sexta-feira, maio 28, 2010

Moradores dos bairros das Amendoeiras e dos Lóios voltam à luta contra a renda apoiada

O braço-de-ferro entre os habitantes dos bairros lisboetas das Amendoeiras e dos Lóios, em Marvila, e o Estado dura há anos e parece não ter fim. Os moradores estão contra o regime de renda apoiada que o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) pretende aplicar já em Maio, no lote 1, levando em alguns casos a aumentos de 1400 por cento no valor das rendas.

Os moradores reclamam a criação de um regime de excepção e criticam também o cálculo do preço de venda das casas que, dizem, ignora os investimentos feitos pelos moradores em obras de beneficiação. As queixas têm o apoio do Bloco de Esquerda, PCP e CDS-PP, que apresentaram três projectos de resolução sugerindo a aprovação de um regime de renda fixa aplicável a estes moradores e a revisão dos processos de alienação das casas. Mas os projectos foram chumbados em plenário da Assembleia da República, na quinta-feira, com os votos contra do PS e do PSD, que apenas se absteve no projecto do CDS-PP.

(...)

O IHRU explicou ao PÚBLICO que adoptou "um regime progressivo e faseado para a actualização do valor das rendas" que se estende por três anos nos casos em que haja um aumento superior a 50 por cento. Depois do lote 1, o regime de renda apoiada será aplicado aos lotes 15 e 35. Quanto ao cálculo do preço das casas, o IHRU garante que seguiu um decreto-lei de 1993 que define as condições de venda de habitações sociais.

20 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso que no post, foi cortada a referência ao Sr. António André.

Mas não foi a Comissão que teve a iniciativa de organizar a manifestação que irá ser realizada no dia 29 de Maio no Marques de Pombal, contra a Renda Apoiada.

As casas já foram compradas e os moradores que se aguentem..

Anónimo disse...

No Domingo, dia 29 de Maio, os moradores vão à manifestação do Marques de Pombal, contestar a Renda Apoiada.

Jorge Colaço disse...

Caríssimos,

Não sou morador do Bairro das Amendoeiras, mas seguidor deste blogue desde que tomei conhecimento das ilegalidades cometidas pela então, Fundação D. Pedro IV.

Confesso que me espanta que critiquem tanto este senhor André, pois pelo que sei, é ele que no momento pretende continuar a dar seguimento a uma luta contra as injustiças que o governo, à semelhança da referida fundação, pretende cometer contra os moradores.

Como referi, não sou morador do vosso bairro e nem pretendo fazer o papel de advogado de quem quer que seja, mas realmente uma questão se coloca: Então e a Comissão, agora nada faz??

Bem hajam.

Jorge Colaço

Anónimo disse...

A Comissão faz aquilo que os moradores querem que faça. Se os moradores deixaram de mostrar interesse a comissão nem faz sentido existir.

Agora, qualquer organização popular não pode nem deve fazer aquilo que os seus apoaintes não querem. Se a maioria dos moradores não quer lutar pela renda apoiada, pelas razões que eles lá acham, não pode vir uma comissão ou seja quem for exigir que as pessoas saiam à rua!

Anónimo disse...

"Se a maioria dos moradores não quer lutar pela renda apoiada, pelas razões que eles lá acham, não pode vir uma comissão ou seja quem for exigir que as pessoas saiam à rua!"


Não é verdade!

A maior parte dos moradores quer lutar contra a renda apoiada.

Basta ver o número de pessoas das Amendoeiras que irão estar na manifestação de domingo, dia 29 de Maio de 201, contra a Renda Apoiada.

Anónimo disse...

"Se a maioria dos moradores não quer lutar pela renda apoiada, pelas razões que eles lá acham, não pode vir uma comissão ou seja quem for exigir que as pessoas saiam à rua!"


Não é verdade!

A maior parte dos moradores quer lutar contra a renda apoiada.

Basta ver o número de pessoas das Amendoeiras que irão estar na manifestação de domingo, dia 29 de Maio de 2010, contra a Renda Apoiada.

Anónimo disse...

claro... como sempre o discurso de alguns ligados a partidos, não percebendo que a manifestação da CGTP em nada tem a ver com os trabalhadores mas sim com a vontade do PCP em querer forçar as pessoas a lutar...

Camaradas, os tempos são outros! "Não me obriguem a vir para a rua gritar"... sabem o que isso quer dizer???

As pessoas foram incomodadas pela Fundação e aderiram em massa. Agora que têm a sua casinha estão-se a borrifar para o resto... basta ver pelo resultado da eleições em Marvila. Se o povo quisesse lutar contra a renda apoiada o resultado das últimas eleições autárquicas em Marvila tinha sido bastante diferente!

Anónimo disse...

Desde quando é que a CGTP convocou a manifestação dos moradores de Marvila para o próximo domingo?


A manifestação dos moradores parte dos próprios moradores.

Já agora, a maior parte ia comprar as casas.

Mas diga~lá qual é a percentagem dos que adquiriram as casas?

Voces, da Comissão, não querem lutar contra a renda apoiada, porque já compraram as vossas casas, mas os moradores que não compraram as casas, não querem a Renda Apoiada.

Anónimo disse...

Quer-me parecer que esta Comissão é apenas igual aos tantos políticos que apelam aos portugueses em tempos de eleições, que prometem estar sempre a seu lado, dando voz aos seus direitos, mas depois do "Poleiro" assegurado... ESQUECEM-SE SIMPLESMENTE!!

Por isso eu digo: FORÇA ANDRÉ, FORÇA!!! Pelo menos foste e continuas a ser sincero na vontade que demonstras em continuar a luta por todos aqueles que esta Comissão parece cada vez mais, TER ESQUECIDO!

Anónimo disse...

... já agora... a comissão também podia lutar pelo fim da corrupção no país, pelo combate ao bloco central e quem sabe para acabar com a fome no mundo...

meus amigos, a comissão acabou... venham novas pessoas, novos movimentos, novos objectivo. A luta pela qual o bairro de juntou está a terminar. Agora as lutas são outras!

Anónimo disse...

lutar contra a renda apoiada requer que mais bairros, mais pessoas juntam e se unam. Não me parece que o Sr. André tenha o perfil para liderar um movimento desses... sim, o senhor que se esconde no bairro e que esteve à beira de levar porrada nas últimas eleições! Pior... a inclusão dele nas listas da CDU foi o grande responsável pelo grande desaire do PCP nas amendoeiras

Anónimo disse...

[...meus amigos, a comissão acabou... venham novas pessoas, novos movimentos, novos objectivo. A luta pela qual o bairro de juntou está a terminar. Agora as lutas são outras!...]

Pois Claro!

Já compraram as suas casinhas! Agora quem precisa e foi abandonado por esta Comissão que se desenrrasque..!

Anónimo disse...

Que eu saiba a comissão não acabou. Não está é ao serviço de partidos politicos, nem tem aspirações a cargos publicos.
Para isso hà aí boa gentinha, que não faz nada na vida e vive à custa dos outros.
Haja paciencia

Anónimo disse...

"quem precisa e foi abandonado por esta Comissão que se desenrrasque.."... não! Que vá bater à porta do Sr. André! Ele arranja um advogado bom, o Arrobas, que os vai defender. Vão lá ao sr. andré, deem-lhe dinheirinho para o advogado que ele resolve o problema...

Anónimo disse...

Viram por aí, a comissão?

Anónimo disse...

A renda apoiada já está a ser aplicada pelo IHRU. Lote a lote, para tentar evitar a contestação em massa dos moradores. Agora o importante não é discutir uns contra os outros mas sim voltar a unir para combater o mesmo problema. A aplicação de uma lei injusta que tem de ser radicalmente alterada. Já se sabe que o PS e o PSD querem a lei aplicada como está e depressa. Votaram contra as propostas apresentadas na Assembleia da Republica, obviamente. São corruptos e traidores. Mas agora esta luta, porque a Gebalis da Roseta tambem vai aplicar esta lei, já ultrapassa muito estes dois bairros, já está a unir moradores em toda a freguesia de Marvila mas tambem no Beato, em S. João, em Carnide, na Ameixoeira, na Ajuda, etc. Com uma oposição forte e activa, com os moradores unidos, o IHRU, a CML, a Gebalis e a Roseta têm de recuar.

Anónimo disse...

epá oh amigo... não fale em união senão o amigo andré já não dorme hoje! Ele quer dominar a coisa para ficar bem na figura do PCP!

O PCP cometeu o erro de apoiar a pessoa errada! Se querem que isto avançe sem partidos têm que esquecer esse personagem... é como diz amigo, tem que ser outra vez o povo, sem partidos a juntar-se! APOIADO!

Anónimo disse...

Voces, da Comissão, pretendem continuar a arranjar desculpas com a história do ovo e da galinha.

Porque voces sabem que enquanto as pessoas não receberem as cartinhas do IHRU, a comunicar aumentos de rendas apoiadas, as pessoas não se queixam.

O vosso trabalho seria o de estar a antecipar-se à intenção do IHRU em aplicar a renda apoiada e organizarem iniciativas de protesto.

Até nisto, estão a ser levados pelo IHRU, porque o IHRU, agora quer aplicar a renda apoiada aos poucos, ao contrário da Fundação.

Mas nada fazem e tem de ser um grupo informal de moradores a fazer o trabalho que deveria estar a ser feito pela comissão.

Falam no PCP, como se voces da Comissão, também não tivessem partidos políticos.

E desculpam-se com o PCP para não fazerem nada. Há três anos que nada têm feito.

Como compraram as casas, já não querem saber dos moradores e da renda apoiada.

Foi para isto que foi criada a Comissão?

Assina Aqui disse...

Petição contra a renda apoiada

Anónimo disse...

comissão de moradores do bairro dos Lóios e uma tanga, e ´só incompetentes todos juntos não fazem um António André
André á muita gente que está contigo, eu so um deles

citação: Os cães ladrão e a caravana passa