quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Vieira da Silva recebe pais da Fundação D. Pedro IV

O ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, recebe hoje no seu gabinete um grupo de pais que representa 850 encarregados de educação das crianças que frequentam os sete estabelecimentos de infância da Fundação D. Pedro IV em Lisboa.
Ontem, ao final da tarde, os pais da crianças estiveram reunidos em assembleia, no anfiteatro da Faculdade de Ciências Médicas, na qual foi divulgada a realização do encontro de hoje com o ministro Vieira da Silva.
Um grupo de mais de meia centena daqueles pais tem vindo a tornar pública, desde o início do mês de Janeiro, a sua preocupação relativamente aos efeitos de uma reestruturação económica daquela instituição particular de solidariedade social. A instituição tem actividade na área da infância e tem estado no centro de várias polémicas relacionadas com o facto de o Estado lhe ter doado mais de 1400 fogos de habitação social em Chelas e lhe ter entregue, sem concurso, a gestão do maior estabelecimento de apoio a idosos da Segurança Social, a Mansão de Marvila.
Confrontados com a diminuição de pessoal nas creches e jardins-de-infância frequentados pelos seus filhos, e com a obrigatoriedade de as auxiliares de acção educativa passarem a assegurar as limpezas das salas das crianças nos horários em que lhes competia zelar pela sua segurança, os pais recorreram em massa ao livro amarelo da Segurança Social. Na sequência destas reclamações, os serviços da Segurança Social já efectuaram três inspecções em outros tantos estabelecimentos da fundação.
Os pais criaram também um blogue, no qual se sucedem os relatos de alegadas condutas irregulares que estarão a prejudicar a segurança, higiene e estabilidade emocional dos menores seus filhos, aos quais o ministro Vieira da Silva não ficou indiferente.
Na passada sexta-feira, a Fundação D. Pedro IV divulgou um documento onde informa que a instituição vai suspender a reestruturação em curso e aguardar a interpretação jurídica que foi pedida ao Centro Distrital de Segurança Social de Lisboa. Os pais não acreditam neste despacho porque no mesmo dia em que foi divulgado foram convidadas a sair para a Mansão de Marvila cinco auxiliares da área da infância.
De acordo com um relato de uma trabalhadora da fundação que contactou o PÚBLICO, esta semana as auxiliares de educação continuaram a ser obrigadas a aspirar e lavar as salas. Durante esse período de tempo, acrescentou, as crianças são deslocadas para outra sala.
in Jornal Público, 15/Fevereiro/2007

3 comentários:

Anónimo disse...

O que podemos dizer?
Indignação, contestação e accção urgente dos governantes eleitos, porque os cidadãos de bem e o País merecem e tem esse direito.
QUE DEMOCRACIA É ESTA?
COMO ALGUMA DESTA GENTE, É CONTRA O 25 DE ABRIL, MAS ABRIL ABRIU AS PORTAS DA LIBERDADE COMO ABRIU AS PORTAS A GENTE, FUNDAÇÃO D. PEDRO IV, CANTO MONIZ E TANTOS OUTROS IGUAIS A ELE.
TEMOS QUE EXIGIR E COLOCAR UM PONTO FINAL NESTE TIPO DE GENTE, QUE CORROE E MINA A SOCIEDADE, BASTA!
APETECE-ME GRITAR, SOCORRO ACUDAM A UM PAÍS À BEIRA DA ROTURA, POR TANTA CORRUPÇÃO, TANTA FALTA DE DIGNIDADE E RESPEITO A UMA NAÇÃO QUE SE CHAMA PORTUGAL.

"VIVA A CIDADANIA, VIVA PORTUGAL LIVRE E DEMOCRÁTICO".

Anónimo disse...

ERA UMA VEZ UM PAÍS DE TAL, MANEIRA EXPLORADO , PELOS CONSORCIOS, MONIZ QUE ATÉ HOJE JÁ SE DIZ QUE NOS TEMPOS DO PASSADO, SE CHAMAVA ESSE PAIS, PORTUGAL SUICIDADO,
OS EXPLORADORES SUBALTERNOS,OS EXPLORADORES, GARALHÕES, ERAM MAIS COMILÕES, QUE A LOMBRIGA QUE SE AMANHA COM OS PROPRIOS CAGALHÕES.
MAS TÃO BEM ESCREVEU O POETA, ANOS ATRÁS. ESTES VERMES COMEM TUDO E DEIXAM O PAÍS NA MISÉRIA, SÓ SABEM PEDIR SACRIFICIOS AOS PORTUGUESES, CERTAMENTE PARA ROUBAREM.MAIS E MAIS ..VIVA.. PORTUGAL LIVRE DE FASCISTAS DE ABUTRES...

Anónimo disse...

QUER ELES QUEIRAM QUER NÃO, AS PORTAS QUE ABRIL ABRIU, NUNCA MAIS NINGUEM , AS CERRA, ESTÃO ESCANCARADAS DE VEZ.PUTA QUE OS PARIU..