quarta-feira, fevereiro 11, 2009

Marvila recebe 50 milhões até 2013 para recuperar seis bairros

Mais de 50 milhões de euros vão ser investidos até 2013 na reabilitação de seis bairros de Marvila, freguesia lisboeta onde mais de 70 por cento dos habitantes vivem em bairros sociais. De acordo com o protocolo a assinar amanhã entre a Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), a intervenção vai decorrer em seis bairros da freguesia de Marvila: Amendoeiras/Olival, Armador, Condado, Flamenga e Lóios.

O investimento vai abranger a recuperação do edificado, a reabilitação dos espaços e equipamentos públicos, uma intervenção na área social e uma aposta no desenvolvimento socioeconómico da zona. Com esta intervenção, as entidades envolvidas pretendem preparar o território para o impacto dos grandes investimentos previstos para aquela zona, designadamente o novo Hospital de Todos-os-Santos e o novo Instituto Português de Oncologia e a Terceira Travessia do Tejo.

A área abrangida tem vários problemas de degradação dos edifícios e do espaço público e precisa de uma intervenção social que ajude a resolver as questões do desemprego e da dependência de drogas e álcool. Dos 50 mil habitantes de Marvila, cerca de 70 por cento vivem em bairros sociais, muitos deles construídos ao abrigo dos programas especiais de realojamento.

O protocolo “Viver Marvila” conta já com parceiros como a Junta de Freguesia e a empresa que gere os bairros municipais (Gebalis), mas tanto a autarquia como o IHRU pretendem envolver outras entidades e a população. No ano de arranque do projecto a estimativa aponta para um investimento global de 6,4 milhões de euros, valor que em 2010 vai subir para 14,5 milhões e em 2011 para 15,3 milhões. Nos últimos dois anos os valores a investir pela autarquia e pelo IHRU rondam os 8,1 milhões (2012) e 6,6 milhões (2013).

De acordo com o documento a assinar, a Câmara de Lisboa deverá investir ao longo de cinco anos mais de 35 milhões de euros, dos quais 11,4 para reabilitação de espaços e equipamentos públicos, 22 milhões para recuperação do edificado, 1,7 para a área social e 555 mil euros para a aposta nas pequenas e medias empresas. Para o IHRU fica um investimento global de quase 16 milhões, a maior parte para reabilitação dos edifícios.

23 comentários:

Anónimo disse...

Então,

Na realização do Protocolo "Viver Marvila", o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, teve o descaramento de se referir à Fundação D. Pedro IV, elogiando o deputado do PS, Miguel Coelho e o Secretário de Estado do Ordamento do Território e das Cidades, João Ferrão, não fazendo referência aos moradores das Amendoeiras e dos Lóios.

Esqueceu-se o presidente da Câmara de Lisboa, que se o património dos Bairros dos Lóios e das Amendoiras foi retirado à Fundação D. Pedro IV, foi justamente devido à luta e esforço dos moradores e não ao PS.

Esqueceu-se o presidente da Câmara que foi precisamente o deputado do PS Miguel Coelho, um dos maiores entraves á aprovação na Assembleia da República de uma investigação judicial à Fundação.

Esquece-se o presidente da Câmara de Lisboa que o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, nunca teve coragem de retirar o património à Fundação e teve de ser o Projecto de Resolução do PCP, a dar seguimento à retirada do património.

O presidente da câmara de Lisboa, deve estar também "esquecido" que o PS sempre esteve comprometido com a Fundação D. Pedro IV e por isso, tinham medo da existência de uma investigação judicial à Fundação D. Pedro IV.

Se calhar, nas próximas eleições eleições autárquicas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa deve ser lemrado para todos estes factos...

Anónimo disse...

Um grupo de jornalistas da BBC,está interessado, em divulgar ,para o mundo o caso das AMENDOEIRAS,e da fundação D. pedro IV,alguem já lhes fez chegar ,o tal documento,que esteve fechado na gaveta durante anos.
brevemente o bairro vai,assistir a um verdadeiro interogatório.DIGAM A VERDADE POR TODOS NÓS,FORÇA E UNIÃO ,AMENDOEIRAS.

Anónimo disse...

dá alguma vontade de rir as palavras "força e união", ainda para mais vindo de quem vem.
Tanta hipocrisia e cinismo

Anónimo disse...

Hpocrisia e cinismo é certamente,aquilo que vocé,transmite,pelo facto,de andar a enganar os moradores,durante todos estes,meses teem de dar a mão á palmatória,e verem ,o que podiam ter feito e não fizeram,e agora estão cheios de dor de cotovelo,por ter surgido um amplo movimento,nas amendoeiras,para levar a cabo aquilo que outros, não quizeram,por estarem ,muito cansados.Força AMENDOEIRAS...

Anónimo disse...

Hpocrisia e cinismo é certamente,aquilo que vocé,transmite,pelo facto,de andar a enganar os moradores,durante todos estes,meses teem de dar a mão á palmatória,e verem ,o que podiam ter feito e não fizeram,e agora estão cheios de dor de cotovelo,por ter surgido um amplo movimento,nas amendoeiras,para levar a cabo aquilo que outros, não quizeram,por estarem ,muito cansados.Força AMENDOEIRAS...

Anónimo disse...

Estão abertas as inscrições, na Junta de freguesia, para o curso de alfabetização, aceitam-se candidatos.

Anónimo disse...

Sobre isso eu sei,espero

ver lá a sua candidatura.

Anónimo disse...

O Canto MOniz que conseguiu mais um tacho agora deve ser para comprar uma quinta para a filha e arranjar emprego ao filho.
A segurança Social vai entregar à Fundação D. Pedro IV uma pequena fortuna para o gajo recuperar a Mansão de SAnta Maria de Marvila, como é possível se a Mansão é da Segurança Social ou seja do estado o estado vai entregar o dinheiro ao maior vigarista de todos os tempos, só mesmo neste pais.
Deu hoje no portugal em directo.

Anónimo disse...

O gajo está de barba para ver se passa despercebido.
Grande crapula que tudo consegue.
Era preciso muitas Maria Jose Morgado para dar cabo desta corja toda.

Anónimo disse...

Vamos movimentar o nosso Bairro é vergonhoso o gajo receber a quantia que vai receber à conta de todos os! mas em que mundo nos vivemos!!! o PS vai entregar dinheiro ao Canto MOniz para ele recuperar um edificio que pertence ao próprio estado.
Deve ser para comprar mais umas quintas e uns cavalos ao filho Vasquinho e mais um carro Mercedes a filha, será que támbém vai repartir com a ex-amante a DRª. Helena Sousa Crespo ex Helena Mendes fazer uma cooperativas de habitação para destribuir casas pelos amigos e familiares.

Anónimo disse...

Porque razão o PS,não pode houvir falar,em extinguir esta fundação?
Digam ao povo,o que escondem a sete chaves,quantas falcatruas!Quantos interesses,é vergonhoso ver a fome.
A desidratação,a que aqueles pobres velhos,estão sugeitos,não podemos deixar que o nosso dinheiro
seja dado a um bandido destes,com
total cobertura deste governo,que se diz solidário,com os mais desfavorecidos.
É GRITANTE,É REVOLTANTE,NUM ESTADO QUE SE DIZ DEMOCRATICO!!!!!!!!

Anónimo disse...

Não posso acreditar que o estado vai dar mais dinheiro e este bandalho de barba - Canto Moniz.
è vergonhoso estão a gozar com o nosso Bairro.
Nos nunca mais temos as nossas casas e temos que as pagar bem pagas e o estado tirou as casas a fundação só para nos dar um rebuçado e agora vai dar centenas de milhares de euros a esse vagabundo.
Em que Mundo é que vivemos, mensalmente já recebe os subsidios como se isso não bastasse vão lhe dar mais dinheiro para a Mans~~ao.
A integridade e dignidade do povo de Chelas está novamente a ser afectado por este maldito governo.
Vamos fazer uma manif. ainda não temos as nossas casas e esse gajo vai ter mais dinheiro, quem sabe se não é o nosso, para ele depois vir para a comunicação social gozar com os chelenses.
Será que ele agora vai limpar os dentes nogentos que tem? pode fazer um tratamento para ver se fica mais bem educado pulha nogento.

Anónimo disse...

Então não foi o deputado Miguel Coelho, "disse conheço bem a Fundação"?
Não foi este deputado que tentou convencer os deputados do PCP para não levar a proposta à Assembleia da República, dizendo que apresentariam uma proposta mais tarde e em conjunto?
Não foi este mesmo deputado que recebeu o Canto Moniz na Assembleia da República antes da proposta ir a discussão?
Não foi este mesmo deputado que ameaçou moradores aquando da 1ª concentração junto à Secretaria de Estado, dizendo que estavam a ser manipulados por politicos?
Não foi este mesmo deputado que ameaçou moradores quando estes disseram algumas verdades acerca do envolvimento de pessoas do PS ligadas ao universo da Fundação,e a pouca vontade politica deste mesmo partido que estava e está no poder de resolver a situação e isto ocorreu durante a campanha do António Costa para a Câmara de Lisboa?
Agora esperam o quê? que este senhor faça alguma coisa pelos moradores do bairro dos Lóios e Amendoeiras?
Por isso vão arranjar forma de dar dinheiro e património aos vampiros, que criam Fundações para sacar o dinheiro dos contribuintes.
A Mansão foi entregue à Fundação D.Pedro IV, para gestão por 10 anos, foi mais uma das ofertas do governo de Santana Lopes aos amigos que contribuiram com donativos chorudos para a campanha eleitoral.
O Presidente de Marvila que conhece a situação dos idosos na Mansão de Marvila, até já fez declarações publicas nesse sentido, devia também contribuir para que o seu partido (PS)em vez de dar dinheiro, era tirarem aquilo aqueles vampiros, mas não andam mais preocupados em roubar votos ao PCP outros partidos,e terem a maioria em Marvila a qualquer preço.

Anónimo disse...

O deputado Miguel Coelho na sessão do sábado passado, voltou a revelar o seu pouco à vontade e irritação quando foi abordado o assunto da Fundação D. Pedro IV, e mentiu mais uma vez aos moradores ao afirmar que foi o PS que tirou o património à Fundação.

Esse senhor deputado esquece que os moradores estiveram na Assembleia da República e assistiram à triste figura que o PS fez, ao não votar a proposta do PCP para a extinção e o apuramento de responsabilidades porque sabe bem que o PS foi e continua a ser o grande defensor do Canto Moniz e da Fundação D. Pedro IV.

Mentiu também ao dizer que se o PS tivesse votado esses pontos os moradores ainda hoje estariam com a Fundação às costas. Pois é preciso dizer e lembrar a esse senhor que uma coisa não tem nada a ver com a outra, pois se por um lado o património foi retirado à Fundação, por outro poderiam logo de seguida trabalhar para a extinção e ao mesmo tempo apurar todas as responsabilidades.

O senhor deputado pode querer enganar alguns menos atentos agora também sabe que não vai enganar a maioria porque felizmente os moradores sabem bem que se a Fundação D. Pedro IV continua a existir é porque o seu governo e o Ps assim o querem.

E agora diga lá senhor deputado se isto é mentira !!!

Anónimo disse...

SR,comentador o que disse é tudo verdade,eu estava lá e não tenho a memória curta.Mas o sr presidente da junta ficou deveras embaraçado
Porque sabe que tudo o que foi falado,é a realidade,o país é pobre
e mais pobre vai ficar com estes ,ursupadores.Tenha coragem sr,Presidente,olhe que o povo não esquece quem pratica o bem.

Anónimo disse...

"Marvila"
Freguesia de operários que vieram dos sete cantos do mundo, que um dia com a força do seu trabalho construíram um bairro, o bairro das amendoeiras.
Aconteceu o 25 de Abril, liberdade, verdade, democracia! Foram ocupadas as casas por pessoas que moravam em barracas, onde os ratos lhes roiam as orelhas e as cobras lhes chupavam o sangue.
Trinta anos depois, estamos a pagar a factura de uma política corrupta, onde grandes senhores dizem que estão conosco e, servem.se de nós para altos voos na política. Dão milhares de euros a fundações corruptas, como a fundação D. Pedro IV, que tratam mal os nossos velhos, não lhes dão comida nem água.
E com tudo isto digo tudo! Mas vamos ser nós, os filhos destes operários que construíram este bairro, dizer a verdade como temos dito até aqui.
A estes governantes corruptos, eles filhos de um deus maior, que já deveriam saber que os operários também têm filhos doutores.
Eu pergunto, afinal porque votamos neste governo que não nos ajuda a recuperar aquilo que nos pertence? Mas sim a humilhar-nos!
Só me resta deixar aqui alguns versos de um poeta conhecido de todos nós, António Aleixo:
Para as quadras onde eu revelo,
o que pensas lá contigo,
tens um sorriso amarelo,
que eu entendo mas não digo.
Não és mas queres parecer,
um santinho no altar,
mostras aos outros sem querer,
o que pretendes tapar.
Olhas para mim e sorris,
desdenhas os meus tormentos,
o gesto dos imbecis,
mostram os seus sentimentos.

Um morador do bairro das amendoeiras...

Anónimo disse...

Não nos podemosesquecer que palavras levas o vento ... e nos temos que começar a agir.
Não podemos que na nossa freguesia um homem que nos fez tanto mal e ainda por cima corrupto que esta a utililizar uma Fundação que é da tutela como se fosse dele.
Porque motivo não o vamos tirar dela ... e daqui da nossa freguesia o estado vai entregar mais do que uma fortuna a esse gajo e nos continuamos na mesma situação.
Morte a esse Canto Moniz vigarista, arrugante, porco, papa crianças.
Não investigam a pedifilia na Fundação porquê? têm medo não é, há muita gente metida no meio que se julga importante.
Essa Fundação serve para lavagem de dinheiro do trafico de droga que esse gajo faz na sua quinta em Sintra.

egaspar disse...

O Bairro das Amendoeiras prepara-se para, mais uma vez, dar uma grande lição de cidadania!...

Canto Moniz é de novo o alvo.

A causa, essa, é agora outra outra(ou, se calhar é mesma. Não sei bem?!). Sei, isso sim, que não lhes diz, enquanto moradores, directamente respeito, mas diz-lhes, pelos vistos, muito enquanto cidadãos e lutadores que são pelos direitos humanos e pela justiça de tod@s perante a Lei!!!...

Estarei convosco. Obrigado Amendoeiras.

Um grande abraço,

Eduardo Gaspar

Anónimo disse...

Obrigada sr,Gaspar vamos precisar de todos,pelo direito á nossa casa
pelo direito ,a vivermos num país
sem corruptos,só o povo que somos todos nós,UNIDOS.Numa grande luta
para extinguir esta Fundação,para que não sejamos mais uma vez,enganados com falsas promessas
em tempo de eleições.
Quem anda por estes bairro,não deixa de ver os abutres,da construção civil ,a olhar para este bolo de chocolate.
Mas tem de ser com a comissão criada pelos moradores, que vão dar o seu diheiro,e não como eles querem,senão ainda fazem ,como o
Canto Moniz quando estava no HIRU
ficam com a massa,e fazem obras em casa dos amigos.UM CIDADÃO PREOCUPADO.

Anónimo disse...

Se. Gaspar pode contar com mais um apoiante do Bairro das Amnedoeiras, a nossa luta são as casas nas também esse homem que nos trotorou durante 2 anos.
Com ameaças de guerras, muitas pessoas morreram só de pensar no valor da renda a pagar.
Em homenagem ao fundador do fenix das amendoeiras esse canto moniz não pode ficar impune.
Mais uma luta para nos ...
Vamos por esse homem longe da Fundação, vamos colocar esse homem na cadeia juntamente com todos os vigaristas que trabalham com ele.
Cuidado que o gajo movimentasse muito bem em todo o lado, pois há muita gente com o rabo preso.

Anónimo disse...

Sr. Gaspar é de louvar a solidariedade que o senhor demonstra para os moradores das amendoeiras. Mas, não acha que esse sentimento de coragem que o senhor demonstra e transmite a este bairro, deveria também mostrá-lo a si mesmo no seu bairro? Mostrá-lo a quem tão mal o tratou na associação que o senhor criou e que agora está entregue a uma cambada de "garotos"?

egaspar disse...

Meu Caro Sr., cada coisa a seu tempo!

Um grande abraço,

Eduardo Gaspar

Anónimo disse...

REUNIÃO PLENÁRIA da Assembleia da República- 2009-03-04 (QUARTA
FEIRA) 15:00

Declarações Politicas

Projecto de Lei n.º 621/X (Bloco de Esquerda) - Regime do arrendamento do património do Estado para a habitação social.