domingo, junho 15, 2008

Moradores do Bairro das Amendoeiras fazem protesto

Moradores do Bairro das Amendoeiras, em Lisboa, protestam amanhã junto ao Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) pelo facto de, um ano depois de lhes ter sido prometida a possibilidade de comprarem as casas em que habitam, o processo não ter ainda sequer começado.
O Bairro das Amendoeiras, em Chelas, era propriedade do Estado, que o ofereceu, no tempo de Santana Lopes, à Fundação D. Pedro IV, uma instituição privada que entrou em conflito com os moradores seus inquilinos, sendo obrigada pelo Governo, no ano passado, a devolver os cerca de 1400 fogos que lhe haviam sido entregues.
Nessa altura, os moradores voltaram a pagar as rendas ao IHRU (antigo IGAPHE), sendo-lhes prometido pelo Governo que, tal como reivindicavam há muito, poderiam comprar as casas em que viviam.
Enquanto decorrer o protesto de amanhã, uma delegação de moradores será recebida pelo presidente do IHRU, para uma reunião a realizar às 18h00, refere um comunicado dos habitantes. "Após várias reuniões, o arrastar do processo criou mais uma vez um clima de instabilidade e incerteza no bairro, numa altura em que nada está resolvido, apesar de existirem decisões e compromissos assumidos pela Secretaria de Estado da Habitação", garante o texto.
in jornal, O Público, 15/Junho/2008

Moradores das Amendoeiras concentram-se no IHRU, in jornal Expresso do Oriente

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigos, parabéns por esta decisão. O IHRU tem que perceber que é uma instituição do Estado e que por isso presta um serviço público. Como tal deve honrar os compromissos assumidos perante os cidadãos e não ceder a meia dúzia de capitalistas.

A pressão do grupinho que queria ficar com as vossas casas continua, e o Sr. Presidente do IHRU anda a ser pressionado por essa gente. Mais uma vez os cidadãos vão dar uma lição a essa gente. Não se deixem levar pelas falinhas mansas, pois esses só querem arrastar a coisa.

Viva a cidadania!

Anónimo disse...

O tempo passa rapido a verdade é que no próximo dia 21 de Junho faz um ano que o patrimonio da Fundação D. Pedro IV teve que pasar de novo para o Estado, na verdade nada mudou.
Continuamos a viver em casa velhas.. a cair sem elevdores, sem luz nas escadas, sem portas, nada, nda mudou. Para que tanta pressa, tantas pessoas que ficaram sem emprego, e o estado continua sem fazer nada.
O que fizeram as queixas-crimes que se intentou contra a Fundação e o seu Presidente!
Nada é este o pais em que vivemos.
A Fundação despediu todos os funcionários que trabalhavam com o patriminio estragou as nossas vidas e a dos funcionarios que tanto deram.
Vivemos num pais de mentiras e só vencem currupto.