sexta-feira, junho 06, 2008

Petição pelo Direito à habitação é discutida hoje no Parlamento

A Petição pelo Direito à Habitação, entregue pela Plataforma Artigo 65 e que pede a criação de um grupo de trabalho para elaborar uma Lei de Bases da Habitação, vai ser hoje discutida na Assembleia da República.

Segundo a proposta dos cerca de 5000 subscritores da petição, esta Lei de Bases deveria ter tradução legislativa no Plano Estratégico da Habitação 2007-20013, em curso, e determinar a responsabilidade da administração central e local.

Deveria ainda definir as modalidades de intervenção nesta área, enquadrando os diferentes programas e instrumentos de apoio existentes para assegurar o direito à habitação para todos, tal como consagrado no artigo 65º da Constituição.

Da documentação entregue pela Plataforma Artigo 65 na Comissão do Poder Local consta, além da petição e da proposta para a elaboração da Lei de Bases, um levantamento da legislação vigente e um relatório com as principais falhas encontradas.

Na área do arrendamento, a Plataforma aponta deficiências na fórmula de cálculo e de avaliação do estado de conservação das casas abrangidas pelo Regime de Renda Apoiada.

Meio milhão de casas vazias

Indica ainda a inexistência de legislação de protecção e combate à discriminação no acesso ao mercado livre e apoiado de arrendamento e refere que as medidas de apoio de subsídio de renda a agregados familiares desfavorecidos e maiores de 65 anos são desajustadas.

Aponta igualmente a inexistência de programas de reabilitação de fogos devolutos com fins sociais e a falta de coordenação entre os diversos programas de reabilitação e conservação do edificado com o regime de renda condicionada.

Segundo os primeiros dados divulgados pelos técnicos que estão a elaborar o Plano Estratégico da Habitação, Portugal tem meio milhão de casas vagas e meio milhão sobrelotadas. Para conseguir uma melhor gestão do parque habitacional, o Plano Estratégico deverá apostar na reabilitação, uma vez que, além das casas vagas devolutas, o diagnóstico nacional aponta para a necessidade de obras em 190 mil casas de residência habitual.

Outra das apostas do Plano Estratégico é o arrendamento, já que, segundo o diagnóstico do parque habitacional português a degradação atinge mais os alojamentos arrendados do que os próprios, o que ilustra a estagnação deste mercado. No total há mais de 78 mil casas arrendadas a precisar de grandes reparações.

4 comentários:

Anónimo disse...

A elaboração de uma lei quadro da habitação é algo que efectivamente, nunca interessou aos sucessivos governos.

Isto porque a habitação em Portugal tem sido pautada ao longo dos anos pelos interesses dos bancos e das construtoras, que com a conivência dos governos têm efectuado grandes negócios.

Aliás, basta ver as variações das taxas de juro.

Com isto o que se tem verificado é que os governos têm-se desresponsabilizado da suas funções e obrigações relativamente gestão da habitação e os cidadãos têm sido lesados no seu direito á habitação, consagrado na Constituição da República Portuguesa.


Uma vez que já se conseguiu chegar a esta fase, a Plataforma artigo 65e as respectivas comissões e associações de moradores, não devem parar.

Esta iniciativa da Plataforma Artigo 65 poderá significar um passo em frente na necessidade de se criar uma verdadeira lei para habitação, que não seja o ultraje do NRAU e da Renda apoiada.

Anónimo disse...

Este post revela bem a realidade da habitação em Portugal

Anónimo disse...

infelizmente as amendoeiras encontram-se sózinhas nesta luta aqui em Chelas.

nos lóios a comissão não vale nada e agora a ATM morreu. lá se foi a voz do povo.

Anónimo disse...

Moradores das Amendoeiras concentram-se no IHRU

Jornal "Expresso do Oriente", 12 de JUnho de 2008