quarta-feira, setembro 12, 2007

Amendoeiras, Abstenção e Sam the Kid

"O povo unido jamais será vencido", é com estas palavras que Sam The Kid (um jovem morador do bairro das Amendoeiras) inicia o teledisco da "Abstenção", acabando com imagens de manifestações dos moradores do bairro das Amendoeiras. Após 33 anos de Democracia representativa a abstenção assume valores assustadores (nas últimas eleições para a C.M.L. a abstenção rondou os 69% aqui nas Amendoeiras) e começam a surgir novas formas de participação democrática e cívica, principalmente na reivindicação de direitos, liberdades e garantias. Estes "chavões" do período revolucionário continuam a fazer sentido, como demonstraram os moradores das Amendoeiras durante os últimos dois anos.

O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO

"Abstenção" in "Pratica(mente)"

27 comentários:

Anónimo disse...

Caros Companheiros e amigos,
quero dizer-vos que está espectacular este vídeo. Tem tudo a ver!

Continuem e contem com os Lóios!

egaspar disse...

Caros Amigos e Companheiros,

Nota vinte a este V/ vídeo.

Vou fazer a sua divulgação.

A LUTA CONTINUA!

LÓIOS E AMENDOEIRAS, JUNTOS, VENCERÃO!

Anónimo disse...

Após ter visualizado este interessante post, gostaria de deixar as seguintes considerações, sobretudo relacionadas com o campo político.

A falsa democracia que existe em Portugal há 33 anos, deve-se, entre outros aspectos, ao facto de o 25 de Abril nunca ter chegado a ser verdadeiramente uma revolução, mas somente uma mudança de regime.

Uma verdadeira revolução implica uma revolução ao nível das mentalidades, o que em Portugal, nunca chegou a acontecer. Basta ver a mentalidade instituida e percebe-se que existem ainda muitas marcas do fascismo na nossa sociedade e que a mentalidade em Portugal é ainda a de há pelo menos 50 anos atrás.

Um povo sem reacção e apático ao que o rodeia, como é o que acontece com o povo português é tão fascista como quem o governa.

Ao nível político, as mentalidades em Portugal são ainda demasiadamente extremadas e presas aos dois campos que se desenvolveram no século XX e que sempre se opuseram ao longo dos tempos. Fascismo e comunismo.

Por um lado, os sucessivos governos pós 25 de Abril adoptaram uma posição de governação fascista e anti-democrática, o que ainda hoje acontece, ao estilo do tipo, nós é que sabemos o que é bom para o povo, sem consultarem as diferentes estruturas da sociedade, presos aos seus gabinetes e sem conhecerem verdadeiramente a realidade existente, adoptando medidas da mais pura incompetência, ignorância e atropelo à democracia.

Por outro lado, não existem dúvidas de que as forças comunistas assumem uma importância fundamental na luta pela defesa dos direitos das classes mais desfavorecidas e igualmente, como contra-poder ao capitalismo selvagem que temos vindo a assistir nos últimos anos.

São as chamadas forças do comunismo que acabam na maior parte das vezes por ter a maior acção de luta pelos direitos dos cidadãos.

No entanto, a grande falha dos comunistas manifesta-se na sua concepção de poder, que infelizmente, pelo que já vimos em vários países e entidades, acabam por conduzir à ditadura.

É o velho problema dos extremos, que somente conduzem à regimes ditatoriais.

Ditaduras fascistas ou ditaduras comunistas são no fundo, duas faces da mesma moeda.

Hoje, analisando o que foi a acção dos comunistas e o que são as suas posições, somente podemos chegar á conclusão de que antes do 25 de Abril, os comunistas não lutaram pela democracia, mas sim contra o fascismo.

Era no fundo uma questão ideológica.

As forças comunistas infelizmente funcionam na sua grande parte numa lógica anti-democrática e pouco receptivas a novas ideias.

Se por um lado, os sucessivos governos mantém ainda tiques do fascismo na sua forma de governação, por outro, várias entidades e movimentos que reclamam determinados direitos apresentam comportamentos extremistas e ditatoriais, que também não contribuem para a solidificação da democracia.

A juntar a tudo isto, temos o excesso de ignorância que é mais do que muito em Portugal, além da manifesta falta de preparação para se governar, como de quem deve ter uma atitude de vigia sobre quem governa.

A democracia e a sua solidificação só existem com o avanço e acompanhamento das mentalidades para o que a mesma significa verdadeiramente, o que em Portugal, ainda se está muito longe da sua real prática, tanto por quem governa, como por quem é governado, bem como por quem se organiza em diferentes grupos e movimentos de acção a vários níveis, sejam política, social, cultural e outros.

Enganam-se aqueles que julgam que podem apagar as consciências humanas com um simples carregar de botão, elaboração de oficios e leis patéticas e mediavais, exercencendo a censura, como se a humanidade tivesse de submeter a inteligência à sua mediocridade e tivesse de ser domesticada às suas vontades retrógadas, incompetentes, ignorantes e de falta de inteligência.

O evoluir da história humana foi conseguida através de acções e movimentos e não através de silenciamentos.

Como acaba e muito bem este post, o povo unido jamais será vencido.

Em progresso da consciência da liberdade, agindo sempre que se justificar e sempre que os seus direitos estejam a ser ameaçados por uma meia duzia de pessoas, que muitas vezes falam em nome do povo e da democracia, mas que agem sempre contra o povo e contra a democracia

Anónimo disse...

É também com vídeos que se deve divulgar a justa Luta dos Moradores.

Mas não me parece que este vídeo seja exemplo.

Viva a justa luta do Povo do Bairro dos Lóios e das Amendoeiras!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

o povo de chelas, infelimente, só quer a sua casinha,e mais nada de preferencia, a custo zero.
São tão eletrados,que nen consegem ver,quais as forças politicas que estão com eles, e contra eles,alguns, são dotados de tal incapacidade de visão lógica de tudo aquilo que os rodeia, no fundo são mesmo «BURROS«.
Mas tiveram a sorte, de terem pessoas bastante inteligentes a lhes guiar os passos.
acordem, FAÇAM, UM ABRIL NOVO........

Anónimo disse...

Este vídeo é um exemplo claro de que as pessoas estão fartas de partidos... o post está bem feito porque fala na elevada abstenção nas Amendoeiras... 69%! É um sinal que os partidos ou repensam a sua forma de estar ou então só tende a aumentar.

O video reflecte precisamente que a UNIÃO DO POVO é importante! Acho que há muita gente já com medo do movimento gerado, pq os moradores não pactuam com joguinho partidários e cartas de certos partidos colocadas no correio um dia antes das eleições a dizer que já está tudo resolvido!

Anónimo disse...

"Quem vai resolver este problema é o povo!", "cada governo que passa é o que se tem visto... é tudo igual!", "é uma data de gatunos, uma data de ladrões e uma data de chupistas". "É Desmacará-los!!"

Anónimo disse...

Muito bem,

O Blog do Bairro das Amendoeiras fala em direitos e liberdades e o blog do Bairro dos Lóios, esconde os comentários, censurando os moradores do bairro.


VIVA A CIDADANIA.

Anónimo disse...

Gente dos Loios e Amendoeiras temos que nos unir agora mais do que nunca, pois o governo e o IHRU anda a mentir, ainda ontem tive no IHRU e um engenheiro qualquer disse para eu ir a Fundação, pois a responsabilidade era da Fundação.
Mas o que é que se passa, o IHRU anda nas nosssas casa a enganar o povo de chelas, quem é que já viu o auto de reversão assinado, ninguém! por isso o nosso senhorio ainda é a Fundação.

Temos que fazer umamanif. junto do IHRU para ver se eles têm palavraou não.

Anónimo disse...

Dou os meus parabéns aos autores deste vídeo, tanto no que diz respeito à música, como à produção do vídeo.
Embora as razões (muito bem explicadas no vídeo) sejam válidas e justificadas, não posso contudo concordar com o apelo à abstenção. As razões e justificações apresentadas no vídeo deveriam levar ao voto em branco, pois esse sim é uma tomada de posição. Nos abstencionistas estão englobados: os desinteressados, os que não têm opiniões, os que entretanto faleceram, os que não residem actualmente nas localidades onde votam, etc.
Nas proximas eleições, se querem de facto marcar uma posição, vão todos votar EM BRANCO.

Anónimo disse...

Sam the Kid, cantou e encantou milhares de pessoas que o viram e ouviram na última Festa do Avante.
Eram muitos milhares a gritar "O Povo Unido Jamais Será Vencido".
Como moradora do Bairro das Amendoeiras em Chelas, senti um orgulho enorme, porque o Sam the kid, é um jovem do meu bairro, foi lindo quando o jovem durante o concerto, falou em Chelas e na Escola D. Diniz.`
É motivo de orgulho para todos os Marvilenses, são jovens assim que dismitificam o estigma que existe do bairro de Chelas e das suas gentes que nele habitam.
Este video clip, foi o contributo e a forma que jovem Sam the kid, encontrou para divulgar e ajudar os moradores do seu bairro, na luta pela habitação contra a Fundação D. Pedro IV.
Temos que unir esforços e vontades e gritar bem alto.

"O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO"

"CHELAS UNIDA JAMAIS SERÁ VENCIDA"

Anónimo disse...

È voz corrente do nosso povo, afirmar com toda razão e sabedoria, que os partidos são todos iguais e que os ricos continuam mais ricos e os pobres continuam mais pobres.

Isto não é mais nem menos, que se contactar, que nesta sociedade existe um sistema, que provoca a fartura e riqueza num pequeno e restrito grupo de pessoas e a fome e miséria na maioria das pessoas que é o Povo.

Se existem partidos políticos, é porque existem classes sociais, e esses partidos não são mais nem menos que representantes dessas mesmas classes sociais, e respectiva ideologia.

Ora partindo do princípio, que na nossa sociedade temos os partidos chamados de oposição, P”SD”, P”C”P, C D”S” P”P” e B”E” e o Governo que está no poder até é “Socialista”, e que em época de eleições todos se apresentam como amigos do Povo e com soluções para acabar com a fome e miséria.

Então porque é que o nosso povo se encontra cada vez mais na miséria?

E os ricos cada vez mais ricos!

Simplesmente porque esse partido que está no poder, e aos chamados partidos da posição, são partidos que estão, sempre estiveram, e vão estar ao serviço da classe e da ideologia dos que tudo têm e nada fazem ou seja ao serviço e mando da classe dos exploradores, e contra a classe dos explorados.

Isto não é um problema administrativo, que se possa resolver com umas quantas reuniões em gabinetes fechados e que terminam com boas vontades de uns quantos Srs. e Sras., que se traduzem normalmente com a aprovação de medidas administrativas e contra o Povo.

Isto é um problema dos cidadãos que querem transformar ar coisas!

Isto é um problema da Revolução!

Isto é um problema ideológico e de luta de classes!

Nas últimas eleições autárquicas, os vereadores que foram eleitos são o dos partidos, agora é preciso trabalhar para nas próximas eleições eleger os vereadores dos eleitores.

Esta é a leitura politica que é correcto fazer das eleições e em particular das últimas autárquicas.

Não compreender-mos esta questão é perigoso!

Em frente com a justa Luta dos Moradores dos Lóios e das Amendoeiras!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

ABAIXO O FASCISMO, EXTINÇÃO DA FUNDAÇÃO D. PEDRO IV.
OU JÁ SE ESQUECERAM, QUE AINDA CONTINUA, A MANDAR EM CHELAS.

Anónimo disse...

E irá a continuar a mandar se não exigirmos ao IHRU - ao estado - aos candidatos que nos prometeram mundos e fundos como a Helena Roseta - vamos marcar uma reunião com essa senhora para saber como está a situação - a passagem do patrimonio o quanto antes.

Só unidos iremos vencer

Anónimo disse...

Meus amigos,

Não nos podemos nunca esquecer que enquanto existir a Fundação D. Pedro IV, a situação dos moradores não estará totalmente resolvida.

Não é descabido realizar-se uma outra manifestação a solicitar-se a extinção da Fundação D. Pedro IV.

Os moradores terão de continuar a demonstrar a sua indignação por terem sido defraudados por este compadrio existente entre o estado e a Fundação.


VIVA A LIBERDADE.

VIVA A CIDADANIA.

ABAIXO A CORRUPÇÂO.

Anónimo disse...

Não existem dúvidas de que os moradores, representados pelas respectivas comissões, têm de estar muito atentos sobre o que será a gestão habitacional do IHRU.

Para já, as perspectivas não parecem ser as mais desejáveis e eficazes...

Anónimo disse...

Não posso de deixar de fazer um breve comentário em relação ao nome da Arqª Helena Roseta.
Tenho que informar o comentador, que falou sobre a Arqª, que a senhora já manifestou a sua solidariedade como se desponibilizou para testemunhar a favor dos moradores e estar ao lado da Comissão de Moradores do bairro das Amendoeiras, contra a Fundação D. Pedro IV e aos processos crimes que o Presidente da instituição moveu contra a Comissão de Moradores.
Gostaria de saber sobre onde andam outros que também foram candidatos à CML e que foram aos bairros e prometeram a resolução do problema vivido pelos moradores.
Onde anda o Miguel Coelho, que assinou e pediu para destribuirem no bairro das Amendoeiras uma carta do PS, onde apelava ao voto no candidato do PS para a Cãmara Municipal de Lisboa, dizia também na mesma carta, que o Partido Socialista tinha resolvido o conflito entre moradores e Fundação D. Pedro IV.
E o José Sá Fernandes onde anda, com certeza já tem conhecimento da situação, que õ Auto de Reversão do Património ainda não está assinado, então o Zé faz falta a onde anda?
Onde os responsáveis locais do PS ?
Será que andam a elaborar outra carta com publicidade enganosa?
Pois meus amigos sou contra a abstenção que fala o "Sam the Kid" mas, votemos em branco é o que estes politicos merecem, porque caça ao voto tornou-se um assédio feroz.
Sejemos originais e criemos a campanha ao voto em branco.

Força moradores contra os caçadores de votos nas campanhas eleitorais.
Força cidadãos contra os homens dos aventais, que mandam no nosso País.
Viva a cidadania.
Viva a democracia participativa.

Anónimo disse...

Sou contra a abstenção por dois motivos fundamentais:

1.º Esta não regista uma tomada de posição face ao que quer que seja. O voto em branco, esse sim.
2.º É um desrespeito a um Direito conquistado pelos cidadãos e para os cidadãos de uma democracia.

Paralelamente torna-se um Dever cívico votar e manifestar através deste a posição de cada individuo.

A Luta dever-se-á constituir de palavras de ordem, de atitudes e actos, mas também de civismo e cidadania consciente.

Anónimo disse...

Quero deixar aqui uma sugestão~:

Porque não elaborar e enviar uma carta aberta ao Dr. Miguel coelho, assinada por moradores dos Lóios e amendoeiras, onde lhe perguntamos onde anda ele e o seu PS agora?

Se só na altura de eleições se manifestam e vêm garantir o seu apoio.

Pensem nisso.

Morador dos Lóios

Anónimo disse...

Amigos só o «POVO«,na rua ajuda,
não se esqueçam, que os cobardes não gostam de manifestações, uma grande manif.
Mas há partidos de esquerda, que não se importam nada, de serem testemunhas dos moradores, esses mesmo partidos que sempre, estiveram ao seu lado, e que nas eleições levaram uma banhada de alguns moradores, que pobremente
não tiveram consciencia nem politica , nem de qualquer tipo.
«É POR ISSO QUE UM FILÓSOFO, DISSE Á MILHARES DE ANOS QUE A EDUCAÇÃO, DA CRIANÇA COMEÇA VINTE ANOS ANTES DA MESMA NASCER.
Isto ainda hoje está actual.EXTINÇÃO DA FUNDAÇÃO D. PEDRO IV.ABAIXO A CORRUPÇÃO.ABAIXO
O PS E OS COMPADRES.................

Anónimo disse...

Meus amigos,


Para quem pergunta onde está o PS, aqui fica um link de um post do Blogue "Lisboa Lisboa", reproduzindo um post do Blogue "O Tempo das Cerejas", onde se pode visualizar mais uma ideia vergonhosa do PS para as autarquias.

Desta vez, a ideia do PS é a que o partido mais votado em eleições autárquicas possa formar uma maioria, mesmo não a tendo, sendo que inclusive, inicialmente, o PS pretendia acabar com as eleições directas para a Câmara Municipal!

Afinal de contas, onde está a democracia participativa e o chamado voto útil?


De mal a pior

http://lisboalisboa.blogspot.com/2007/09/de-mal-pior.html

Cesar Valentim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cesar Valentim disse...

Vídeo Relacionado!!!

Anónimo disse...

Xupistas?

E que tal este acontecimento nacional de acordo com o autarca marvilense? um mimo

Anónimo disse...

O sr. presidente da Junta de Freguesia de Marvila, bem como o executivo que chefia, são autênticos serventuários do regime politico actual, e encontra-se no grupo de pessoas bem “intencionadas”, que todos os dias e a todas as horas, minutos e segundos, conspiram contra o Povo, e em particular contra os moradores das Amendoeiras e dos Lóios.

È preciso, que nas próximas eleições, os eleitores simplesmente não votem no partido politico que esse sr. pertence.

Bem como, nas forças politicas que de uma forma ou de outra têm sido aliadas desse mesmo partido.

Pois é precisamente o Governo anti – Povo Sócrates/Cavaco, que esse sr apoia, que protege toda essa gente, dou como o exemplo, e que todos nós conhecemos e sentimos na pele.

A protecção dada á criminosa actividade da Fundação D. Pedro IV, e ao mesmo tempo confundir os moradores com o IHRU que não passa da Fundação travestida.

O governo anti-Povo Sócrates/Cavaco pode e deve ser derrubado!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

Carissimos Bloggers,
Chamo-me Jorge Máximo e sou membro do executivo da JFM.
É com profundo interesse que tenho assistido aos comentários que normalmente são divulgado neste e em outros blogs da freguesia. À parte de algumas opinião mais "destrutivo/anarquicas" que é normal existirem nestes grupos, muitos de vós manifestam, através das vossas análises e criticas, um desejo de contribuir para um modelo de governação mais transparente e aberto à participação dos cidadãos.
Por partilhar também da opinião que futuro da democracia passa necessariamente por este caminho, lançei a ideia da constituição, pela JFM, do Conselho Marvilense já em 2007, projecto que consideramos inovador em termos de de Juntas de freguesia.
Como decerto já têm conhecimento, o Conselho Marvilense vai organizar o II congresso de Marvila, já no próximo dia 27 de Outubro (Centro congressos ISEL), sob o lema "MARVILA PARTICIPATIVA". O tema deste ano é a cidadania participativa onde, entre outros temas, iremos discutir, de forma aberta, novas e melhores formas de reforçar a ligação entre a governação da freguesia e a(s) sua(s) população/instituições (o programa está disponivel em www.jf-marvila.pt).
Penso que a comunidade Blog de Marvila deve estar representada em força. Desafio-vos a sair de trás do teclado e a discutirem frontalmente as vossas propostas no congresso.
Continuem atentos e participativos.
Um grande bem haja.
jmm

Anónimo disse...

Destrutiva a mensagem do Sam?! O melhor é ouvir bem o que o puto diz e a ver se aprendem. Será que a abstenção nas últimas eleições para a câmara não é lição??!!

Engraçado que o antigo regime dizia o mesmo dos cantores de intervenção.

Serão estes os novos cantores com a arma na mão e os políticos de agora os novos ditadores?!