sábado, setembro 29, 2007

Fundação D. Pedro IV deixou de gerir bairro das Amendoeiras

A Fundação D. Pedro IV assinou quarta-feira o auto de reversão dos prédios do Bairro das Amendoeiras para o Estado, disse hoje à agência Lusa um responsável da Comissão de Moradores.
Esta promoveu um plenário para discutir a situação do Bairro, que, afirma a associação, três meses depois de ter passado para a posse do Estado ainda era gerido pela Fundação.
"Foi-nos dito pelos responsáveis do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana [presentes na reunião] que o auto de reversão tinha sido assumido quarta-feira", disse à Lusa Carlos Palminha, da Comissão de Moradores.
O representante dos moradores, que se congratulou com a decisão, adiantou que Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) adiantou que "até à aquisição das habitações, pelas pessoas que manifestarem interesse em o fazer, será aplicada uma renda fixa".
"Depois o IHRU vai proceder ao levantamento dos rendimentos e agregados familiares para poder ser aplicada a renda apoiada", acrescentou Carlos Palminha.
O IHRU assinou a 11 de Julho um acordo com a Fundação D. Pedro IV para as casas sociais dos Bairros dos Lóios e Amendoeiras, Lisboa, voltarem à posse do Estado.
Desde que a Fundação passou a deter os Bairros, os moradores queixaram-se de aumentos exponenciais nas rendas e falta de manutenção do património, contrapondo que um relatório da Inspecção-Geral do Ministério do Trabalho e Solidariedade, de Junho de 2001, recomendava já a extinção da Fundação e a destituição dos corpos gerentes.
A Assembleia da República por unanimidade aprovou a 21 de Junho uma recomendação ao Governo que pedia a reversão para o Estado do património da Fundação D. Pedro IV, com salvaguarda dos direitos dos moradores dos Bairros dos Lóios e Amendoeiras.

4 comentários:

Anónimo disse...

Com toda a sinceridade, o IHRU está a tentar seguir uma política de gestão habitacional parecida com a da Fundação D. pedro IV, com a diferença de ser mais disfarçada.

Os moradores e os seus representantes não devem aceitar de mão beijada a renda apoiada, porque é uma ilegalidade e uma injustiça a aplicação da renda apoiada nos Bairros das Amendoeiras e dos Lóios.

Esta política e medidas do IHRU a médio/longo prazo somente irão trazer mais problemas aos moradores.

Os que adquirem as casas efectivamente, livram-se desta situação de arrendamento.

Mas os que não adquirem, estarão sujeitos à continuidade de graves problemas habitacionais com um regime de arrendamento anti-social e injusto e sem a devida reabilitação do património.

Cabe a vós continuarem a lutar por uma politica de habitação social justa, diferente daquela que pretende implementar o IHRU.


CHELAS UNIDA JAMAIS SERÀ VENCIDA

Anónimo disse...

Se o IGAPHE, nunca nos aplicou a dita "Renda Apoiada", porque insiste agora também o IHRU, em aplicá-la?

Concordo com o comentário anterior, não devemos mesmo aceitar nem de mão beijada, nem de qualquer outra maneira, a referida Renda Apoiada.

Apelo aqui às comissões de ambos os bairros, para que estejam atentas e vigilantes, para que não permitam de forma alguma, que nos apliquem esta renda.

Anónimo disse...

Aqui fica um extracto de texto do Pacheco Pereira no seu Blogue "Abrupto" de interessante análise sobre a indiferença, esse grande mal destruidor da consciência cívica e da nossa sociedade:

"Na lista dos pecados mortais inclui-se a "preguiça" e muita gente pensa que o pecado é mesmo a preguiça. Não é: o pecado mortal é a acedia que é outra coisa bem diferente. Um dos textos mais interessantes da Summa Theologica de Tomás de Aquino é sobre a acedia e por ele se percebe por que razão é um dos pecados "espirituais" mais complexos da lista cristã. A acedia é a indiferença face ao mal, uma "tristeza" face ao bem (Tristitia de bono spirituali) que mata a acção, um torpor perante uma obrigação presumida."

http://abrupto.blogspot.com/


NOTA: Não sou uma pessoa católica

Anónimo disse...

Todos, todos ,juntos pela extinção da fundação.
aquela dra.«Seca«,ilodiu todos com a sua simpatia mas.
A mim não, e a muitos, tenho dito não quero a fundação FORA neste bairro ,nem que para isso tenha de utilizar ,metodos tipo. «ETA E.
Essa renda apoiada não tem nada a ver com os moradores em questão ,tenho dito .
CUIDADO,CUIDADO ......