sábado, fevereiro 16, 2008

Câmara promove intervenção urbana integrada em Marvila

Bairro dos Lóios, Amendoeiras, Armador e Condado são os alvos

A Câmara Municipal de Lisboa e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana estão a preparar um modelo de intervenção urbanística integrada em quatro bairros da freguesia de Marvila: o Bairro dos Lóios, das Amendoeiras, do Armador e do Condado.
Ainda está tudo numa fase embrionária. As duas entidades estão, neste momento, a construir o modelo de intervenção, que irá envolver não só a componente de reabilitação dos bairros, como a criação de equipamentos sociais em domínios como a educação e cultura. O projecto deverá estar concluído ainda este ano, mas não está ainda agendada uma data para o início das operações no terreno, avançou ontem Maria João Freitas, vogal do conselho directivo do IHRU, ao Jornal de Negócios, à margem das jornadas para requalificar e rentabilizar o património, promovidas pela Santa Casa da Misericórdia.
(...)
in Jornal de Negócios, 15/Fevereiro/2008

8 comentários:

Anónimo disse...

O IHRU reabilitar Bairros?

O mesmo IHRU que não paga a electricidade à EDP e as despesas dos elevadores?

É ver para crer.

E já agora, onde pretendem ir buscar as verbas?

Á renda apoiada?

É preciso estar atento a estes esquemas do IHRU...

Anónimo disse...

Despacho nº34/P/2008 da Câmara Municipal de Lisboa, no ponto 8 quinto e sexto parágrafo diz o seguinte:
"-Promover e gerir parcerias com empresas, ONG's e os cidadãos no sentido de cumprir a sua Missão e Orientações Estratégicas."

"Propor e desenvolver campanhas de comunicação que promovam o, envolvimento da população no projecto de reabilitação, dando-lhe também a necessária notoriedade para atrair empresas e instituições no âmbito das suas políticas de responsabilidade social."

Então a política do (IHRU) quanto ao envolvimento dos cidadãos é impor como condição para aquisição o pagamento de € 75,00 por metro quadrado para reabilitação do edificado, isto nas Amendoeiras e nos Lóios é aplicar a renda apoiada sem primeiro existir reabilitação?

As políticas de habitação social e reabilitação têm que revistas, mas não desta forma.

Viva a cidadania.
Viva a democracia participativa

Anónimo disse...

Anónimo disse...

O link anterior diz respeito a um post do Blogue dos pais das crianças da Fundação D. Pedro IV, com o título: ?Início de nova reestruturação na Fundação D. Pedro IV? - Continuação…

Info Lóios disse...

FEDER pode atribuir verbas para a reabilitação dos bairros

Anónimo disse...

Reabilitação Urbana: Ante-projecto pronto até final do mês, Proreabilita até Junho - Sec. Estado


RTP On Line, 18 de Fevereiro de 2008

Anónimo disse...

Em boa verdade, apesar destas notícias que referem a intenção do IHRU em reabilitar o património, o que é certo é que o IHRU apesar da sua ainda curta existência, já deu provas da sua fraca sensibilidade social.

Veja-se o caso do arrendamento jovem e da intenção do mesmo Instituto em aplicar a renda apoiada, para não falarmos da ausência de pagamento dos elevadores e da electricidade no Bairro das Amendoeiras e da falta da asistência no Bairro dos Lóios na resolução de problemas nos interiores das habitações.

De um facto, parecem não restar dúvidas: O IHRU, sendo um instituto arrogante, somente poderá adoptar uma política de habitação minimimamente acessível e condizente com os moradores, enquanto os moradores não deixarem de exercer as suas reinvindicações.

Este IHRU, num certo sentido, é ainda pior do que o antigo IGAPHE, e não nos podemos esquecer que nasceu na governação do Sócrates, um governo autoritário, arrogante e anti-social.

Perante este IHRU arrogante, os moradores somente podem continuar a contestar a sua fraca sensibilidade social e a intenção de aplicação de medidas que vão contra os direitos adquiridos pelos moradores.

Já basta os vários anos de laxismo do estado.

VIVA A CIDADANIA

Anónimo disse...

Amigos,

Vamos todos para a porta do IHRU, exigir os nossos direitos.

Exigir, o direito de ser be atendido pelos técnicos que lá estão e que são pagos para isso mesmo, atender os moradores, os cidadãos.

Vamos exigir a cabeça dessa engª paula pereira, que mais não tem feito a não ser ignorar-nos.

P.S. será irmã da da outra da fundação?