quinta-feira, dezembro 18, 2008

Aprovado protocolo entre Câmara de Lisboa e IHRU

A Câmara de Lisboa aprovou ontem um primeiro pacote de 40 propostas que vão permitir, pela primeira vez desde 1994, fazer obras de algum vulto em outros tantos edifícios particulares da Baixa e do Chiado.
(...)
Foi também viabilizado um protocolo para a recuperação de cinco bairros de Marvila, incluindo Lóios e Amendoeiras, até 2015, cujos custos, 51,6 milhões de euros, serão repartidos entre município e Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.
in jornal Público, 18/Dezembro/2008

Mas a Baixa não foi a única zona da cidade a obter atenção da vereação nesta reunião. De facto, foi também aprovado a proposta de minuta de acordo a celebrar com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, para concretização do Plano de Reabilitação e Desenvolvimento Integrado de Chelas, no valor de 51,6 mihões de euros, com vista “à reabilitação do edificado e do espaço público e ao desenvolvimento social”, como referiu o presidente António Costa, de cinco bairros na freguesia de Marvila (Amendoeiras, Armador, Contador, Condado e Lóios), que sofreram um doloroso processo enquanto geridos pela extinta Fundação Pedro IV. Os fogos, depois de recuperados, “serão posteriormente alienados aos moradores”, anunciou o autarca.

20 comentários:

Anónimo disse...

Veremos então se a reabilitação do edificado do Bairro das Amendoeiras e dos Lóios, não será somente uma operação de cosmética...

Anónimo disse...

Refere o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, na referida reunião:

que sofreram um doloroso processo enquanto geridos pela extinta Fundação Pedro IV.

O Presidente da de Lisboa enganou-se:

Infelizmente, a Fundação D. Pedro IV não foi ainda extinta tal como afimou na reunião da Câmara Municipal de Lisboa e até por culpa do seu próprio partido, o PS...

Anónimo disse...

Esqueceram-se de realçar, que para a dita reabilitação dos Bairros de Marvila mencionados, os moradores das Amendoeiras e só esses, vão ser os únicos que terão de comparticipar nas ditas obras de reabilitação desses Bairros em 62,50 euros por cada metro quadrado na aquisição das suas habitações e segundo afirmações recentes cerca de 700 moradores demonstraram interesse em adquirir.

A ser assim, teremos a comparticipação dos moradores das Amendoeiras para essa reabilitação de cerca de 3.500.000 de euros, que é uma fatia importante de comparticipação e é lamentável que tal não tenha sido referido, pois é como se sabe uma injustiça que cheira a multa por os moradores das Amendoeiras terem ganho a luta à Fundação D. Pedro IV.

É assim, enquanto os banqueiros corruptos vão enriquecendo à custa dos depositantes e contribuintes, o poder político do PS vai continuando a dar a sua ajuda e protecção a esta gente, e enquanto assistimos a tudo isso, vamos sendo penalisados todos os dias sem dó nem peidade pelo mesmo poder político do PS que acha que são os moradores das Amendoeiras que devem pagar a crise.

Esta situação tem como é óbvio, a conivência da própria Comissão que nada pretende fazer quanto a isto e outras questões relacionadas com as ditas obras de reabilitação e as respectivas escrituras que tendo em conta as cartas, poderão certamente arrastar-se por vários anos.

E é assim desta forma que dizem estar a defender os interesses dos moradores das Amendoeiras, que depois disto tudo ainda estão a ser classificados de moradores de
1ª 2ª e 3ª categorias e claro que a Comissão acha que isso é que está certo.

Anónimo disse...

Ena pá!
Este tipo deve ter qualquer problema psicologico. Oh homem se tem alguma coisa a dizer vá à comissão e diga tudo o que lhe vai na alma aos gajos, mas, por favor, deixe os moradores em paz. Já não há paciencia para tanta conversa de treta e tanta campanha eleitoral.
Peça ao menino jesus, no natal, um megafone, daqueles que fazem eco para se ouvir eternamente.
Parabéns comissão, eu sou daqueles que acreditam que vocês fizeram tudo o que era possivel para alcançarmos o nosso principal objectivo.
As cartas já começaram a chegar e isso é fruto do vosso trabalho e dedicação, o resto é conversa fiada e retórica.
Aos dogmáticos, resta-lhes engolir as falácias que proferem.
Feliz Natal e que o Novo Ano traga tudo de bom para as Amendoeiras e em especial para a comissão que tanto se tem sacrificado por uma causa que é de todos.

Anónimo disse...

Belo comentário sempre da mesma pessoa da Comissão que na falta de argumentos entra pelo caminho da conversa da treta a pensar que ainda tem alguma credibilidade.

Como você é daquelas pessoas que acreditam no Pai Natal IHRU, lá terá certamente a sua prenda na altura própria, pensa que os outros são inocentes e acreditam nas suas mentiras, e dos seus amigos do IHRU, de quem você agora defende tanto, olhe que os moradores já não acreditam em si.

Quanto à campanha eleitoral como é claro você está na rampa de lançamento para se aproveitar dos moradores e pensa que os outros são como você que está na política do lado menos sério, e pensa que as pessoas ainda não perceberam as suas intenções.

Peça lá à sua amiga Arquitecta para lhe dar umas lições e talvez você ainda consiga aprender alguma coisa.

Anónimo disse...

Não me confunda.
Os meus amigos não são arquitectos, eu sou pobre ao contrario de si.
Mas manco-o muito bem

Anónimo disse...

Mancas-me como? tu nem um elefante consegues ver à frente do nariz.

Queres convencer toda a gente que conseguiste um grande feito, quando todos já perceberam que a tua Comissão meteu a luta no cano.

Estás a defender o teu interesse pessoal e político, e é por isso que andas a mando do IHRU a tentar enganar os moradores.

Podes talvez enganar alguns menos esclarecidos, agora sabes muito bem que já não consegues enganar a maioria, porque essa maioria dos moradores já perceberam as tuas intenções.

Olha que quem te manca muito bem sou eu e os moradores em geral.

Portanto, deixa-te lá de conversas da treta e entra mas é na realidade.

Anónimo disse...

Jamais somos medíocres quando dispomos de muito bom senso e de muito sentimento

Anónimo disse...

Vêm aí mais 4 mil habitações sociais

Agência Financeira, 23 de Dezembro de 2008

Anónimo disse...

Feliz NATAL,a todos os moradores das Amendoeiras,o novo ano vai revelar grandes surpresas, a todos
nós,viva a verdadeira justiça social.

Anónimo disse...

VIVA
Neste Natal já durmo mais descansado ao saber que já há vizinhos que começaram a assinar os contratos promessa compra e venda. Foram 3 anos de muita angústia. Muito obrigado e Bom Natal a todos

Anónimo disse...

HÓ! TÓTÓ A LUTA É DE RUA E NÃO DE PALAVRAS ,SANTAS ,
OS QUE NÃO PODEM COMPRAR ,QUEREM JUSTIÇA SOCIAL,

Anónimo disse...

Temos que acabar com a fome, o desemprego, a ignorancia, o analfabetismo, a violencia, etc...
é para isso que servem os moradores das amendoeiras.
Nunca pensei vir a ter algum dia tanto poder.
Sinto-me realizado

egaspar disse...

[...] “Nunca pensei vir a ter algum dia tanto poder. Sinto-me realizado.” In: Fénix das Amendoeiras

Estas últimas palavras de um comentário anónimo postado no blogue da Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras traduzem, quanto a mim, muito bem a importância que teve e continua a ter a luta inquilinos do actual Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana – IHRU.

Uma luta que estando muito longe de estar terminada, teve e tem o mérito de ter dado visibilidade e de ter colocado na lista das prioridades governamentais e camarárias a uma área esquecida ou, melhor, estigmatizada de Lisboa e de fazer com que fossem devolvidos ao Estado bens públicos que jamais deveriam doados ter sido doados a uma fundação de direito privado para, como se viu, servirem interesses especulativos/imobiliários e outros, quiçá ainda mais obscuros, de certos alguns…

O autor do mencionado comentário sabe, como o sabem e saberão, outrossim, os restantes envolvidos, que o sucesso até agora alcançado resultou da unidade dos inquilinos de ambos os bairros, da justeza das decisões que, em cada momento, foram ponderadas e tomadas, ou seja, por outras palavras, da boa direcção ou condução, em cada um bairros, da luta. Assim sendo, sabe e saberá o comentador, como sabe e saberão, com toda a certeza; os restantes envolvidos, que à frente da sua importante luta estiveram muitas vontades; rostos, pessoas, gente de palavra e de boa fé, uns lutando por si e pelos outros e outros lutando… por justiça ou se calhar por nada!...

Que este comentador, que tod@s os demais moradores dos bairros Amendoeiras e dos Lóios, que, enfim, tod@s os injustiçados saibam criar ou renovar as suas formas de direcção e de organização em ordem a puderem afirmar o seu poder imenso!...

BOAS LUTAS E

EXCELENTES VITÓRIAS NO NOVO ANO DE 2009!

Eduardo Gaspar

(Bairro dos Lóios - 2009-12-29)

Anónimo disse...

Ao ler o comentário onde o comentador diz que temos que acabar com a fome, o desemprego, a violência, etc..., fico um pouco confuso.

Será que agora a verdadeira oposição ao governo, serão estes moradores, este bairro?

Pelo amor da virgem. Tenham lá calma, apenas conseguiram correr com a fundação no vosso bairro, esquecendo porém outros que continuam a sofrer com este mesma fundação.

Lembro sim promessas ouvidas que enquanto a fundação existisse não descansariam, mas afinal ainda respira e ainda domina outras pessoas com o seu tiranismo. E, então? esqueceram? Esqueceram a Mansão de Marvila, a Comissão de Pais da Fundação?

Pois é....

Pimenta no cú dos outros, para nós é refresco, não é?!

Que poder, sim senhor...

Que poder. Então e aqueles que não vão conseguir comprar as suas habitações?

Pois é ....

Anónimo disse...

Quem não compra vai ser defendido pelo último comentador que vai dar a cara e estar na 1ª linha. Precisamos de ti e contamos contigo companheiro!
Aparece!

Anónimo disse...

É verdade, comissão de pais agora o sr, eng, já tem o taxo á conta dos moradores,mas comigo podem contar.Muita agua vai correr,o bairro do HIRU,PERTENCE A TODOS.
E não a meia dúzia,de endinheirados
que estão fartos de luta e dos moradores ,que lhes fazem perguntas, que eles não sabem responder porque o HIRU.Não deixa.
força AMENDOEIRAS.Tudo terá resposta,nas mais altas instâcias do paìs.

Anónimo disse...

Hó pá, só num país do terceiro mundo,é que assinas um contrato de promeça compra e venda e daí a vinte anos,fazes a escritura.
Mas contudo,a comissão das .Amendoeiras ao fim e ao cabo foi o que assinou,para que meia dúzia ,comprem as casas,os outros são ,MERDA É?....Os outros não são gente,não lutaram como todos NÓS?
MAS QUE RÁIO DE DEMOCRACIA A VOSSA!!!!!!!:::::.

Anónimo disse...

A aprovação de um protocolo em que a participação financeira do IRHU vai ser quase totalmente coberta pelos moradores das Amendoeiras que comprarem as casas (que já lhes deviam pertencer) não garante nada no que respeita á reabilitação destes bairros. Continua a ser necessária a união dos moradores na defesa dos seus interesses e particularmente contra a aplicação da lei da renda apoiada, tal como existe.
As propostas para a sua alteração têm sido até agora rejeitadas e é necessário criar pressão para que seja aprovada a proposta do PCP (mais uma vez) na Assembleia da Republica para a sua alteração.

Anónimo disse...

Leonor Coutinho e Rosário Águas defendem que fundos de arrendamento não atraem a banca

Jornal "Público", 12 de Janeiro de 2008