terça-feira, junho 17, 2008

Lisboa: 500 moradores protestam

Cerca de 500 moradores do Bairro das Amendoeiras, em Chelas, Lisboa, concentraram-se ontem ao final da tarde frente ao edifício do Instituto de Habitação, onde a comissão de moradores se reuniu com o presidente daquela instituição. Em causa está a discussão dos valores para a alienação das habitações, ainda não acordados.

8 comentários:

Anónimo disse...

Bairro das Amendoeiras: 500 moradores manifestaram-se no IHRU

Esquerda.net, 17 de Junho de 2008

Anónimo disse...

500 moradores manifestam-se no IHRU


Jornal "Expresso do Oriente", 17 de Junho de 2008

Anónimo disse...

Queria aqui enaltecer a determinação dos moradores do Bairro das Amendoeiras na luta pelos seus direitos, moradores que continuam a mostrar presença, sempre que necessário.

No entanto, pese embora esta concentração/manifestação ter sido realizada devido ao problema específico da alienação das casas do Bairro das Amendoeiras, o IHRU continua a manter a sua posição de arrogância, não somente nesta questão, mas também em todas as questões relativas á habitação em Portugal.


Não será talvez demais referir que em termos futuros, a melhor forma de se fazer frente a toda esta cultura de arrogância por parte do IHRU, será a conjunção de esforços entre as diferentes
comissões/Associações, que representam os moradores do IHRU.

A estratégia dos incompetentes que administram o IHRU, já todos sabemos qual é:

Tentar manter o silêncio ou uma postura de falsa indiferença perante as reivindicações dos moradores, como forma de analisar se os mesmos desistem da sua luta.

Mas os moradores do Bairro das Amendoeiras estão no caminho certo e com a presença de outras comissões e associações, têm todas as condições para fazer recuar o IHRU na sua arrogância.

VIVA A CIDADANIA

Anónimo disse...

A dita arrogãncia do IHRU, não é assunto novo, já se sabia disso à muito tempo, mas como algém da Comissão, se recusou sempre a agir com tempo, agora essa arrogância é mais acentuada, pois o mesmo IHRU, sente que a Comissão perdeu capacidade de mobilização e de argumentação, por ter estado demasiado tempo inactiva, e agora o IHRU, está a usar esse argumento para tudo impôr, pois como foi dito, até pretendem retirar o direito ao desconto que os moradores têm na aquisição das habitações, e pelo andar das coisas, provávelmente outras surpresas desagradáveis estarão para acontecer pois agora, mesmo que se lute na prática, já é mais difícil fazer valer os nossos direitos, pois o tempo perdido foi demasiado longo, e esse erro de estratégia, é um erro que estamos a pagar caro, mas infelizmente os culpados não o querem admitir e mais grave que isso, não querem emendar o erro, o que é lamentável, pois com essa atitude continuam a empurrar esta luta para um beco sem saída.

Os elevadores continuam a vergonha que se sabe, sem que nada de concreto se faça para corrigir as más práticas, apesar dos constantes relatórios entregues á Comissão, e que não têm respostas efectivas, e pelo que se prevê as obras serão outra dôr de cabeça para os moradores, pois nada está garantido, de que a qualidade dessa recuperação, será defendida segundo as boas práticas, com a agravante da Comissão, não querer avançar com o grupo de trabalho aprovado pelos moradores no último plenário, para acompanhar o assunto com pessoas credenciadas para o fazer, deixando mais uma vez os moradores entregues à sua sorte, sem ter ninguém que os defenda verdadeiramente.

É evidente, que os moradores que no passado dia 16 estiveram concentrados no IHRU, são os que apesar de tudo, estão dispostos a acompanhar até ao fim esta luta, mas isso, só por si não chega para se resolver este amontoado de problemas, a Comissão continua fechada ao diálogo, não aceita idéias nem propostas por mais construtivas que sejam, os iluminados do costuime tudo impôem, e assim é difícil ter sucesso.

Para agravar a situação parece que ontem uma suposta concentração junto da Comissão e promovida por algumas pessoas ligadas ao ex elemento da Comissão que foi expulso por ser um traidor e um vigarista, e que ninguém pode confiar, pois as suas práticas de vida, são simplesmente vergonhosas e sujas e que ainda por cima tem a lata de se passar por morador apesar de não morar no Bairro, à vários anos, e pretendiam essas pessoas ao que parece, questionar a Comissão.

Lamento que tais pessoas entrem por estes caminhos, e que durante as reuniões de delegados, ou nos plenários de moradores, estejam caladas e não apresentem propostas, ou idéias válidas, e depois promovam iniciativas lamentáveis, que não levam a lado nenhum, pois ainda por cima são pessoas que não têm qualquer tipo de credibilidade, nem de capacidade para dirigir coisa nenhuma, e que só sabem destruir e criticar sem fundamento nenhum, mas também é preciso dizer que estes acontecimentos são no fundo, o resultado da Comissão continuar com a defesa, e branqueamento desse ex elemento, em vez de denunciar tudo o que essa figura fez e continua a fazer, para prejudicar esta luta. Era bom que a Comissão fizesse uma reflexão aos erros cometidos, e que em diálogo sério com os delegados e moradores emendasse a mão, e desse mostras de aproximação aos moradores em vez de continuar fechada dentro da concha.

Um morador sempre atento.

Anónimo disse...

Amigo,

Mais uma vez parabéns pela vossa mobilização quando diziam que vocês estavam mortos.
Agora há-que pensar no futuro e realmente pressionar o IHRU para dar início à tão pretendida alienação. Força!

E mais uma vez estão a dar uma lição de participação, civismo, cidadania e liderança a muita gente. Parabéns por aguentarem 3 anos contra tudo e contra todos.

Força Amendoeiras!

Anónimo disse...

O bairro das amendoeiras,tem de endurecer,a sua luta para com o HIRU.
Temos visto ao longo destes anos ,e já são muitos que estes srs,não gostam de palavrinhas mansas estão a esgotar a paciência
deste «BAIRRO«.E dos seus moradores
fazem lembrar-me a «fundação d. pedro iv,chega, e resolvam tudo
rápidamente,senão este povo ameno
vai deixar de o ser certamente.Um morador revoltado.

Anónimo disse...

Sou morador e inquilino dos Lóios e gostaria de aqui, uma vez mais felicitar-vos a todos, Comissão e população em geral, pela vossa força, preserverança e garra, nesta luta que continua e que pareçe a cada passar de dia, muito mais dificl.

Tenho pena que aqui nos Lóios, o mesmo não aconteça!
Tenho pena, que uma Comissão que com garra também, começou, deixasse escapar elementos bons e úteis que tinha, pois criticavam demasiado a impassividade de alguns outros elementos da mesma Comissão, bem como dirigentes da anterior direcção da ATM.

Esta Comissão, que foi extinta enquanto comissão (com proposta do senhor Gaspar e César Valentim, e aprovada esta decisão em plenário de moradores), já pouco, muito pouco fazia.

Entretanto, ficou a ATM à frente desta luta. A ATM conseguiu então correr com o Sr. Gaspar e César Valentim, e agora com nova direcção, nada, mesmo nada fazem no que respeita à luta dos inquilinos nos Lóios. Faltam a reuniões com partidos; não se organizam, nem organizam os moradores e muito menos os informam sobre o que se passa, pois nem eles como já referi, sabem o que se passa.

Assim podemos imaginar, descurtinar, qual será o futuro das rendas aqui nos Lóios. Pois se para voçes nas Amendoeiras é dificl negociar com o IHRU, lutando, pressionando como o têm feito, sempre prontos para o que der e vier, então imagine-se aqui nos Lóios, com os moradores abandonados à sua sorte.

Bem hajam todos vós companheiros das Amendoeiras, pela vossa coragem, força e determinação.

Continuem a lutar.

Anónimo disse...

O blogue do Sá Fernandes tem imensa consideração pelo Bairro das Amendoeiras, já repararam que o link diz Fénix da Ameixoeira???

Esta e outras basrbaridades em:

http://www.gentedelisboa.blogspot.com/