sábado, abril 01, 2006

O mistério de um arquivamento

"De acordo com os registos informáticos que se encontram entre os documentos consultados pelo PÚBLICO na IGSS, o processo em que - além do subinspector-geral e procurador da República Rui Cavaco - trabalharam vários altos quadros daquele organismo entre 1996 e 2000 foi entregue em mão a Simões de Almeida seis dias depois da conclusão do seu relatório final.
Depois disso não há nota de qualquer outro movimento do processo, não tendo o relatório sido sequer enviado à fundação para esta exercer o direito do contraditório.
Ao que tudo indica, o processo saiu do gabinete de Simões de Almeida para o arquivo sem o imprescindível despacho de arquivamento, e só em 2003, quando o seu sucessor o mandou procurar para explicar a situação ao tribunal (ver texto principal) é que ele próprio despachou o seu arquivamento sem qualquer conclusão.
Um ano depois, a Fundação D. Pedro IV conseguiu que o Governo de Santana Lopes lhe entregasse a gestão da Mansão de Marvila, um dos maiores equipamentos da segurança social, que alberga quase duas centenas de idosos e jovens em risco e possui mais de 150 funcionários públicos ao seu serviço. Quase em simultâneo, no Verão de 2004, o IGAPHE decidiu entregar gratuitamente àquela instituição os 1469 fogos dos bairros sociais das Amendoeiras e dos Lóios, também em Lisboa.
No fim do ano passado, os inquilinos destes bairros de Chelas foram surpreendidos com a exigência de aumentos de rendas considerados incomportáveis por muitos deles e que chegavam a ultrapassar os 2000 por cento.
O presidente da fundação agora senhoria, Canto Moniz, foi director regional do IGAPHE até 1990, e um dos vogais da sua administração, Jorge Cunha Pires, foi seu subordinado naquele instituto público. Para além destes dois engenheiros, a administração da instituição conta com Carlos Blanco de Morais, que é o principal consultor jurídico do actual Presidente da República, e ainda com Fritz Feldmann e Rui Pinheiro Gomes. J.A.C."

PÚBLICO - EDIÇÃO IMPRESSA - LOCAL LISBOA
Director: José Manuel Fernandes
Directores-adjuntos: Nuno Pacheco e Manuel Carvalho
POL nº 5849 | Sábado, 1 de Abril de 2006

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro camarada,
Venho por este meio juntar-me à sua voz activa e subscrever o indignamento que mostra nestas linhas...

Considero ultrajoso neste Tempo dito "moderno", ainda existirem situações que deixam os nossos velhos e concidadãos com receio do que o Governo possa NÃO vir a fazer para resolver da melhor forma esta situação!

É de louvar que ainda existam pessoas cientes da situação real e politica do nosso país e que dêem voz activa aos nossos familiares e amigos duma forma digna.

Continuo a não compreender o porquê dessas pessoas e Entidades não serem, respectivamente, presas e Resolvidas. Só posso concluir com isto que tanto a nossa politica, como o nosso país e pensamento anda "podre" e completamente ultrapassado. Os Portugueses (Raça a qual me orgulho de pertençer) continua a olhar somente para o seu umbigo, sem tentr sequer discernir o que se passa em seu redor, quanto mais compreender que neste país só existem "jobs for the boys", "lobbys" e outros americanismos, os quais repudiu veementemente e sem excepção.

Continuo a apoiá-los (todos vós), com o intuito de tentar pôr um pouco mais do que areia no cranêo de alguns dos nossos politicos e contribuir assim para a resolução de um problema que envolve mais de 1000 familias.

Cada vez que o Povo tenta "gritar" de desespero, surtem alguns "Abutres" do meio da selva onde vivemos, mas com persistência e perserverância, jamais seremos vencidos! ou mortos por exaustão!

O meu bem haja e os votos da continuação de um excelente trabalho para todos nós "Amendoeiros".

O vosso, sempre,
Alexandre Janeiro

Anónimo disse...

Aos meus amigos politicos ........ ou sera melhor dixer inimigos politicos talvex seja esta a mais acertada, inimigos politicos,ladroes,facistas,incompetentes que nem os pobres sabem roubar; pois meus inimigos politicos ,onde meto no mesmo saco azul, eng: canto moniz ladrao dos pobres da silva corupto, pois e esse mesmo o nome que se deve atribuir a tal pessoa,quem tudo quer tudo perde a nossa justiça e lenta mas nao costuma falhar. Uma criança de cinco anos que saiba ler ja consegue decifrar este enreddo que ja trasanda a podre, por parte dos nossos politicos tanto os que ca estao como aqueles que teem altos cargos no estrangeiro pois e de la que se pode mexer os cordelinhos sem se ser topado e se pode sair sempre ilibado.....( eu nem em portugal estou ,como e que posso estar envolvido neste negocio ) meu inimigo politico quando a corda partir vai partir por todo o lado e tu nao escaparas ileso como tens feito ate aqui.

Anónimo disse...

Que grande profissional. Força Cerejo não tenha medo! Denuncie toda a podridão que conhece, só assim, com Jornalista com este se consegue um Portugal mais limpo. Com poderia ele escrever alguma coisa? Basta arquivar e esperar que mais ninguém mexa na porcaria para ele não cheirar mal.
Todos juntos num saco e atirados ao Tejo ainda era pouco. Bando de inúteis e corruptos. Tão ladrão é o que rouba como o que fica à porta. Bebam lixivia para purificar e mesmo assim tenho dúvidas que as nódoas saiam!