terça-feira, fevereiro 26, 2008

Relatório sobre a pobreza em Lisboa

A falta de planeamento estratégico na capital e o desajustamento entre as respostas dadas pelo organismos públicos e as necessidades das populações são destacadas no I Relatório do Observatório de Luta Contra a Pobreza na Cidade de Lisboa.

De acordo com o documento, que será apresentado terça-feira, "a lista de planos, programas e medidas que actuam neste território é enorme", porém "só 10,9 por cento afirmam objectivos directos no combate à pobreza".

(...)

Ainda segundo o estudo, a pobreza em Lisboa deriva também da heterogeneidade de casos existente no Concelho e até dentro de algumas freguesias, como a de Marvila.

"Marvila, apesar de possuir, em geral, um baixo nível de escolarização da sua população e apenas quatro por cento ter como grau de habilitação o ensino superior, possuía, na realidade, 1.395 pessoas com este grau de habilitação", regista o documento, acrescentando que - a acentuar o contraste - a Freguesia tem um elevado número de pessoas que sobrevive graças "ao Rendimento Social de Inserção, ao subsídio de desemprego e ao apoio social" mas 43 por cento dos que nela moram tem como principal meio de vida o trabalho.

Estes dois pólos expressam uma heterogeneidade existente em Lisboa mas revelam uma imagem que é também nacional: a de "um enorme desequilíbrio e desigualdade social, coabitando no mesmo espaço territorial, ainda que com margens aparentemente bem delimitadas, situações de forte riqueza e situações de extrema pobreza".

Ler relatório completo aqui...

18 comentários:

Anónimo disse...

Presidente da junta de Marvila acusa serviços centrais e câmara de «ficarem nos gabinetes»

Sol-online, 26 de Fevereiro de 2008

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso que precisamente, o presidente da Junta de Freguesia de Marvila tem sido também um dos responsáveis pelo fraco combate à pobreza na freguesia de Marvila.

Onde estavam os responsáveis da Junta de Freguesia de Marvila, nas várias acções dos moradores contra a Fundação D. Pedro IV, sobretudo nas manifestações realizadas?...

Anónimo disse...

Quem deveria conhecer este relatório sobre a pobreza em Lisboa é o presidente do IHRU, que pretende aplicar a renda apoiada em Chelas, como se os moradores fossem pessoas com altos rendimentos que permitissem pagar os valores elevados do ultraje que é a renda apoiada.

Anónimo disse...

Pois é!

Que eu saiba, este executivo ainda não resolveu um único problema do Povo de Marvila, mas em contrapartida é um acérrimo defensor, do sistema utilizador pagador que é um sistema anti-social, para estes tecnocratas tudo se deve de pagar.

Mas deixo só uma pergunta a esses tecnocratas.

Porque é que o novo centro de saúde ainda não abriu?

Se não estou em erro, era uma das muitas promessas, do actual executivo da Junta.

O Povo nas próximas eleições, deve de varrer este tipo de gente da nossa Junta de Freguesia.

O Povo de Marvila merece mais e melhor!

Anónimo disse...

Então, vem agora o presidente da Junta de Freguesia de Marvila, com um grande descaramento, dizer que existem pessoas na zona que não querem trabalhar.

E o que é que contribui a Junta de Freguesia de Marvila para o incentivo ao emprego na zona?

Anónimo disse...

«POR MORRER UMA ANDORINHA
NÃO ACABA A PRIMAVERA.«

Anónimo disse...

http://docs.google.com/Doc?id=dd2g4xb7_12fgmfc6dt

Comunicado Imprensa do Bloco Esquerda em Marvila

Anónimo disse...

Moradores acusam autoridades de transformarem Marvila em «guetos para pobrezinhos»


Sol-Online, 28 de Fevereiro de 2008

Anónimo disse...

De facto, o Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Sr. Belarmino Silva, tem toda a razão ! segundo as suas palavras para a imprensa «PIOR QUE A POBREZA DE DINHEIRO, É A DE ESPÍRITO» pois é precisamente ele, morador nesta freguesia, que se enquadra perfeitamente nesse grupo de pessoas. É que um responsável como ele, ao proferir tais afirmações, não só demonstra isso mesmo, como também demonstra, não entender absolutamente nada, da realidade desta nossa Freguesia. Aliás, este Sr. enquadra-se também no grupo de políticos do PS, força política onde ele foi eleito para esse cargo, e que também fruto das políticas, desse partido no Governo do seu camarada José Sócrates, demonstram estar à altura da mentalidade mesquinha e distorcida da realidade, que é apanágio de certas figuras desse partido político. É com estas e com outras, que estes políticos dos interesses, se vão revelando a pouco e pouco, e a máscara lá vai caindo, e lá vamos vendo a sua verdadeira face. Espero que este exemplo sirva de lição, para aqueles que ainda insistem em dar votos a gente desta, e a este partido, não só a nivel local, como nacional. Já chega de termos que aturar incompetentes, que não têm qualquer tipo de perfil para determinados cargos públicos. Aqui está um convite à reflexão dos Marvilenses e não só. E como diz um amigo meu, «DEUS LHES PERDOE, PORQUE NÂO SABEM O QUE DIZEM»

Anónimo disse...

Bem, afinal o Sr Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Belarmino Silva, o tal eleito pelo PS, tem pelos vistos um apoiante, e que por coincidência, também é Presidente de uma tal «Associação Tempo de Mudar do Bairro dos Lóios» Querem ver que o vírus da estupidez, agora está a chegar a tudo o que é Presidente. Ainda bem que nunca quis, nem quero, ser Presidente de coisa nenhuma.

Anónimo disse...

BE condena declarações do presidente da Junta de Marvila

Diário Digital, 27 de Fevereiro de 2008

Anónimo disse...

Amigos
Todos temos de falar dos problemas que nos afectam a todos nós moradores das Amendoeiras. O nosso plenário de Moradores de hoje, ficou aquem da vontade dos moradores pois nem todos tiveram oportunidade para falar, que é como se sabe um direito e uma forma de se esclarecer melhor todos os assuntos, no entanto gostaria só de lembrar os moradores, que nas ultimas eleições para a Câmara,foi distribuido um documento da Secretaria de Estado, em que se dizia que as escrituras das casas iriam ser realizadas daí a três meses, para que dessa forma as pessoas fossem induzidas em erro e votassem no PS, mas até hoje nada se viu. Faz lembrar as promessas do Presidente da junta Sr. Belarmino a que alguém se refere nestes comentários, e que até agora pouco ou nada fez pela Freguesia, e que ainda diz que os moradores de Marvila são calões andam encostados ás paredes e vivem do rendimento mínimo, isto devia ter sido dito no plenário para esclarecimento de todos, mas de qualquer maneira, obrigado à Comissão.

egaspar disse...

ESCLARECIMENTO

Não sei quem poderá inferir das minhas declarações à LUSA qualquer tipo de apoio com as declarações ao Presidente da Junta de Freguesia de Marvila, Sr. Belarmino Silva.

Não ignoro que autor da peça jornalística em causa tenha lhes dado tal interpretação. Porém, não me parece (antes pelo contrário) que Sr. Belarmino Silva esteja de acordo com as minhas afirmações.

Nas referidas declarações que, aqui e agora, reafirmo, antes pelo contrário, representam uma total discordância com o citado autarca no que diz respeito à identificação das possíveis causas do desemprego e da pobreza na Freguesia de Marvila que, segundo ele, têm a ver com a propensão natural de muitos dos seus fregueses (pasme-se!) para a vadiagem ou qualquer coisa deste tipo.

Quem me conhece, já me ouviu falar e/ou quem já leu alguns textos, sobre estas matérias, da minha responsabilidade, saberá que jamais partilharia duma visão tão redutora ou simplista destes flagelos sociais. Não sendo um especialista na área da sociologia, o meu saber adquirido leva-me a partilhar, outrossim, de um ponto de vista que é do que na identificação das possíveis causas de tais “fenómenos” sociais terá que existir uma visão integrada e interdependente dos problemas ou do real em estudo. Tal como me parece que quaisquer respostas sociais terão que ser sempre gizadas ou equacionadas duma forma multidisciplinar e/ou com visão abrangente de tais situações.

Grato pela V/ atenção.

Cordiais saudações,

Eduardo Gaspar
(Presidente da Direcção da Associação Tempo de Mudar - ATM)

Info Lóios disse...

Com todo respeito que temos pelo presidente da Junta de Marvila eleito nas urnas, não podemos de deixar de chamar a atenção a este politico por o mesmo não conseguir resolver os problemas que afectam muitos moradores.

Este presidente é uma pessoa que não sabe houvir a população, tendo por vezes autoritarismo em demasia e falta de principios quando se apercebe que muitos moradores teem razão, utilizando o desprezo para quem não estiver de acordo com suas ideias.

Foi a pior coisa que aconteceu a esta Junta, foi terem posto como cabeça de lista o sr belarmino (PS).

Esperemos que nunca mais seja eleito, se assim o for Marvila vai continuara ter muitos problemas derivado á falta de eficácia deste senhor.

Talvez seja altura de não estar sempre a culpar o executivo da camara que não lhes dá verbas necessárias.

Tambem sabemos que o sr. presidente dificulta muitas vezes o trabalho dos outros pelouros.

Verdadeiramente o senhor nunca se preocupou em estar ao lado dos moradores dos loios e amendoeiras.

Alguma vez este senhor esteve na rua com os moradores quando era necessario?

No fim de contas o seu papel é estar na rua com os moradores para mostrar que no fim de contas está do nosso lado.

Anónimo disse...

Quem efectivamente, tem demonstrado falta de trabalho na freguesia de Marvila, tem sido o presidente da Junta e o seu executivo.

Como tal, no próximo acto eleitoral, os moradores de Marvila que prezam o trabalho, terão de mostrar a este executivo da Junta de Freguesia de Marvila que terá de ser substituído por outro executivo, mais competente e que apresente efectivamente mais trabalho.

VIVA A CIDADANIA

Anónimo disse...

Hoje o PCP (pena que um pouco tardiamnete) publicou uma nota à Imprensa repudiando as palavras do presidente que acusou uma parte consideravel dos moradores, de "não quererem trabalhar".

O Bloco de esquerda também já tinha emitido um comunicado.
Mas

E o PSD?
onde anda!??

Bom , dos cidadãos por Lisboa, já sabemos que so têem actividade na cadeira da CML. Portanto nem contam.

Mas

Sinceramente era bom os moradores de marvila saberem o que pensam os representantes do PSD de Marvila sobre as declarações do presidente.
...

Info Lóios disse...

Lisboa com problema "sério" de pobreza

Anónimo disse...

A reforma dourada de Vasco Franco

Blogue, Instante Fatal