quarta-feira, junho 23, 2010

Helena Roseta quer alterações ao regime da renda apoiada

A vereadora da Habitação na Câmara de Lisboa defende a apresentação de uma proposta conjunta da autarquia ao Governo para alterar o regime da renda apoiada, na sequência do novo decreto-lei que modifica as regras de atribuição das prestações sociais.

Helena Roseta destaca no regime dois aspectos "extremamente injustos", que considera essencial alterar: "O cálculo deve ser feito em função do rendimento líquido e não bruto e deve ter em conta o rendimento per capita do agregado familiar." A aplicação do sistema é "lesiva" para os moradores, garante, sobretudo considerando as novas regras de acesso aos apoios sociais.

A vereadora iniciou ontem uma série de encontros com os grupos municipais do PSD e do PS para "sensibilizar o executivo municipal". "Deste diálogo poderá resultar uma posição conjunta da autarquia contra o regime", admitiu, adiantando que a ideia foi bem acolhida pelo presidente António Costa.

"Não faz sentido numa altura de crise aplicar um sistema que, de acordo com simulações já efectuadas, implica o aumento generalizado da renda para famílias com rendimentos de 700 a 800 euros", refere. A autarca tinha já admitido suspender a aplicação da renda apoiada nas habitações municipais até que sejam corrigidos os problemas que têm sido apontados ao programa. Em 2008, o então provedor de Justiça sugeriu a alteração do sistema de cálculo da renda apoiada, que considerava injusto.

12 comentários:

Anónimo disse...

Por este andar da vossa comissão, este blog ainda vai ficar às moscas..

Anónimo disse...

ó meu amigo esta comissão já era.mas quem lá anda não quer admitir o óbvio.este blog deve estar por cá por razões históricas.mas quem cá anda que deve saber

Anónimo disse...

Este blog já está ,ás moscas varegentas.

Anónimo disse...

este blog serve para ti, cara amiga, mostrares como escreves bem.
Não ficará às moscas porque tu vens ca deixar a posta.
Aqui só escrevem os intelectuais

Anónimo disse...

Pois, porque o blog da renda apoiada tem censura. São eles comunistas?
Estão a provar do próprio veveno, tanto criticavam outros e agora o que fazem? De novo mostram a sua verdadeira essência de sectários e sediosos de protogonismo.

Anónimo disse...

Pois moscas como tu vão varejar a merd......para outro lado porque mer.... daquela que comes não está por aqui.

Jorge Antunes disse...

É de facto de louvar este movimento, bem como no que se traduz a sua luta. Porém gostaria de perguntar o seguinte:

- Diz o post que, foi aprovado por maíoria a proposta para alteração da renda apoiada, pelas várias associações de moradores...
- Pergunto, afinal de contas, quem representa os moradores do bairro dos Lóios? É que segundo julgo saber, estes, não foram ouvidos, nem discutida com os mesmos, esta porposta para alteração da renda apoiada?!

- Se alguém os está a representar (e na minha opinão, ainda bem!!), deveriam estes ao menos saber quem são os seus representantes. A Atm? A comissão(há muito extinta)??, o Sr. João Santos, que fez parte da referida comissão há já tempos e que saiu? Quem, afinal de contas?
é que aos moradores dos Lóios, nada foi dito!!
Representam-se assim os moradores, sem sequer estes saberem que estão a ser representados e por quem??

Gostaria que me ilussidassem.

Bem hajam.

Jorge Antunes

Anónimo disse...

Porque tem censura??

Porque certamente há comentários que não convém a quem o está a gerir, então há que eliminar os anónimos..!!

Talvez perguntas que são feitas, como por exemplo, moradores nem sequer sabem por quem estão a ser representados, onde não são perdidos nem achados na questão da alteração da renda apoiada?!

Onde quem representa estes, decide sem sequer discutir antes com os referidos moradores.

Triste não??

Anónimo disse...

ULTIMA HORA:

APROVAÇÃO HISTÓRICA PELA SUSPENSÃO DA RENDA APOIADA NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA.

VER: blocodemarvila.blogspot.com

AQUI disse...

Suspensão da Lei da Renda Apoiada

Anónimo disse...

Voto de Louvor subscrito pelo Bloco de Esquerda e aprovado por unanimidade da Assembleia de Freguesia de Marvila.

Ver em blocodemarvila.blogspot.com

Anónimo disse...

Este pessoal é incrível.

tudo pelos direitos dos moradores, mas depois, como até compraram as suas habiaçãoes, os outros, aqueles que não puderam comprar são abandonados...

Que preocupação pelos moradores, hã...