sexta-feira, agosto 31, 2007

Moradores acusados de difamação

Membros da Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras, em Lisboa, vão ser ouvidos hoje pela PSP, na sequência de uma queixa-crime movida pela Fundação D. Pedro IV, que os acusa de difamação. "A queixa-crime visa os elementos da Comissão de Moradores acusando-os de difamação e de porem em causa a credibilidade, prestígio, o bom nome e a imagem quer da Fundação quer do ofendido, Vasco Canto Moniz", afirma, em comunicado, a Comissão de Moradores. Contactado pela Lusa, Carlos Palminha, da comissão, adiantou que já tinha conhecimento da queixa-crime apresentada pelo presidente da Fundação D. Pedro IV, Vasco Canto Moniz, mas confessou: "Nunca esperamos que chegasse a este ponto". "Não estamos a difamar ninguém", frisou.
in, Jornal de Notícias, 31/Agosto/2007

20 comentários:

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, pretendo deixar aqui expressa a minha solidariedade para com os membros da comissão de moradores do Bairro das Amendoeiras.

É de facto inacreditável que a queixa da Fundação tenha chegado a este ponto, o que só nos leva a duvidar da justiça em Portugal.

No entanto, e uma vez que se chegou a este ponto, o que se pode dizer aos respectivos membros da Comissão, é que uma vez que são arguidos e se a situação for mais longe, que usem todas as provas que têm sobre as ilegalidades da Fundação.


Quanto mais não seja, poderá ser uma oportunidade para que a justiça dê seguimento ao relatório 75/96 que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV.

UM BEM HAJA.

COM JUSTIÇA SE FAZ JUSTIÇA.

Anónimo disse...

Coitado do pobre senhor Canto Moniz, seus malandros andam para aí a dizer mal, de tão bem aventurado bem-feitor ou!
Pobrezinho, essa comissão são mesmo um bando de diabretes.
Então meninos, comportam-se o senhor benemérito Canto Moniz, não fez nada disso que dizem para para as bandas de Chelas, que bairros de linguas tão vipirinas, necessitam de pimpenta.
Estou a brincar, força comissão do bairro das Amendoeiras, vão-se a eles sem medos, dos fracos não reza a história e com tanta documentação em vossa posse, não há Fundação nem Vasco Manuel Canto Moniz que vos faça parar.
A verdade é como o azeite,vem sempre à tona da água,vocês comissão e moradores estão com a verdade do vosso lado, a justiça tarda mas não falha.
Bem Hajam.

Anónimo disse...

D. Pedro IV ainda mexe...

Lisboa Lisboa Blogue


http://lisboalisboa.blogspot.com/2007/08/d-pedro-iv-ainda-mexe.html

Anónimo disse...

antes de mais, quero deixar aqui a minha solidariedade com os membros da comissão das Amendoeiras.

É vergonhoso que num país onde existe democracia, aconteça isto.

então e o Relatório 75/96???? Quanto a isso nada é feito????

Ninguém nesse relatório é constituído arguido????

Que eu saiba, que tenha conecimento, os membros desta Comissão, limitaram-se a relatar o que vários documentos, como o Relaório 75/96 referia!

Força amigos, os vossos moradores estão convosco, e certamente que o Bairro dos Lóios também estará.

António Lemos
Lote 232

Anónimo disse...

António lemos tem razão, mas não é só o relatório 75/96, faltam tantos outros, como exemplo o do IGAHPE.
Deviam ter conhecido Canto Moniz quando foi para o (IGAPHE)com uma mão à frente e outra atrás, como é que o homem em poucos anos tem todo aquele património pessoal, como a casa de Sintra e os cavalos, com toda a certeza que não foi a trabalhar, e depois os bandidos e dilatores são os moradores de Chelas.
A Luta continua contra despotismo da Fundação D.Pedro IV.
Força Moradores de Chelas a Luta continua.
VIVA A CIDADANIA.

egaspar disse...

Como cidadão sinto-me indignado com facto desta famigerada Fundação D. Pedro IV ainda estar “viva” e, pelos vistos, a “mexer-se” no sentido de, ainda por cima, vingar-se daqueles que, através da sua luta, conseguiram que, na Assembleia da República, no dia 21 de Junho passado, fosse votada, por unanimidade, a Resolução que recomendou ao Governo a reversão para o Estado do património habitacional dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras.

Na altura, a Direcção da Associação Tempo de Mudar para Desenvolvimento do Bairro dos Lóios – ATM / IPSS emitiu um comunicado de imprensa com o título “INQUILINOS DO IGAPHE DOS LÓIOS E DAS AMENDOEIRAS CONQUISTARAM MEIA VITÓRIA!” no qual se pôde ler “ […] os locatários do IGAPHE dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras assistiram hoje à aprovação, por unanimidade, na Assembleia da República o ponto n.º 2 do Projecto de Resolução n.º 210/X, apresentado pelo Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português – PCP, ou seja, “A reversão para o Estado do património do IGAPHE transferido para a Fundação D. Pedro IV com salvaguarda dos direitos legítimos dos respectivos moradores.” A ATM lamenta que o Grupo Parlamentar Partido Socialista tenha votado contra outros pontos da mesma Resolução que reputamos da maior importância e justiça como, por exemplo, o n.º 1 “A extinção da Fundação Dom Pedro IV e a destituição dos seus Corpos Gerentes, de acordo com as recomendações do Relatório apresentado em 21 de Junho de 2000 pela Inspecção-Geral do Ministério do Trabalho e da Solidariedade”; o n.º 3 “A integração dos demais bens pertencentes à Fundação noutra instituição ou serviço, a designar pelo Governo, que esteja em condições de garantir a prestação dos serviços de acção social a seu cargo”; o n.º 4 “A realização das diligências necessárias para o apuramento de todas as responsabilidades civis e criminais relacionadas com ilegalidades cometidas em nome da Fundação D. Pedro IV e com o respectivo encobrimento.” […] / […]

Houve quem não só não tenha apreciado o comunicado acima citado, como o tenha classificado de infeliz e até (pasme-se!) chegado ao ponto de insinuar (agitando o “papão” de outros tempos) que ATM estava manobrada por uma certa e determinada força política.

Os factos, ora conhecidos, estão aí a provar, à saciedade, que, afinal de contas, todos aqueles que criticaram o aludido sentido de voto do Grupo Parlamentar do Partido Socialista na A.R., no dia 21 de Junho passado, tinham toda a razão em tais observações.

Seria interessante, agora, saber-se o que pensam certos dirigentes do PS sobre esta atitude persecutória e revanchista do Sr. Canto Moniz e da sua famigerada Fundação D. Pedro IV (?!...).

Os moradores dos bairros dos Lóios e das Amendoeiras, tal como outros cidadão atentos e informados, esses, não deixarão, estamos certos disso, de saber tirar destes factos as devidas e necessárias ilações políticas, bem como, irão estar unidos e dispostos a continuar a sua luta na defesa dos seus legítimos representantes, pela aplicação da justiça (em conformidade com os princípios e valores duma sociedade democrática e de um Estado de direito em que vivemos e queremos continuar a viver) e pelo seu direito habitação.

LÓIOS E AMENDOEIRAS, JUNTOS, VENCERÃO!

A LUTA CONTINUA!

ABAIXO A CORRUPÇÃO!

VIVA A CIDADANIA!

Eduardo Gaspar
(Dirigente Associativo)

egaspar disse...

Como cidadão de um Estado de Direito, interrogo-me (interrogamo-nos todos!?) sobre o motivo que impede o Governo português (socialista) de mandar prosseguir com as investigações / conclusões do Relatório-Processo 75/96- "Averiguações à Fundação D. Pedro IV”* - O Relatório que propunha a extinção da Fundação e que foi ignorado pelo juiz Simões de Almeida?

Aproveito para expressar a minha solidariedade a todos os elementos da Comissão de Moradores do Bairros das Amendoeiras.

Eduardo Gaspar
(Dirigente Associativo)

Anónimo disse...

Obrigada Gaspar, pela tua atitude de solidariedade para com a Comissão de Moradores do bairro das Amendoeiras, como cidadão e como dirigente associativo.
A Fundação ainda respira, porque infelizmente o Partido Socilista votou contra o 4º ponto na Assembleia da República no dia 21 de Junho de 2007, como moradora e cidadã atenta e informada num Estado de Direito Democrático,questiono o porquê desta intenção de voto do grupo Parlamentar do Partido Socialista.
Se o presidente da Fundação D. Pedro IV, pensa que intimida cidadãos, que lutam civicamente pelos seus direitos, engana-se pelo contrário reveste-nos de mais força e convicção.
Nem mesmo quando a Fundação D. Pedro IV, durante quase dois anos me perseguiu profissionalmente, inclusivé, mandou uma advogada mandatária da Fundação D. Pedro IV, ao meu local de trabalho, com requerimentos para poder ter acesso ao meus dados profissionais e nominais.
A última deslocação feita pela advogada da Fundação D. Pedro IV, ao meu local de trabalho, com mais um requerimento para a minha entidade patronal, foi em 19/06/2007.
Que conotação podemos dar a estas investidas feitas a uma cidadã que vive num País Livre e democrático e não na ditadura do antigo regime.
A Luta continua pela reposição da veracidade dos factos e pelo apuramento de responsabiliades e seja feita a justiça devida.
Os culpados de tanta crueldade não podem ficar impunes.
Viva a cidadania.
Eugénia Margarida

Domingo, Setembro 02, 2007 11:15:00 PM

Anónimo disse...

Qualquer cidadão, minimamente informado, ou seja, todo aquele que, através de alguns jornais credíveis, leu tudo aquilo que foi publicado ou, mais recentemente, através do programa do Canal 1 da Rádio Televisão de Portugal – “Grande Reportagem” acompanhou as conclusões da investigação jornalística sobre a Fundação D. Pedro IV, sente-se, naturalmente, defraudado nas suas legítimas expectativas relativamente à justiça deste País e ao Estado de Direito Democrático em que vivemos.

Depois de tudo quanto ficou provado, nomeadamente, através de afirmações / contradições do próprio presidente da referida fundação no programa televisivo acima referido, um fulano que deveria estar a ser investigado ou julgado, uma fundação que já deveria estar extinta, ainda se dá ao “luxo” de instaurar processos criminais a outros cidadãos que mais não fizeram senão tirar das informações, dos factos e, sobretudo, das acções contra os próprios perpetradas, as devidas ilações e pelo facto de terem exercido, designadamente, o seu direito à indignação em conformidade com as regras legalmente previstas.

Será que o dito cujo presidente da Fundação D. Pedro IV terá coragem para processar os cidadãos e uma certa personalidade pública que, no referido programa da RTP, proferiu declarações sobre algumas das suas “habilidades”?!

Será que o presidente da famigerada fundação já pensou em processar-se, a ele mesmo, pelas muitas afirmações contraditórias e patéticas que proferiu no citado programa televisivo e, ao longo do tempo, noutros órgãos da comunicação social?!

O Sr. Presidente da Fundação D. Pedro IV quer travar mais uma batalha, ele pode estar certo que vai ter pela frente uma grande guerra!...

Anónimo disse...

Como moradora e membro da comissão de moradores do bairro das Amendoeiras, agradeço a todos os moradores e cidadãos representantes das diversas organizações de moradores,que pertenceram e pertencem ao bairro dos Lóios, como também aos movimentos civicos de outras organizações, a sua manifestação de solidariedade para com a comissão de moradores do bairro das Amendoeiras.
Agradeço do mesmo modo, a personalidades politicas, que já se desponibilizaram para depor como testemunhas contra a Fundação.
Ninguém nos cala ninguém nos calará, porque a documentação e factos são demasiadamente evidentes, para que nos deixemos intimidar por mais esta manobra.
Viva a cidadania.
Unidos na luta pela democracia e liberdade do direito de opinião e manifestação.
Eugénia Margarida

Anónimo disse...

EXTINÇÃO DA FUNDAÇÃO JÁ ABAIXO O FASCISMO.....

Anónimo disse...

As ilusões pagam-se, normalmente com preços muito altos, e com juros, é este o caso e a ainda a procissão vai no adro.

Afinal quem são os principais responsáveis, pelo terrorismo social, que foi praticado contra os moradores dos Lóios e das Amendoeiras e a sua justa Luta, agora continuado sobre outras formas pelo insuspeito IHBU.

É só a Fundação D. Pedro IV agora travestida de IHBU, Canto Moniz e companhia?

È preciso entender-mos que o principal responsável é o tal Estado de Direito e o seu sistema politico e ideológico, ou seja é o governo anti-Povo Sócrates/Cavaco com a cumplicidade de todas as forças politicas do arco do poder com assento na digníssima e insuspeita Assembleia. da Republica, bem com os falsos amigos dos Moradores.

Pois quanto mais tempo, nós demorar-mos a perceber esta situação, mais queixas e perseguições vão aparecer contra os dirigentes das comissões e não só.

È bom estar-mos atentos!

É bom estarmos solidários!

É bom ficar-mos escandalizados!

È bom mostrar-mos a nossa indignação!

Mas é muito melhor resistir-mos!

E ainda é melhor, estarmos revoltados e sentir-mos, que podemos ajudar a mudar e transformar-mos as coisas!

Mas pouco adianta, nós escrevermos que estamos atentos, solidários, escandalizados e indignados, com determinadas situações, que se passam neste “chamado” estado de direito se não avançar-mos com formas de organização e de luta mais avançadas, que não podem ser nos gabinetes, mas rua e com palavras de ordem que mobilizem unindo, não só o injustiçado, Povo morador das Amendoeiras e dos Lóios mas todo o Povo Português e até os Povos da Europa.

E mais, sempre sobre a direcção dos legítimos representantes dos moradores, é preciso convocar para participar nestas jornadas de Luta, os Srs. e Sras. Vereadores/as, que recentemente, foram eleitos com o vosso generoso voto.

Lóios e Amendoeiras a mesma Luta o mesmo combate!

O governo Sócrates/ Cavaco pode e deve ser derrubado!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

Concordo plenamente com este último comentário.

Não será descabida a realização de mais manifestações, não só contra a vergonha da Fundação D. Pedro IV neste designado estado de direito democrático, mas também contra o que o IHRU pretende impor aos moradores.

É preciso não esquecer que o IHRU, tal como aconteceu com o IGAPHE e provavelmente agora ainda pior, prepara-se para adoptar uma política de habitação que em nada ou pouco vai favorecer os moradores.

Os moradores todos juntos têm mais voz que os tecnocratas corruptos do estado.

Anónimo disse...

Companheiros... corre já nos corredores que o IHRU ainda não assinou o auto de reversão com a Fundação D. Pedro IV. Se isto é verdade então o governo de José Sócrates e o PS-Lisboa MENTIRAM aos moradores aos emitirem comunicados de imprensa a dizer que estava tudo resolvido e ao utilizarem recursos da Junta de Freguesia de Marvila para distribuir panfletos eleitorais na sexta-feira antes das eleições a vangloriarem-se de que isto estava resolvidos graças ao PS.

Estes fulanos do PS são uns mentirosos. Eu gostava de ver onde andam agora os dirigentes do PS-Lisboa e do PS-Marvila, que transmitiram uma grande mentira apenas porque o António Costa estava a concorrer à CML! A verdade tem que ser transmitida ao povo de Marvila, de Lisboa e de Portugal!

Anónimo disse...

Como morador a ex elemento da Comissão dos Loios.

Venho por este meio desejar o rápido momento. Sobre o esclareçimento da verdade.
Referente ao Proc que lhes foi instaurado e considerados arguidos.

So espero que o Proc que tenha sido levantado á Fundação, os mesmos sejam considerados arguidos, até ao esclareçimento da verdade.

De: Nuno Moreira

Anónimo disse...

Deixo-vos com um artigo do José Maria Martins intitulado "A Mafia Portuguesa":

A investigação da corrupção no Futebol português , mais conhecida por "Apito Dourado", tem de ser analisada , sem preconceitos.

E analisar comparativamente com o caso Casa Pia.

Os métodos obstructivos são os mesmos. Os envolvidos, usando a cartilha do mundo da espionagem , para tentarem travar as investigações usam a chantagem, compram testemunhas, tentam a todo o custo encontrar situações de ordem pessoal nos principais intervenientes para os calar, para branquear a situação.

No "Apito Dourado" houve notícia de perseguições ao magistrado do Ministerio Público de Gondomar, tentando encontrar alguma coisa na vida privada do magistrado.

Agora apareceu a irmã da "Carolina" e uma "denúncia anónima", para tentarem confundir as coisas. O alvo é o Benfica.Porque sabem que foi o Presidente do Benfica - infeizmente mais um apoiante do PS - a fazer barulho e a exigir que a investigação prosseguisse.

No caso Casa Pia foi a Ordem dos Advogados ,com José Miguel Júdice a comandar as tropas e com o apoio do actual Bastonário. Nem no Burkina Fasso isto era possível.

Lá arranjaram os mesmos advogados para as vitimas e para a Casa Pia, que até já foi condenada.Assim controlaram as informações e o acesso às vitimas.O Estado e os poderes instalados tentaram evitar os danos.

Depois manobraram para chegar às vítimas. Arranjaram uma mãe adoptiva para dizer mal do "filho", um primo para chegar a outra vitima, ataques à PJ e aos Magistrados a toda a hora, com a Ordem dos Advogados à cabeça.

Só não me controlaram a mim.Não estou à venda.Só faltei eu para terem o controlo total.

A Maçonaria quis tomar as rédeas do caso Caso Pia. E conseguiu.

Mas aquela cáfila tenta por todos os meios atacar-me.. Através de uns apaniguados na Ordem dos Advogados.

O PS a manobrar na Ordem dos Advogados através do actual Bastonário - do grupo da Católica - metendo na Ordem um conjunto alargado de membros do PS.

O PS pressionou as instituições judiciárias de forma mafiosa.

A situação de pressão ,ilegitima , sobre os magistrados , a PJ e as vitimas foi tanta que o ex-Procurador Geral da República teve de dizer , em Badajoz, que acusar o Carlos Cruz não é o mesmo que acusar o "Farfalha" (caso de pdófilia nos Açores) !!!

A máquina do PS movimentou-se toda contra a investigação. Só num País periférico, terceiro mundista isto foi possível.

O "Apito Dourado" transformou-se numa prova cabal da nossa pequenez.de algumas forças, a chantagem e o compadrio e tráfico de influências são enormes.

Em Itália, o ano passado, a Juventus desceu de divisão, outra equipa desceu de divisão, houve condenações de árbitros e dirigents desportivos e nada aconteceu.

Em dois meses, Junho e Julho a Itália resolveu o seu "Apito Dourado".

Os métodos pidescos , o submundo, as pretensas guerras Lisboa/Porto, tudo serve para mostrar que lá no fundo Portugal e o sistema vigente têm de ser mudados radicalmente.

Os portugueses devem queixar-se ao Parlamento Europeu contra a iniquidade e a injustiça, as práticas mafiosas.

Durão Barroso já teve de escrever , explicando-se, ao Presidente do Parlamento Europeu, por causa do financiamento do PSD.

Os portugueses devem escrever ao Presidente do Parlamento Europeu pedindo a constituição de Comissões Parlamentares Eventuais para analisar os casos de iniquidade e injustiça na Justiça Portuguesa.

Hoje somos cidadãos da União Europeia e não apenas cidadãos portugueses. O exercício da cidadania é um imperativo.

Anónimo disse...

Meus amigos,

Bem sabemos que o Canto Moniz tem influências em todo o lado, inclusive no ministério público.

No entanto, aqui fica uma noticia do "Correio da Manhã", na qual se pode ver o estado calamitoso do andamento dos processos no DIAP, onde se encontram queixas das comissões de moradores contra a Fundação D. Pedro IV.

Procuradoria corre risco de colapso

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=256679&idselect=181&idCanal=181&p=0

Anónimo disse...

Enquanto cidadã manifesto a minha solidariedade para com os membros da Comissão das Amendoeiras. Não entendo como é que se pode, num Estado Democrático, tentar calar as vozes do povo...
Nós, nos Lóios, estamos convosco nesta nova batalha, para o que der e vier.

Anónimo disse...

Espero que o Processo levantado a alguns dirigentes da comissão se encontre no bom caminho, para a resolução da verdade.

Venho por este meio deixar uma mensagem para a ATM e respeciva comissão do bairro dos Loio.

Peço desculpa utilizar o vosso blog para esse fim.

1 - Desde fins de Julho, até 18 de Setembro nenhum morador do bairro dos loios sabe o andamentp do processo.

2 - No blog do Bairro dos Loios, todos os comentários foram apagados, sendo impossivel comentar algo de importante no referido Blog.

3 - É deste modo que conseguem passar informação, como tambem a mesma deveria ser comentada ( NÃO ).~

4 - Será que a luta terminou?

5 - Secalhar para alguns terminou, visto não passarem informaçao.

6 - Enquanto o patrimonio estava em poder da fundaçao não existia um unico dia que não houvesse informação.

7 - Agora por o patrimonio terpassado para o estado já não deve existir nada para resolver, muito menos a Renda Apoiada

Mais uma vez pesso desculpa de deixar esta mensagem no vosso Blog, felizmente é o unico onde podemos deixar uma chamada de atenção.

Nuno Moreira

Anónimo disse...

http://info-loios.blogspot.com/

Este é um blog virado para a informaçao em Marvila.

Estando sempre aberto a sugestões