quarta-feira, outubro 17, 2007

Associações exigem ao Estado que regule a habitação

É hoje entregue no Parlamento uma petição que exige ao Governo a elaboração de uma lei-quadro da habitação. O documento foi criado pela "Plataforma 65" e alerta os deputados para o crescente endividamento das famílias portuguesas.

Para a "Plataforma 65", um conjunto de associações de moradores e comunidades locais, é urgente que o Governo assuma o papel regulador no mercado imobiliário pondo um ponto final na especulação.
A mão do estado, segundo a associação, deve ainda fazer-se sentir na reabilitação das habitações e na gestão do mercado imobiliário.
Segundo o ultimo censos, cerca de 28 por cento das casas não têm água canalizada, esgotos, instalações sanitárias ou electricidade. Há também quase 900 mil imóveis degradados ou devolutos, mais de metade está fora do mercado de venda ou arrendamento.
Notícias relacionadas
Público Online: Plataforma pelo direito a ter uma casa entrega petição ao presidente da AR
Esquerda.NET: Plataforma Artigo 65 apresenta petição na Assembleia da República

21 comentários:

Anónimo disse...

De facto, uma lei quadro da habitação é mais do que necessária, é urgente.

Depois da vergonha que foi a Fundação D. Pedro IV pretender aplicar ilegalmente a renda apoiada em Chelas, desta vez, foi a Câmara Municipal de Almada a aumentar abruptamente os valores de renda dos bairros camarários de Almada.

Este é mais um exemplo de que o estado, em muitas situações, é o primeiro a dar o mau exemplo e em vez de assegurar os direitos dos moradores, é o primeiro a tentar livrar-se deles.

Este caso de Almada pode ser visualizado através das seguintes notícias:

- Moradores dos bairros sociais de Almada manifestam-se contra "aumentos brutais" das rendas

RTP On-Line

http://www.rtp.pt/index.php?article=302571&visual=16&rss=0


Moradores dos bairros camarários de Almada contra aumentos das rendas

Esquerda.net

http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=4288&Itemid=28


O Estado simplesmente tem-se desresponsabilizado das suas funções quanto à habitação social e muitas vezes, é o primeiro a quebrar com os direitos dos moradores e dos cidadãos.

Anónimo disse...

Plataforma Artigo 65 apresenta petição na Assembleia da República

Esquerda.net

http://www.esquerda.net/index.php?option=com_content&task=view&id=4292&Itemid=28

Anónimo disse...

Uma vergonha, a câmara Municipal de Almada aplicar a renda apoiada nos bairros camarários.

Somente os cidadãos todos juntos, poderão fazer frente a estas atrocidades.

É de salutar esta iniciativa da Lei-quadro da habitação por parte da Plataforma Artigo 65.

Anónimo disse...

Habitação: AR vai estudar propostas da Plataforma Artigo 65

Diário Digital

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=12&id_news=299917

Anónimo disse...

Os comunistas, que tanto falam em direitos dos cidadãos, também não escapam às contradições da hiprocísia política.

Pelos vistos, a Câmara Municipal de Almada, que é comunista, não teve grandes problemas em aplicar
vergonhosamente a atrocidade do decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada.

Com comunistas destes, não há direitos que valham...

Anónimo disse...

Se é verdade que a Câmara Municipal de Almada, é CDU e pelos vistos aplicou a renda apoiada, também não se pode esquecer quem escreveu o comentário anterior, que o PS que se diz todo de esquerda mas que afinal faz políticas mais á direita que os partidos da direita quando estão no poder desenvolveu e deu o total apoio a esta famigerada lei. É que isto de acusar alguns partidos políticos esquecendo outros, dá a impressão de comentários tendenciosos, e nisto não podemos esquecer, que todos eles da direita á esquerda todos têm a sua cota parte da culpa, e mais estranho é, quando alguns falsos moralistas vêm para este blogue escrever coisas, para branquear a acção do actual governo, que esse sim, continua a proteger por todos os meios aqueles que desenvolvem a corrupção neste Paìs como é o caso da Fundação D. Pedro IV, e que até chega ao ponto de colocar como provedora da Casa Pia, a figura da Joaquina Madeira, uma ex administradora da dita Fundação, e ao que parece para branquear algumas situações denunciadas recentemente pela Drª Catalina Pestana. Não podemos esquecer que o PS nessa matéria tem alguns dos seus elementos metidos neste emaranhado da Casa Pia / Fundação D. Pedro IV, e é por isso que estes dois problemas se arrastam e não são devidamente esclarecidos, porque se o fossem, muitos destes personagens seriam desmascarados e então seria o tal terramoto político que fala a Drª Catalina Pestana. É bom estarmos todos atentos a estes moralistas e papagaios de janela, que por aí andam.

Anónimo disse...

Mas desculpe.

Alguém defendeu os outros partidos politicos?

Ou não percebe o que está escrito?

É que os papagaios são aqueles que falam sem saber o que dizem...

Anónimo disse...

O PS e a maçonaria não deixam que se apurem mais culpados no caso Casa Pia e não querem que se desmascare a Fundação D. Pedro IV, pois PS, maçonaria, Casa Pia e Fundação é tudo a mesma coisa.

Basta ver os nomes que estão envolvidos, somar 1+1 para se perceber TUDO!

Se não forem os cidadãos a organizarem-se e reivindicarem os direitos não tínhamos conseguido nada. É preciso resistir, organizar e lutar! Sem partidos, sem "grandes iluminados" a designar o caminho... tem que ser o povo a tomar as rédeas disto!

Anónimo disse...

Meus amigos,

Quando se fala em Casa Pia, o PS até treme.

Juntando a Fundação D. Pedro IV, o PS fica então com medo de um terramoto...

Anónimo disse...

Era bom que aquelas pessoas que sabem mais sobre a Fundação D. Pedro IV e o Canto Moniz dessem com a "língua no trombone"... se fossem tão corajosos como os moradores já mais coisas se tinham sabido!!!

Falem com a ex-mulher do Canto Moniz que ela conta-vos tudo! O que o Sr. fazia com certas e determinadas crianças!

Anónimo disse...

Parece que alguém se picou com o comentário sobre os Comunistas e a Câmara de Almada Porque será ? e depois ainda vem dizer que os papagaios são "aqueles que falam sem saber o que dizem" Ficam logo atrapalhados e incomodados quando se fala do universo Casa Pia / Fundação D. Pedro IV / PS. Esta pessoa deve ser dos tais da laia do Sócrates que quando aparecem manifestações contra o governo lá vem a retórica de que são só Comunistas. Ontem no Parque das Nações lá foram para a rua mais cerca de 200 mil Comunistas no pensamento destes Pseudo Socialistas da Treta. É que a ser assim vou ter de dar razão ao Jerónimo de Sousa, nas próximas eleições o PCP e a CDU, "vão ter a maioria absoluta". Se calhar até nem era mau de todo, é que talvez fosse a única forma de se desvendar a porcaria toda que esses falsos democratas e moralistas corruptos andam a fazer ao País e pagarem de vez todos os crimes cometidos ao longo de vários anos.

Anónimo disse...

O que parece é que há certos comunistas que se picam quando se descobre que o seu partido também comete atrocidades.

Diga-me onde se encontra escrita alguma defesa feita ao PS ou a outro partido político, tal como igorantemente propaga.

Apenas foi feita uma observação sobre a Câmara Municipal de Almada, que é um bom exemplo de aberração democrática.

E mais lhe digo:

Crimes contra a humanidade têm sido cometidos por todos os partidos, inclusive o seu partido comunista.

Infelizmente, não há partido nenhum que se possa considerar como um bom exemplo de democracia.

É que isto de mandar gralhas para o ar só pega com os ignorantes.

Anónimo disse...

Engraçado ver tanto dum lado como do outro o discurso político e dos partidos. Deixem essa conversa que não leva a lado nenhuma para a Assembleia de Freguesia. Aqui quem manda é o povo, sem partidos... é esse o vosso medo! A união do povo em torno de questões unificantes. E quando isto acontece lá vem o discurso de comunistas para um lado, socialistas para o outro, fascista por outro. JÁ CHEGA!!!! Chega da treta partidária! Das divisões que não levam a lado nenhum e deixou o país no estado em que está! São TODOS IGUAIS! Só querem o voto do povo e depois estão a borrifar-se. Por isso não venham para aqui poluir um espaço democrático e participativo.

Anónimo disse...

Meu amigo,

1. O primeiro comentário é sobre a renda apoiada aplicada na Câmara Municipal de Almada, que se insere no âmbito da questão da regulação da habitação e no âmbito deste post.

2. O mesmo comentário foi mal interpretado por outra pessoa, facto do qual, não tenho culpa.

3. Refere que estão farto de partidos, mas são sempre vocês os primeiros a falarem deles.

4. Se este espaço é democrático e participativo, então perceba que a democracia e a participação são conceitos abrangentes que implicam a discussão de várias questões.

5. Quer queira, quer não, quem toma decisõs em Portugal para o bem e para o mal, são os partidos, portanto, como quer discutir asuntos essenciais exluindo os partidos?

E eu até não sou de nenhum partido político.

Anónimo disse...

Realmente este último comentário faz-nos reflectir... se por um lado as decisões são tomadas pelos partidos (pois são eles que estão no poder) nós o povo precisamos deles quando há decisões para tomar. Por outro lado também sabemos que nos últimos 30 anos os partidos só têm feito porcaria e tornaram-se numa máquina de clientelismos e favores.

Como dar a volta a isto???

Penso que uma das formas é precisamente através de movimentos de cidadania em torno de questões unificantes e sempre com esses movimentos a resistirem SEMPRE a qualquer pressão ou programa partidário.

Anónimo disse...

Este lança achas para a fogueira, e depois diz que não é de nenhum partido, mas fica todo incomodado por ver o PS ser alvo de criticas, e vem dizer que não percebi, que foi mal interpretado, que não fez defesa nenhuma ao PS que o Comunista sou eu, que me pico e que defendo um partido que comete atrocidades, etc. Julga que sou ignorante e que não sou devidamente politizado para perceber essa retórica de PS escondido com rabos de palha de fora ? Então quem é que comete atrocidades todos os dias ? não é o seu PS ? pergunte lá aos funcionários públicos quem tem sido alvo das maiores atrocidades, assim como aos trabalhadores em geral ? quem é que desgoverna este país ? não é o seu PS ? então em vez de escrever asneiras, é melhor que reconheça o mal que esse partido faz á sociedade Portuguesa, com políticas perfeitamente desenquadradas da realidade e que só servem os interesses dos grandes senhores do capital. Certamente é daqueles como a Fundação D. Pedro IV que deve estar muito incomodado por o património ter sido tirado. Se calhar estava á espera do seu quinhão no repasto da negociata. Meu amigo de fascistas como você, está o povo consciente farto, vire a agulha para outro lado e vá servir interesses fora daqui.

Anónimo disse...

Realmente este último comentário faz-nos reflectir... se por um lado as decisões são tomadas pelos partidos (pois são eles que estão no poder) nós o povo precisamos deles quando há decisões para tomar. Por outro lado também sabemos que nos últimos 30 anos os partidos só têm feito porcaria e tornaram-se numa máquina de clientelismos e favores.

Como dar a volta a isto???

Penso que uma das formas é precisamente através de movimentos de cidadania em torno de questões unificantes e sempre com esses movimentos a resistirem SEMPRE a qualquer pressão ou programa partidário.

Anónimo disse...

Perante tudo isto,só uma frase resta.
«O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDA«.

Anónimo disse...

Concordo perfeitamente, "O Povo Unido Jamais Será Vencido" e estes falsos democratas disfarçados de Socialistas com rabos de palha, que pensam que podem eternamente andar a enganar o povo esquecem que um dia se fará justiça, e quando esse dia chegar, vão pagar com juros o que têm andado a fazer aos mais desfavorecidos da Sociedade Portuguesa. Viva a luta do povo das Amendoeiras e dos Lóios,e temos de continuar vigilantes contra esta corja de lobos, disfarçados de cordeiros.

Anónimo disse...

Se eu descobrir que no meu ciclo das amizades, com acesso á minha casa uma ou mais amizades, tem e mantêm uma pratica condenável contra mim, por exemplo, rouba, atraiçoa, engana, e mente, a primeira coisa que eu faço é expulsa-lo imediatamente da minha casa e jamais confiar em tão sinistra pessoa ou sinistras pessoas.

E não de me calar e nada fazer.

É preciso dizer com toda a franqueza e clareza, que a situação, de pobreza, fome e miséria, em que se encontra o Povo e os trabalhadores Portugueses,

Têm responsáveis, têm rosto e têm nome!

Iludir esta questão é perigoso!

E esses responsáveis, esses rostos e esses nomes são, todos os partidos que após serem eleitos com os votos do Povo, há mais de 30 anos fingem representar os interesses do Povo e dos trabalhadores Portugueses, mas que na pratica tem feito os ricos cada vez mais ricos.

É preciso dizer com toda a franqueza, aos nossos concidadãos que nas próximas eleições, não podem nem devem voltar a votar em mais do mesmo, sob pena de a situação de fome e miséria em que o já se encontra Povo e os trabalhadores Portugueses se continuar a agravar.

Por outro lado, é muito bom assistirmos todos os dias ao nascimento de novos movimentos cívicos, que na prática politica e ideológica, significa um pequeno avanço do Povo e dos trabalhadores no campo da Revolução e uma forte machadada dentro do campo da contra revolução.

Eu também concordo, que os movimentos cívicos não devem de seguir a ediologia e a orientação politica, dos partidos.

Mas dos partidos e dos governos, que hà mais de 30 anos nos governam e se sentam em São Bento!

Partilhar-mos da ideia e prática, dizer que os movimentos cívicos não podem estar ligados aos partidos políticos, é estar no campo da contra revolução e dos inimigos do Povo e dos Trabalhadores.

Em frente com a justa Luta do Povo dos Lóios e Amendoeiras!

O governo Sócrates/Cavaco Pode e deve ser derrubado!

Só os trabalhadores podem vencer a crise!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

Sem duvida que os movimentos civicos são muito importantes e que a sua intervenção na sociedade deve ser incrementada. Pena que existam tão poucos que não dependam da participação de militantes partidários.

Na realidade alguns partidos que gostam de se apresentar como muito á esquerda e grandes defensores do povo aproveitam estes movimentos para ganharem expressão social que na realidade não teem nem merecem.

Por outro lado, movimentos criados á sombra de pessoas e não de ideias como aconteceu nas ultimas eleições para a CML só servem para beneficiar alguns em particular.

Veja-se o que se passa actualmente na CML, com PS, BE/Sá Fernandes, Helena Roseta e Carmona todos de mãos dadas.

Os Partidos não são todos iguais.
Iguais são mesmo os dois que nos teem governado nos ultimos 30 anos, que não oferecem nenhuma alternativa entre si e apenas alternancia dos mesmos senhores a mandar no País.