sexta-feira, abril 03, 2009

Circular nº27

ATENÇÃO

Chamamos a atenção de todos os moradores para o facto de haver movimentações de algumas pessoas e de alguns políticos para parar por completo o processo de alienação.

Neste momento, a única garantia que temos para assegurar o direito à aquisição das nossas casas é a assinatura dos contratos promessa compra e venda. Para tal, é necessário que o processo avance e que as cartas sejam enviadas rapidamente.

Apelamos a todos os moradores para estarem atentos a essas movimentações e para não se deixarem enganar por falsas promessas. Para isso é preciso continuarmos todos unidos contra aqueles que nos querem roubar o direito a adquirir as nossas casas.

P'la Comissão de Moradores
2 de Abril de 2009

43 comentários:

Anónimo disse...

Apenas me apraz citar frases de um livro que recentemente reli pela vontade de relembrar.
"Além da minha gratidão e esperanças, gostava igualmente de juntar algumas palavras mais definidas, pessoais e politicas.
No fundo todos nós que vivemos aqui,........."
Mas simplesmente digo, o direito de aquisição da minha habitação e do viver aqui ninguém me irá tirar.
A união faz a força e unidos venceremos.

Anónimo disse...

E a mim, só me apraz dizer.Esses
perdalitos mandantes ,deviam ter vergonha.´Tão só porque vão ter de mudar as palavras da sua campanha
eleitoral,PELOS CIDADÃOS,POR LISBOA.O bairro não acredita em vós.....

Anónimo disse...

Meus amigos, só unidos venceremos... é essa a lição que temos que dar às pessoas muito pequeninas que por guerrinhas de poder andam a tentar parar um processo que custou muito a conquistar.

Realmente há uns que pelo poder que gostariam de ter até a mãe vendem e até reunem com os inimigos de morte. São muito pequeninos... Mas os moradores unidos estão a dar um grande lição de cidadinia... Querem as suas casas e sabem bem o perigo que querer isso acarreta! Não podemos deixar que ninguém pare o processo pois isso seria o fim de conseguirmos os nossos objectivos!

Viva as Amendoeiras... Vivam os moradores unidos contra os abutres e os ignorantes!

Anónimo disse...

Temos pena mas paciência, Deus nem a todos dotou de inteligência e com capacidade para fazer parte de um programa eleitoral.
Esses os outros só se for o do partido da estupidez ao quadrado.
Pois é, dói não dói, mas moradores deram mais uma lição de cidadania e vontade própria e a vontade da maioria venceu.
Qual vai ser a BOA NOVA que vão anunciar no dia 18 de Abril, fez-se luz, que ainda vão conseguir dar casas de borla e que vão continuar a reunir com o Santana Lopes, se ele ganhar as eleições retira as casas ao IHRU e faz uma doação ao partido da estupidez ao quadrado, e eu acredito no PAI NATAL.
Os carneirinhos são tramados, são danados para a brincadeira só fazem traquinices e eu a pensar que eles só abanavam com a cabeça, sim ou não.
Existe uma colectividade em Chelas, tem que ter cuidado com alguns novos sócios, porque daqui por um tempo também podem ser aplidados de carneirinhos ou animais de circo.
Sempre alerta já dizia o sentinela.

Anónimo disse...

Poder a quantos obrigas,eu quero tanto ser o chefe até foi pedir ajuda ao meu inimigo, até prometi mudar as cores das minhas camisas, vou só usar a cor ROSA,ROSAaaaaa!...
Se for necessário também uso LARANJA, LARANJAaaaaaaa!.....
Ái como eu odeio estas cores, pensava eu, mas agora tenho que vestir.
E tudo por causa desta maldita AZIAaaaaa!

Anónimo disse...

Quem é que reuniu com o Santana?
Quem são as/os que se servem da Comissão para objectivos pessoais e politicos?

Anónimo disse...

Não sabe quem reuniu com o Santana e a sua corja?
Tente perguntar ao sr. azia, aquele que vende a alma ao diabo e às bruxas.

Anónimo disse...

Sim... parece que o senhor azia até com os meninos rosa anda a fazer alianças... ai, ai sr. azia... coitado do Àlvaro Cunhal... já deve ter dado trezentas voltas na campa!

Claro que os senhores rosas fazem alianças com todos e mais alguns conforme lhes dá jeito... Sr. Miguel Coelho, tenha cuidado com o que anda a fazer... olhe que o seu patrão não lhe ia perdoar se o sr. perdesse as eleições em Marvila

Anónimo disse...

Câmara discute quarta-feira empréstimo de 120 milhões para reabilitação urbana


RTP online, 7 de Abril de 2009

Anónimo disse...

Casas muncipais com regras mais transparentes

"Destak", 7 de Abril de 2009

Anónimo disse...

Já fizeram contas quanto o ihru vai facturar em juros desde o momento em que se faça os contratos promessa compra e venda mais o valor para as obras no lote até ao dia das escrituras que nem agendadas estão e só serão feitas quando começarem as obras......
E mais as obras não vão ter compartecipação da camãra,então porque tanto tempo quem vai ganhar com isto tudo ,nós moradores de certeza que não somos.
é lamentavel mas parece que se esqueceram que houve um dia o 25/abril de 1974

terça-feira 07 Abril 2009

Anónimo disse...

Srºs do IHRU responsaveis pelo Bairro das Amendoeiras sabem que há muitos desempregados com formação para poderem ajudar a despacharem os prosseços que já deviam estar resolvidos e parece que a falta de pessoal é grande e que quem espera desespera .
Para quê tanta pressa para darmos respostas se compravamos ou não estão a brincar com pessoas que aqui vivem há 35 anos que por direito já não deviam pagar mais nada das casas mas mesmo assim sendo um roubo o Ihru e seus responsáveis não dão andamento rápido a este assunto.
Juntos venceremos nem que seja com outro 25 Abril

Anónimo disse...

Será que com 120 milhões os moradores dos bairos das Amendoeiras e Lóis ainda vão ter de pagar as obras para os predios onde moram há 35 anos não cairem
quem irá comer desses 120 milhões os moradores não de certeza

Anónimo disse...

A culpa é desses srs,da comissão,
que sabem á muito,que o processO de
reabilitação,está parado porque não dizem ,a verdade qual é o vosso problema,se é o que dizem.
É realmente MUITO GRAVE.??????

Anónimo disse...

Autarquia quer recuperar mais de quatro mil fogos para arrendamento

RTP, Online, 7 de Abril de 2009

Anónimo disse...

SANTA PACIÊNCIA.
Mas que gente esta que nos representa.
O que vale,é que ainda hesistem pessoas que sabem de tudo.
e dão razão aos moradores não á
comissão fantasma,o vosso veneno
faz-nos cada vez mais fortes,para
lutar.viva o bairro das amêndoeiras
sem oportunistas.e sem a cidadania
vampiresca,daqueles dois.

Anónimo disse...

Meus amigos,

Como deve ser do conhecimento de muitos, o Governo tem vindo a preparar uma nova legislação para o sector da habitação social em Portugal.

Inclusive, já se encontra em curso uma nova Proposta de Lei por parte da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, desde há uns tempos a esta parte para o arrendamento social.

Somente, não se sabe ainda quando estará concluída a nova Lei para o sector da habitação social em Portugal e que irá por fim à Renda Apoiada.

No entanto, para desagrado nosso, verifica-se que o jornal "Diário Económico", publicou, no passado dia 18 de Março de 2009, uma notícia com o título: "Governo deixa cair a reforma do arrendamento social".

Refere o resumo da respectiva notícia o seguinte:

Proximidade de eleições estraga planos do Governo. Secretário de Estado admite que o processo será “moroso” devido às eleições autárquicas que se aproximam.

A reforma do regime de arrendamento social, prevista no programa do Governo, já não deverá avançar durante esta legislatura. Apesar dos vários anúncios de intenções e do desenvolvimento de estudos e pré-projectos, ainda não há conclusões à vista e a proximidade das eleições deixa pouca margem para o ministério de Francisco Nunes Correia apresentar o diploma final.


O resumo da notícia pode ser visualizado através do seguinte link:

Governo deixa cair a reforma do arrendamento social

Evidentemente, que a notícia do "Diário Económico" apresenta um carácter especulativo e não confirmado.

No entanto, cabe à Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras informar-se junto da Secretaria de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, quando estará pronta a nova legislação para o sector da habitação social em Portugal, se será antes ou depois da presente legislatura, que terminará com as eleições de Outubro de 2009.

Como tal, o que se verifica presentemente, é que quando o IHRU pretender alterar o regime de arrendamento social nos seus fogos de habitação social, poderá ainda continuar a ter ao seu dispor o Decreto Lei nº 166/93, de 7 de Maio, que regulamenta a Renda Apoiada e não a nova Lei do arrendamento social, que virá por fim à Renda Apoiada.

Um facto poderá verificar-se com o atraso da produção da nova legislação para a habitação social em Portugal:

Com este atraso, o IHRU poderá até ao final do ano de 2009, pretender aproveitar-se da ainda existência da Renda Apoiada, para poder aplicá-la nos seus fogos de habitação social.

Se tal se verificar, os moradores terão assim, mais uma vez de dar resposta à Renda Apoiada em Tribunal, porque não se pode permitir que o IHRU pretenda aproveitar-se de um sistema de arrendamento vergonhoso que é o da Renda Apoiada e que já mereceu a contestação de várias entidades públicas, tendo-se igualmente provado que o mesmo sistema de arrendamento somente origina injustiças sociais.


VIVA A CIDADANIA PARTICIPATIVA

Anónimo disse...

Meus sres,então porque não explicam ,tudo isso num plenário de moradores.
Certamente porque nos acham ,muito »burros», para entendermos essas, questôes mas na certeza porém que isso não é bem assim ,foi com a nossa força que ganhamos as batalhas,as grandes lutas,e será com a nossa força que
derrutaremos todas as delinquências
que nos queiram aplicar ,aquelas que forem contra a maioria dos moradores,das amêndoeiras,não vale a pena virem, perto das eleiçôes com decumentos mentirosos,porque serão corridos,como se corre uma cobra das mais veneno que o PS e a comissão tem tratado os moradores deste bairro.
Nem o bloco de esquerda ,acredita neles e tão defensores, o eram.

Anónimo disse...


Governo aprovou regime de reabilitação urbana que prevê venda forçada e obras coercivas



PÙBLICO, 9 de Abril de 2009

Anónimo disse...

Não explicam porque quem escreveu este comentário não mora aí nas Amendoeiras, mas sim nos Lóios.
Como foi desmascarado nos Lóios, agora já não escreve no info lóios, pois andou a trair aqueles a quem vivia a pôr o seu veneno contra a Comissão, com comentários contra comissão e ATM, no info lóios.

Advinhem qual o nome do senhor?

Anónimo disse...

PSD pode travar crédito a Lisboa

A Câmara de Lisboa aprovou ontem a contratação de um empréstimo de 120 milhões de euros para reabilitação urbana, mas a operação poderá ser inviabilizada na Assembleia Municipal, onde o PSD tem maioria. O empréstimo, exclusivamente destinado a obras de reabilitação urbana, foi aprovado em câmara com os votos contra dos vereadores do PSD. Segundo a deliberação aprovada, 58,9 milhões de euros serão pedidos ao Banco Europeu de Investimento, através do Instituto de Habitação e Reabilitação urbana, 30 milhões ao Banco Português de Investimento, 30 milhões à Caixa Geral de Depósitos e 15,55 milhões ao Deixa Sabadell. O presidente da câmara, António Costa (PS), acusou o PSD de irresponsabilidade, pois parte do empréstimo serviria para retomar obras de reabilitação lançadas durante o mandato de Santana Lopes (PSD).

In: http://dn.sapo.pt/ - 11-04-2009

Anónimo disse...

25,de Abril ,onde moras,o fascismo continua instalado ,nestas mentes oportunistas,que só querem tacho,mas nós iremos defendé-lo
até no fim do mundo.O 25 DE ABRIL.
Se for preciso.O bairro continua revoltado,a maioria deste bairro
embora o tal comunicado,pidesco
não tenha tido a efeito desejado
os maradores lutam pela verdade
A MAIORIA DOS MORADORES.

Anónimo disse...

Magoa-me o facto de aos fim de quase 4 anos de luta pelo direito à aquisição das nossas casas, ainda seja necessário circulares como esta.
Durante estes anos lutámos contra tubarões e baleias e vencemos, não seria agora que os mosquitos armados em vespas nos iriam derrubar.
A cada dia que passa o nosso objectivo se concretiza, com a assinaturas dos n/ contratos, apesar de todas as tempestades e terramotos que nos querem infligir.
O nosso caminho tem sido longo e doloroso, lutamos contra tudo e contra todos, ultrapassamos muitos obstaculos, não seriam os velhos do restelo, nem os defensores o muro de Berlim, muito menos da muralha da China que nos deitariam abaixo.
Neste longo processo, feito de muito sofrimento, fica uma certeza, aprendemos muito uns com os outros, tanto pela positiva como pela negativa.
Quero agradecer a toda a comissão, pelo seu empenho, luta, dedicação e entrega a esta causa que é de todos.
Mais do que ninguem vocês sentiram e continuam a sentir na pele, o efeito dos ditos animais.
Pena é, que não estejam cá todos para festejarmos.
Mas estou certo que os que já partiram se encontram neste momento a festejar connosco.
Eternamente grato.

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago. Quantas vezes me ocorre escrever o que o que sinto e não consigo passar esse sentimento para o papel. O amigo trancreveu aqui ~e muito bem não só o seu sentimento como o meu e o de muita gente deste bairro. Estamos todos com a Comissão são os MAIORES. Agente deu uma ajudinha mas o mérito foi e será sempre da comissão que a troco de nada pegou o touro pelos cornos quando ele estava bem bravo. Queriam o quê? Prá frente é que é caminho para trás mija a burra. O que fizeram está bem feito e agora NÃO VOLTAREMOS ATRÁS

Anónimo disse...

O processo vai voltar para atrás por falta de inoperância,de alguem
que só pode da comissão.
Isto dito por responsáveis do ihru
mas os processos avançam,como o povo quer.
Porque o pior está para vir,claro..

Anónimo disse...

E diz bem como o "O POVO QUER"
Estamos a falar de quê?
Penso que da vontade de um povo de uma população e essa vontade é soberana.
Mais palavras para quê?
Contra factos não há argumentos.
O processo é irreversil, disso não tenho dúvidas felizmente, quanto ao processo voltar para trás lamento desiludir o comentador(a) mas isso não vai acontecer,depende posso estar a fazer uma falsa análise quando se refere voltar atrás, será o património voltar à posse da Fundação D.Pedro IV ou a outra qualquer instituição?Ou será a possibilidade remota da vontade deste(a) comentador(a),se for desiluda-se, porque isso jamais vai acontecer.
Porque a politica deste Governo não é alienar casas, mas sim, arrendar e no caso concreto das Amendoeiras, é ter casas vagas para arrendamento rotativo, assim a oportunidade de aquisição é única, olhe que não vai ter outra, pois bem meu caro senhor(a)
Quanto o pior está para vir, deixe que lhe diga, pior que a Fundação D. Pedro IV e as rendas milionárias que nos queria aplicar não vejo pior cenário.
Por isso o resto são pequenos trocos que qualquer pessoa com dois dedos de testa e consciente dos seus direitos e em sua posse com o documento juridicamente legal, não necessita de andar quatro anos a lutar por algo que sempre sonhou ao longo de 33 anos.
Evita assim tentar amedrontar os menos atentos, isso já não pega.
Pois é senhor(a) morador(a) então beba dos seus próprios venenos, conselhos e medos e tenha a coragem de não adquirir, assim pode evitar, para si claro "o pior está para vir"
Porque os demais e muito bem "O Povo" já decidiu, e não pela inoperância seja de quem for, o comentário só demonstra a irritação de alguém que tentou desmobilizar e instrumentalizar e falhou!
Mas mesmo assim, salvaguardo o pior está para vir, em alguma coisa tem razão, o pior vem para aqueles que não vivem no bairro, teêm as casas alugadas,para os querem fazer negócio com elas e também para alguns que queriam hipotecar pelo dobro para fazerem obras em casas que compraram em zonas de férias ou pelo simples facto de mudar de carro ou outro tipo de luxúrias, nisso tem razão o pior está para vir.
Felizmente que esses não são a maioria, são casos pontuais fáceis identificar e com toda a certeza vão ser penalizados, ainda bem, porque então era uma falsa justiça de oportunidade do direito de aquisição.
Não podemos esquecer que a contestação foi sempre no sentido da possibilidade da aquisição e contra a aplicação da "renda apoiada" aplicada da forma grosseira e selvática.
Esses objectivos foram conseguidos, a renda apoiada foi considerada ilegal no caso concreto das do bairro das Amendoeiras, conseguimos o direito de adquirir as nossas casas e mais denunciámos de forma combativa e exemplar alguma da corrupção existente no nosso País, claro no caso concreto.
Tenho que agradecer à Comissão de moradores, aos que ainda resistem aos que sairam, porque cada um ao seu estilo e de acordo com as suas capacidades defenderam de forma voluntariosa e quase heróica toda esta causa, que nos dignificou como um punhado de gente ou um (POVO RESISTENTE CHEIO DE VONTADE DE VENCER).
Fizemos história aquando das ocupações de Abril de 1974, voltamos a fazer história trinta e três anos depois.
Lamento por aqueles que gostariam de tudo isto fosse apagado e até alguns muito recentemente, mas a história ninguém apaga, mesmo que atentem contra a honra e dignidade daqueles que dela fazeram parte e foram intervenientes,ninguém consegue apagar aquilo que foi vivido e contra factos há argumentos.
Viva a Zona I de Chelas hoje conhecida como bairro das Amendoeiras.
Viva a suas gentes que neste bairro habitam.
Viva aqueles que Presente.
Viva a Cidadania.

Anónimo disse...

falta dizer "Viva aqueles que não viram a Luz do Sol presente " a esses a minha imensa e eterna gratidão.

Anónimo disse...

"GABA-TE CESTA QUE AMANHÃ VAIS PARA A VINDIMA"

ÉS DE FRACA VIME!!!

Anónimo disse...

Ola lá Eugénia, deixa-te lá de andares a autoelogiar-te, porque já se percebeu que só tu é que práticamente escreves aqui e pouco mais porque os poucos que ainda acreditaram em ti, já perceberam, que a aquisição é só para ti e alguns que têm essa possibilidade porque aqueles que não têm posses e vão ao banco com o acordo que tu assinaste, vêm de lá a saber que afinal a aquisição que tu apregoas, é só uma miragem.

Tem mas é vergonha,porque quem ainda te vai questionar a sério serão esses que estão só agora a perceber onde tu e os teus ajudantes os meteram.

Quero só ver depois o que é que vais dizer ao moradores que se sentem enganados por ti e pela tua Comissão, quando não conseguirem adquirir a casa !!!

Se fosse a ti pensava bem nisto !!!

Anónimo disse...

Câmara de Lisboa quer instrumento financeiro para reabilitação urbana"Expresso on-Line", 16 de Abril de 2009

Anónimo disse...

Câmara de Lisboa quer instrumento financeiro para reabilitação urbana"Expresso On-Line", 16 de Abril de 2009

Anónimo disse...

Realmente há pessoas que vão ser sempre pequeninas e vão ter sempre uma dor de cotovelo gigante... São essas pessoas que merecem viver no país que vivemos e que merecem os políticos que temos. Oh amigo... porque é você não é assim com os políticos locais e nacionais?!Porque é em vez de apenas dizer mal das pessoas não usa o seu tempo para coisas úteis para a sociedade? Cresça e aprenda a ser útil

Unknown disse...

Câmara quer inquilinos a fazer obras"Diário de Notícias", 16 de Abril de 2009

Unknown disse...


Roseta faz propostas na área da reabilitação urbana
"Rádio Renascença", 16 de Abril de 2009

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Habitação/Lisboa: Roseta propõe RECRIA para inquilinos "Expresso", 16 de Abril de 2009

Anónimo disse...

E uma vez mais a minha caixa do correio foi invadida contra minha vontade, com mais uma MOSSÃO, do Senhor Careca Lá do Alto, apresentada, imagine-se, a "TODOS os poderes políticos a fim DE QUE
seja debatida e votada".
(O gajo é mesmo sarnoso...)
(Ainda vai para o Guiness...)
(Ah vai, vai...)
Se foi a TODOS, concluo que ao CDS, ao PSD, ao BE, etc.
Foi mesmo? Não está a exagerar?...
Oh homem deixe-se lá de tretas.
E... debatida por quem?
Só se for de Batido de fruta.
E claro, muito menos votada.
Será que não percebe que o que anda a fazer não passa de uma brincadeira de crianças excitadas, embora convencidas, coitadas, da valia das suas patéticas acções?
Será que não percebe que a dúzia e meia que o segue é do grupo daqueles que "não sabem, e não sabem que não sabem"?
E olhe que, ou você anda a enganar o seu partido dando-lhe a entender que tem aqui em si uma grande base de apoio, o que é falso, ou então é ele que conhecendo bem a realidade local, perante a sua excitação e empenhamento se sente constrangido e lhe dá corda para não o melindrar.
Não é que o seu partido não mereça mais do que aquilo que tem tido, já que actualmente, repito actualmente, seria bem mais merecedor que os 2 grandes (e maus)partidos portugueses, mas o problema está na burrice dos poucos portugueses ainda votantes, que não sabem analisar e continuam a optar pela partidarite cega, bem como naqueles como voçê, tambem inaptos para ajuizar, na ânsia de ajudar, só "desajudam".

Quanto à invasão anterior da minha caixa de correio, com o comunicado nº3/2009, não me vou repetir quanto ao seu conteudo principal, isto é, quanto à rançosa banha da cobra.
Refiro-me sim às 5 quadras do poema popular assinado por Valdemar Simões.
Partindo do princípio que são de sua autoria, quero manifestar-lhe o meu regozijo por ter aceite os meus conselhos quanto à forma decente com que se deve exprimir em público.
Viu que assim é bem mais bonito.
Pois continue assim, evoluindo para melhor, porque dando tempo ao tempo, quem sabe, seguindo o trilho da evolução positiva, um dia vai tambem renegar as atitudes dos chefes à força, de mentalidades enfezads.

Anónimo disse...

Tem toda a razão o amigo.
Apesar de eu ter na minha caixa de correio "Publicidade não, obrigado"
continuam a colocar resmas de papel pagas à conta dos nossos bolsos, atraves do imposto de combustivel.
Mas cheguei à conclusão que o gajo ou é cego ou não sabe ler.
Mas vou mudar as letras para vermelho, pode ser que assim já enxerguem.
Quanto ao teor, nada sei, pois nem para casa levei a dita MOSSÃO.
Aproveitei para dar trabalho aos funcionários camararios colocando a dita no local apropriado CONTENTOR DO LIXO.
VAI TE CATAR OH TRETAS.

Anónimo disse...

Pois e se não chegar sempre tens aí o Valdemar poeta para bater nas idosas na presença de crianças que é o que ele melhor sabe fazer.

Anónimo disse...

Engana-se há outra coisa que ele faz bem melhor....

Anónimo disse...

ANDAM COM O CÚZINHO BEM APERTADO NÃO,É...???
CLARO QUE SIM, O IHRU PELOS VISTO ANDA A TENTAR SABER A PROVENIÊNCIA DAS CARTAS.
PERGUNTEM Á COMISSÃO DE MORADORES
AQUELES QUE ENGANAM,OS MORADORES
ELES SABEM,QUEM FOI.

Anónimo disse...

Sempre ouvi dizer que apertadinho é que é bom sinal, porque largo já tem história, heheheh.

Anónimo disse...

Estou a ver,que os comentáris,
Quando não são a vosso favor apagagam-nos,isto é a democracia do costume,agora sou eu que pergunto,não se olham ao espelho
mais tarde ou mais cedo,vão ter uma resposta,mas muito bem dada.