terça-feira, março 04, 2008

Problemas com as crianças da Fundação D. Pedro IV

Texto retirado do blog do Grupo de Pais da Fundação D. Pedro IV (ver artigo Queixa sobre funcionamento de estabelecimento de infância):

"Tenho assistido com alguma atenção a todas as notícias sobre a Fundação, nomeadamente sobre o corte de funcionários que ocorreu no ano passado e, sem dúvida, diminuiu e muito a qualidade dos cuidados prestados às crianças. No ano lectivo passado tive alguns episódios desagradáveis - o mais grave, pelo menos do ponto de vista físico, depois de uma agressão entre crianças, culminou com um traumatismo ocular grave.
(...)
Em Setembro, a minha filha mais nova entrou para a sala de um ano. Após ter tomado conhecimento de quem seria a educadora, foi com alguma apreensão que encarei a escolha dela para esta sala (em que são necessárias funcionárias com características muito próprias). Todos sabemos que uma boa educadora do jardim-de-infância não significa uma boa educadora da creche (sala de um ano). Todos os dias tentava saber como corriam os dias dos meus filhos e a resposta é sempre a mesma, corre sempre tudo bem. Das refeições às sestas é tudo óptimo.
(...)
Em Novembro, uma bebé desta sala sofreu uma queimadura. Primeira questão: como é que uma bebé se queima na sala, com as funcionárias lá presentes? Este estabelecimento tinha um aquecedor na casa de banho, que liga a sala de um e dois anos, e alegadamente a bebé terá desviado a cancela e, enquanto uma educadora mudava uma fralda e outra levantava os bebés, ter-se-á apoiado no aquecedor, para se por de pé, e queimou as mãozinhas. A queimadura foi tão grave que havia o risco de a bebé poder ficar com as mãozinhas atrofiadas. Graças a Deus que o pior cenário não se confirmou e a bebé recuperou totalmente, embora tenha com certeza sofrido imenso com as dores provocadas pelas queimaduras.
(...)
Um dia, quando me dirigi à escola para ir buscar os meus filhos, a minha filha chorava convulsivamente, sem que eu conseguisse perceber o que passava. Ainda tentei acalmá-la na escola, mas todas as tentativas foram infrutíferas. Ao chegar a casa, decidi de imediato mudar a fralda e o choro aumentou ainda mais. As assaduras provocadas pela fralda eram de tal maneira graves que a bebé chorava há meia hora sem parar. Fiquei horrorizada e liguei de imediato para o colégio, a pessoa que me atendeu só tinha ido para a sala dos bebés naquele momento e não tinha ainda mudado a fralda.
(...)
No dia 31 de Janeiro, quando me dirigia à sala dos dois anos, que comunica para a sala de um ano através de um vidro, uma bebé muito amiga da minha filha começou a rir-se e deixou cair o pão para o chão. O que se passou a seguir nunca mais me saiu da memória: a funcionária gritou com a bebé e deu-lhe uma sapatada no braço. Fiquei horrorizada, tinha acabado de ver uma pessoa que, até há bem pouco tempo era perfeitamente insuspeita, bater numa bebé.
(...)
Esta exposição irá integrar a participação que será feita à Segurança Social."

7 comentários:

Anónimo disse...

Depois de tudo o relatado nos últimos tempos sobre esta instituição mafiosa e sem escrupulos alguns, que mais é preciso acontecer para que se tome as medidas devidas??
Será preciso acontecer uma tragédia maior que os relactos feitos nesta queixa?? estamos aqui a falar de crianças bem pequenas!!

Extinção da Fundação D. Pedro IV, JÀ!!!

Anónimo disse...

Não percedo ,porque a comição de moradores,nunca mais falou, na extinsão da fundação, corrupta.
Infelizmente,parace que as coisas, esquecem ,depressa.
ENTINSÃO DESSA COISA QUE SE DIZ DE SOLIDARIEDADE,SOCIA JÁ.

Anónimo disse...

CML lança projecto para recuperar Marvila


Sol On-line, 4 de Março de 2008

Anónimo disse...

CML lança projecto para recuperar Marvila


Sol On-Line, 4 de Março de 2008

Anónimo disse...

É uma vergonha depois de tudo o que denunciado pelos moradores, pelos pais e pelos jornalistas, ninguém fazer... óh senhor procurador, o que é anda a fazer??

Anónimo disse...

Esperemos que seja por este motivo que as queixas no ministério público contra a Fundação D. Pedro IV não foram ainda investigadas...

Sistema informático dos DIAP atrasa processos porque é «artesanal» e está «isolado»

Anónimo disse...

São realmente graves, os relatos que aqui são transcritos. Qualquer pai, ao ler semelhantes atrocidades fica horrorizado.

Pergunto também, o que será necessário para que a Segurança Social ponha cobro de uma vez por todas a este tipo de situações?

Enquanto pai que sou, fico chocado com estes relatos. Não tenho nenhum filho em nenhuma creche dessa "Fundação", mas consigo perceber perfeitamente a revolta de um desses pais, quando todos os dias lhe era transmitido que tudo corria bem, muito bem aliás. Faz-me lembrar o que me era dito também num outro equipamento, num outro bairro, de uma outra instiutição, que tudo corria muitíssimo bem, até descobrir e confirmar algumas situações e atitudes de uma educadora para com o meu filho. É triste e revoltante situações destas que se passam com crianças. Repito, crianças. Seres indefesos, os quais confiamos a alguém que deveria cuidar durante o dia!

Gostaria também de dizer que sinto alguma pena e tristeza que nós moradores dos bairros dos lóios e amendoeiras, neste moment, não apoiemos como há algum tempo, esta comissão de pais das crianças que frequentam os equipamentos da fundação D. Pedro IV. Eles deram-nos o nosso apoio, a sua solidariedade quando precisámos, e agora é como se os tivéssemos esquecido!?!

Tó Lemos
Lote 232