª Maria João Freitas, dê prosseguimento à melhoria da qualidade de vida dos bairros dos IHRU espalhados por esse país fora, que é péssima, devido ao desleixo e negligência do estado português nos últimos anos.

Quanto às declarações do vereador Manuel Salgado no mesmo programa "Prós & Contras", foram uma lástima, ele que até afirmou que os impostos em matéria de habitação, não são um verdadeiro problema!

Mesmo assim, com os impostos que as Câmaras vão buscar ao sector da habitação, é lamentável que as mesmas câmaras estejam numa situação de pré-falência e que agora, pretendam que sejam os moradores a pagar os prejuízos com a aplicação da renda apoiada!

Anónimo disse...

Que se saiba, nesse programa dos "Prós e Contras" não esteve presente nenhum representante da Plataforma Artigo 65.

Ainda esteve presente o presidente da Associação de Inquilinos Lisbonenses, mais um vogal da mesma Associação, mas de moradores, nem ver.

Estes programas de debate televisivo ainda não são suficientemente esclarecedores e representativos.

E o que é facto, é que no mesmo programa "Prós e Contras" não esteve presente nenhum representante de nenhuma associação ou comissão de moradores, ou pelo menos da Plataforma Artigo 65, que fosse testemunhar os verdadeiros problemas das populações em matéria de habitação, fugindo à oratória do costume que apenas serve para fazer propanda aos bancos e às construtoras e cooperativas de habitação.

Anónimo disse...

CÂMARA DE LISBOA-Mais de 240.000 euros/ano em rendas para recursos humanos e apoio órgãos municipais



Destak, 28 de Outubro de 2008

Anónimo disse...

Um representante da Plataforma Artigo 65 no programa Prós e Contras da RTP ?

Se calhar ía lá o próximo candidato das Amendoeiras pelo movimento da Arq. Vereadora na Câmara de Lisoa o tal que nas últimas eleições para a Câmara esteve para largar a Comissão para se candidatar por esse movimento.

Era uma boa oportunidade para o Eng. da Amendoeiras começar já a fazer campanha eleitoral na televisão pois as eleições autárquicas estão próximas.

Afinal de contas a Comissão das Amendoeiras só serve de trampolim para essa figura se relançar, pois os direitos dos moradores das Amendoeiras foram dados e servidos ao IHRU em bandeja de ouro quando assinaram aquele vergonhoso protocolo pondo em causa uma luta de dois anos e meio onde nada está salvaguardado e deixando os moradores entregues à sua sorte, e nem mesmo as lágrimas de crocodilo choradas por quem desde a primeira hora se recusou a lutar contra esta situação servem agora para desculpar uma traição a um Bairro inteiro.

Talvez seja por isso que a Comissão das Amendoeiras desde o início do verão nunca mais convocou os delegados para lhes explicar como deixaram que esta situação tivesse chegado à vergonha que chegou, e muito menos aos moradores.

A Comissão das Amendoeiras deixou há muito de ser a representante dos moradores e passou a ser a Comissão de apoio ao IHRU.

Talvez seja por isso que no IHRU passaram a ser conhecidos pela Comissão dos "Cordeiros Amansados"

Anónimo disse...

Lá vem o frustado outra vez.
De quando em vez lembrar-se de vir a este sitio atirar umas farpas.
Como morador fico feliz por alguem da comissaão ser candidato a alguma coisa.
Outros também tinham vontade de ser, mas pronto, não são nada.
Aliás, são, frustados, recalcados, alienados entre outras coisas terminadas da mesma forma.
Oh homem, não lhe digo para crescer, porque não vale a pena crescer mais, mas amadureça pois já tem idade para isso.
Haja paciência.
A campanha já está perto!!!!

Anónimo disse...

Afinal quem se quer passar por morador e vem defender a sua Comissão da qual faz parte, e vem chamar frustrado a quem diz a verdade, é porque não tem coragem de assumir a sua ignorãncia e reflecte no fundo a sua frustração por não ter a inteligência para perceber que já poucos ou nenhuns moradores acreditam nas mentiras de uma Comissão de que você faz parte e que traiu e enganou os moradores com assinaturas para a qual não estava mandatada.

Para uma Comissão que é conhecida por Comissão de "Cordeiros Amansados" antes de chamar frustrados aos outros devia pensar antes de mais na vossa frustração em não terem a capacidade de tomar nenhuma iniciativa válida.

Mas claro está, a sua ambição política já é mais importante que os moradores que você traíu.

Anónimo disse...

Não resisto a colocar um comentário e apelo à Comissão que faça mais uma reunião de delegados para o homem poder discursar, coitado até é um querido, mas temos que compreender que tem necessidade de se ouvir e é a única oportunidade que tem de poder discursar para as massas e mostrar as suas capacidades de grande líder mal aproveitado, coitado não acham?
É também uma forma de a Comissão não ficar com problemas de consciência, em relação às dores de cotovelo crónicas do querido.
O querido bem levou o malfadado Protocolo ao seu amigo do Banco, para analisar e ver se existia algo de ilegal, mas para seu desespero aquilo estava tudo correcto, mas caramba o homem bem se esforça, estão todos cegos, só ele vê , vamos lá ver se não temos uma cópia do livro do Saramago "O Ensaio Sobre a Cegueira".
Depois dizem, "Há pois é!
Adaptando a uma passagem bíblica.
"Na verdade na verdade vos digo, todo aquele que crê em mim tem casa eterna". Olha, olha nem no cemitério, fia-te na Virgem e não corras a comprar a tua casinha.

Anónimo disse...

Assino por baixo este ultimo comentário.
Afinal há gente com muito olho e boa visão.
Apelo ao amigo engº., se for verdade o que aui está dito, que arranje um lugar de acessor de qualquer coisa para o homem.
Ele quer é tacho.

Anónimo disse...

É de facto maravilhoso verificar como a Comissão das Amendoeiras anda de peito cheio a pensar que a porcaria do protocolo que assinaram foi uma coisa muito bem feita.

Já que a Comissão acha que fez um bonito trabalho, e que esse protocolo está correcto, então onde está garantido que as escrituras são feitas em tempo útil de forma a que os moradores possam ter acesso ao crédito ?

As obras começam quando ? que garantias estão consagradas nesse protocolo ?

Já explicaram que com as condições que vocês assinaram poucos ou nenhuns moradores podem beneficiar dos 20% de desconto porque simplesmente os bancos não concedem crédito para habitação sem escritura marcada ?

Ou os moradores contraem crédito individual, ou então o desconto simplesmente é uma miragem, e mesmo nesses casos ficam sujeitos a registos que têm de ser renovados em cada 6 meses até à escritura com todos os custos que essas situações têm para os moradores.

Acautelaram essas situações ? claro que não acautelaram absolutamente nada.

Os contratos de promessa compra e venda quando se realizam ?

A qualidade das obras que não se sabe quando começam, garantiram alguma coisa nesse protocolo ?

O valor que vamos pagar por essas obras, está de acordo com o que vai ser feito, ou acham que está tudo uma maravilha ?

Afinal quem é que é cego ? parece claro que os cegos são vocês porque não vêm nem querem ver o que toda a gente já viu.

Numa coisa os bancos estão em sintonia, nunca viram semelhantes condições para adquirir casa, e dizem que um protocolo daqueles só os loucos é que assinavam semelhante documento.

Conclusão, estamos perante uma Comissão de incompetentes e inúteis que ainda por cima conseguiram fazer todas as vontades que o IHRU quis.

Por isso é que no IHRU se riem de vocês e passaram a ser conhecidos pela "Comissão dos Cordeiros Amansados"

É de facto triste verificar onde vocês chegaram, ao ponto de os moradores já nem vos passarem cartão, e ninguém acreditar em vocês, pois já perderam toda a credibilidade.

Mas grave é verificar que devido à vossa incompetência está agora todo o Bairro refém de um protocolo que um bando de inúteis assinou.

E assim ficou claro que devido ao egoísmo de uns traidores que por motivos pessoais, foram capazes de mandar uma luta destas pelo cano abaixo, pondo em causa um Bairro inteiro.

Anónimo disse...

Coitado!! o sr. Andre saiu acabou-se a verdade,porque os moradores ,a maioria não tem euros para comer quanto mais ter net, e vão acreditando nas vossas Mentiras
PORQUE O TACHO ESSE CHAMA PÔR SI,UO NÃO:!!!!!!!!!!!??????.

Anónimo disse...

Realmente,o facto de o senhor André ter deixado,a comissão de moradores deixa muito a desejar,porque a partir daí vocês fazem tudo aquilo que querem e vos apetece para promoverem o senhor engenheiro,isso e admisivel,porque o povo,os moradores das amendoreiras deixaram de ter uma voz activa,uma voz de verdade,que os defendam verdadeiramente,daqui faço um apelo a todos aqueles (poucos),que têm internet apra refelectirem sobre estas minhas palavras.Isto é se este comentário nao for apagado como é custome assim ser quando aqui aparece um comentário,pró senhor André.
Espero que todos os moradores que lerem este comentário,abram os olhos e vejam o que a comissão está a fazer por vós.
Nada,nada,nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Anónimo disse...

Realmente,o facto de o senhor André ter deixado,a comissão de moradores deixa muito a desejar,porque a partir daí vocês fazem tudo aquilo que querem e vos apetece para promoverem o senhor engenheiro,isso e admisivel,porque o povo,os moradores das amendoreiras deixaram de ter uma voz activa,uma voz de verdade,que os defendam verdadeiramente,daqui faço um apelo a todos aqueles (poucos),que têm internet apra refelectirem sobre estas minhas palavras.Isto é se este comentário nao for apagado como é custome assim ser quando aqui aparece um comentário,pró senhor André.
Espero que todos os moradores que lerem este comentário,abram os olhos e vejam o que a comissão está a fazer por vós.
Nada,nada,nada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

Anónimo disse...

Militares pagam rendas inferiores a 100 euros

Radio Clube Português, 2 de Novembro de 2008

Anónimo disse...

Generais com rendas de 100 €

Correio da Manhã, 2 de Novembro de 2008

Anónimo disse...

Afinal temos um salvador do bairro e não sabiamos!
Mas não foi esse que se pirou?
Atras da capa de coitadinho...
Não foi esse que quando viu que não podia brilhar, insultou os seus companheiros de luta?
Não é esse que tentou com campanhas de rua constantes, pôr os moradores contra a comissão?
Não é esse que várias vezes achincalhou os delegados nas reuniões?
Por incrivel que pareça agora é vê-lo em amena cavaqueira com alguns que ele maltratava.
Quanto ao enGº. que fala, não sei a que promoção se refere,nem me interessa, o que eu sei é que ao longo desta luta, foi sempre a pessoa que mais respeitou os moradores, que tratou esta situação como mais lucidez e racionalidade.
A dor de cotovelo é muito forte, a inveja ainda mais.
Eu como mais velho fico muito contente por haver nas amendoeiras "engenheiros" com esta capacidade de luta, com esta visão estratégica, com esta entrega a uma causa que é de todos. Muitos dos filhos do bairro seguiram a sua vidinha, sem se preocupar com esta luta, deixando para os outros a resolução dos seus problemas.
Onde estavam os seus filhos ao longo desta luta?
Em quantas manifestações e iniciativas participaram?
Ah!!! estavam as tratar das suas vidinhas....
pois tá claro.....
Os moradores devem refletir é no que ainda há a fazer, não é em palavras ocas que mais parecem um limãp seco.

Anónimo disse...

Ora lá vem sempra a mesma pessoa defender a sua Comissão dos "Cordeiros Amansados" a mesma Comissão da qual faz parte e em que já poucos ou nenhuns moradores acreditam. Deixe-se dessas lérias e explique lá aos moradores como é que agora vão fazer escrituras e quando é que isso vai acontecer. Claro que você não vai explicar nada porque sabe que não quis acautelar coisa nenhuma, porque está-se simplesmente marinbando para os moradores.

Claro está que agora o seu unico interesse é o tacho das autárquicas, e os moradores que se amanhem com o protocolo que você assinou, porque afinal tem de continuar a portar-se muito bem porque senão os senhores do IHRU vão ficar muito zangados consigo.

Anónimo disse...

Caro
Não me confunda, eu não sou da comissão, por isso não tenho que lhe dar explicações algumas.
O seu problema é que acha que os outros não pensam pela propria cabeça e sempre que alguém lhe responde à letra, tem que ser da comissão.
Continua a tratar mal aqueles que lutaram pela sua casa, mas de si não se espera outra coisa.
Use um megafone para fazer eco, pois você gosta muito de se ouvir.
Cada vez gosto mais da história "o triunfo dos porcos".
Como ela retrata bem muitos humanos que gravitam neste bairro.

Anónimo disse...

Pois é ... ainda não têm as v/casas e a Fundaçao é que era má. Por causa da v/comissão mtas pessoas ficaram sem emprego! onde esta av/preocupação pelas pessoa que trabalham.
Há pois é o Canto Moniz e a sua filha continuam presidentes e Directora os outros como não tinham conhecimentos vieram para o olho da rua. Prabens comissão pelo v/trabalho. Continuam sem conseguir tirar o Canto Moniz da Fundação.

Anónimo disse...

Hó Canto,Moniz,não esperes pela demora,tú e a tua querida filha
quanto aos que foram para a rua isso nem resposta tem,perante tantas ilegalidades,então á por ai muitos empregos a lavar escadas.

Anónimo disse...

III Congresso de Marvila- 8 de Novembro de 2008

Anónimo disse...

Então, lá se encarregou a Junta de Freguesia de Marvila de organizar mais um Congresso de Marvila, sem ter convidado os representantes dos moradores do Bairro das Amendoeiras.

o Sr. presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, lá saberá porque se sente incomodado com a presença dos representantes dos moradores.

Esta Junta de Marvila continua a dar os seus maus exemplos, a fazer de conta que os movimentos dos moradores não existem.

Não é muito dificil perceber porque os partidos políticos evítam os movimentos e representantes de moraqdores...

Anónimo disse...

Então, lá se encarregou a Junta de Freguesia de Marvila de organizar mais um Congresso de Marvila, sem ter convidado os representantes dos moradores do Bairro das Amendoeiras.

o Sr. presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, lá saberá porque se sente incomodado com a presença dos representantes dos moradores.

Esta Junta de Marvila continua a dar os seus maus exemplos, a fazer de conta que os movimentos dos moradores não existem.

Não é muito dificil perceber porque os partidos políticos evítam os movimentos e representantes de moradores...

Anónimo disse...

A junta de Freguesia não convidou os chamados representantes dos moradores das Amendoeiras, pela simples razão de que esses ditos representantes agora passaram a representar o IHRU em vez dos moradores.

Assim sendo esses autodenominados representantes não iriam fazer nada nesse congresso.

Acho que vai a outra Comissão das Amendoeiras, a tal que a Junta reconhece como sendo a verdadeira Comissão das Amendoeiras ( PS )

E assim vai Portugal, uns vão bem e outros mal.

Unknown disse...

Câmara de Lisboa organiza Fórum das Freguesias sem PSD

Sol online, 9 de Novembro de 2008

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Autarcas do PSD acusam câmara de pôr gestão das juntas em risco

Autarcas do PSD acusam câmara de pôr gestão das juntas em risco

"Diário de Notícias", 10 de Novembro de 2008