sexta-feira, abril 18, 2008

DIAP "está no bom caminho"

A directora do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, Maria José Morgado, considerou hoje que o DIAP "está no bom caminho", mas que pode ser "melhor organizado", designadamente através da criação de uma "bolsa de peritos" para combater a corrupção.

"O nosso negócio é o combate ao crime. E o projecto é de melhores resultados, de maior rapidez, de melhor tratamento das pessoas que são ofendidas com a prática dos crimes. Também o descongestionamento do DIAP", disse a magistrada do Ministério Público, apontando igualmente como essencial para o projecto a criação de um sistema informático adequado à gestão do inquérito crime e de "interface" com as polícias.

Para "melhor organizar" o DIAP e ajudar o combate à criminalidade económico-financeira, Maria José Morgado e a sua equipa estão estudar a criação de uma "bolsa de peritos", constituída por técnicos privados "que queiram colaborar voluntariamente com o DIAP para o bom funcionamento da Justiça".

(...)

"Em termos de combate à corrupção, o MP tem o dever e obrigação de apresentar os melhores resultados que estejam ao seu alcance com os meios que tem e com as leis que existem. Não pode nem deve fracassar", enfatizou a magistrada, considerando, contudo, que "isto é uma guerra prolongada" contra "uma criminalidade sem vítima, em que ninguém se queixa".
Para Maria José Morgado, a vítima da corrupção "somos todos nós" porque "pagamos serviços mais caros, contratos mais caros", já que "a corrupção traduz-se no aumento do preço dos serviços públicos, na diminuição das verbas" para o Estado.

(...)

A procuradora-geral adjunta é conhecida pelas suas afirmações directas e polémicas, tendo em Junho de 2004 dito à revista "Visão" que "a Justiça (portuguesa) não está preparada para enfrentar os poderosos".

10 comentários:

Unknown disse...

Então, está na hora de se exigir uma investigação dos moradores às queixas apresentadas no ministério público contra a Fundação D. Pedro IV....

Ana Isabel disse...

Será que as queixas dos moradores do bairro dos Loios e Amendoeiras, contra a Fundação D.Pedro IV, irão ter o mesmo desfecho do Relatório PROCESSO Nº 75/96, de Averiguações À Fundação D.Pedro IV ?
Esperemos que não!
Lembro-me e de acordo com a noticia transmitida na SIC (Canal de televisão), a comissão de moradores do bairro das Amendoeiras deslocou-se à Procuradoria Geral da República, para apresentar queixa e entregar documentos, a 23 de Fevereiro de 2007, e até agora penso que nada, ou já?
Bem, se nada ainda aconteceu vamos aguardar, e de acordo com o velho ditado, "A JUSTIÇA TARDA MAS NÃO FALHA", estamos cá para ver.
Agora que se tornou público, uns quantos projectos para a Freguesia de Marvila, mais em concreto para Chelas, talvez alguns compreendam o porquê da doação à Fundação de 1400 fogos a custo zero, inclusive os espaços comuns e a gestão por 10 anos da Mansão de Marvila, junto ao Poço do Bispo, que ainda se encontra nas garras da Fundação.
Penso que os residentes de toda aquela zona, devem estar atentos, em alerta laranja, não podemos esquecer, que quase toda a zona é constituída por habitação social.
Tendo em linha de conta, toda a especulação imobiliária e grandes interesses financeiros que todos estes projectos comportam, veremos se não temos que assistir naquela zona a mais uns quantos conflitos sociais, que é varrer com as pessoas que actualmente ali habitam,para colocaram nas novas construções pessoas classe média alta.
Atentos e vigilantes.
"Homem prevenido vale por dois"

anonimo disse...

“A ERA DOS ISMOS”
1- Fascismo
2- Comunismo
3- Socialismo
4- Revisionismo
5- Divisionismo
6- Radicalismo
7- Egocentrismo
Sempre a mesma terminologia

“OUTRA ERA”
8- Liberdade
9- Democracia
10- Cidadania

Uma vez mais no dia 15 de Abril de 2008, os moradores do bairro das Amendoeiras no uso da sua liberdade, deram uma lição de cidadania e de democracia participativa.
Funcionou a velha máxima, “PENSO LOGO EXISTO”
Na verdade, existam pessoas que não concordem nem aceitem estes princípios ou conceitos, estão no seu direito.
Quanto a frases feitas “ somos lideres estamos a liderar uma Luta e somos nós que e etc…….” Não pode de forma alguma ter a minha concordância, porque as diversas organizações representativas de qualquer luta ou reivindicação, devem ter uma outra postura, a liberdade de escolha, opinião e não a da imposição.
Ninguém nas Amendoeiras individualmente é importante, uma pessoa só é importante porque outros lhe dão importância, no caso concreto da luta do bairro das Amendoeiras a importância é de todos os moradores e da nossa justa luta pelo direito à habitação que ainda não terminou.
Unidos temos vencido e vamos vencer.
Viva a liberdade de escolha e agir.
Viva a cidadania.

anonimo disse...

O ser humano no seu pior, claro na minha óptica.
Tinha um enorme respeito pelo Srº André e agora tudo isto!
Pois esse respeito neste momento, já pertence ao passado.
Em relação à carta colocada pelo Srº André, na minha caixa do correio e dos restantes 922 ou mais moradores, em vésperas de uma Assembleia de moradores, na qual se iriam tomar decisões tão importantes, foi um gesto de alguém que não respeitou os moradores nem honrou 3 anos de luta, na qual também esteve envolvido.
Li e reli a aquela triste carta, de três páginas com frente e verso.
Quanto à primeira página e pela narração, sempre na primeira pessoa, deduzi que o Srº fez tudo aquilo sozinho?
Não me parece! Teve essa necessidade foi? "Eu fiz, eu fui, eu prescindi disto e daquilo, eu. eu ....., tudo sempre repito na primeira pessoa.
Na segunda página , narra e muito bem, toda a história de luta de um bairro até ao actual momento.
Depois no restante discurso, pegou numa moca de Fafe, e aqui vai disto.
Pois segundo aquilo que me foi narrado, foi o Srº que se demitiu e provocou toda uma situação que levou à saída de um homem, que há trinta e três anos esteve ao lado dos moradores pela legalização e conquista das nossas casas, enquanto alguns de vocês ainda andavam de calções.
Quanto aos comentários que faz acerca dos seus ex-companheiros, deixe que lhe diga, então o Srº também foi um animal amestrado? Porque nessa carta palavras suas diz: "preferindo-se o seguidismo cego, e a dizer que sim a tudo com a cabeça, imitando alguns animais amestrados num qualquer circo de provincia a mando dos donos".
Isto revela muita pobreza de espírito,ó o Srº André, esperava de si atitudes mais nobres.
Ou então o Srº andava muito ocupado a promover e deslocar-se sozinho e passo a citar de acordo com o descrito na carta:"reuniões com o nosso advogado, assim com os mais variados políticos, tanto na Câmara Municipal como na Assembleia da República, mas também com o governo na pessoa do Secretário de Estado da Habitação, e com os responsáveis do antigo IGAPHE e mais recentemente com o IHRU".
Deixe que lhe transmita a minha modesta opinião, a sua atitude e o conteúdo da sua carta, não pode
ter nunca a minha anuência.
Sempre acreditei no seu trabalho e em toda a Comissão, não importa qual ou quais as simpatias partidárias de cada um que fez ou faz parte da Comissão de Moradores, importa sim todo o trabalho, força, empenho e dedicação a todo este processo.
Estive também presente na assembleia de moradores no dia 15 do mês em curso, votei a proposta do Srº André não para fazer jeito, mas sim porque é uma boa proposta, não concordei foi com a postura e forma nítida de destruição dos restantes elementos que ainda estão e muito bem, a lutar pelo direito às nossas casas.
Também vi o Srº David, sereno sem criar conflito com nada e com ninguém, essa sim foi uma atitude digna de alguém que acatou decisões da maioria, e no entanto sabendo que o Srº André lhe tinha chamado os piores nomes.
Como podem constatar, neste bairro há moradores que sabem analizar as coisas, por vezes a vida profissional não lhes deixa tempo para uma participação mais activa.
Sou Armindo Cardoso moro no lote 68 nas Amendoeiras, trabalho no Tribunal de Contas.
Obrigado por tudo o que fizeram por todos nós, espero que continuem a fazer em prol do bairro e das nossas casas.
Muito obrigado.
Aos que estão e aos que saíram.
Armindo Cardoso.

Unknown disse...

Então veio hoje o Presidente da República, com as suas lágrimas de crocodilo, lamentar que os cidadãos estão insatifeitos com a democracia portuguesa.

O Cavaco Silva, foi, nem mais nem menos, um dos principais responsáveis pelo atraso em que Portugal vive após o 25 de Abril de 1974.

Meus amigos,

Infelizmente, o povo português continua a ser um povo desinteressado com o que está à sua volta.

É um erro pensar-se que o que os politicos fazem não nos interessa e quando nos alheamos, somos sempre prejudicados.

Se não vejam:

Aí há uns anos, andava o povo adormecido e entretido a ver a bola e as telenovelas e nas costas do mesmo povo, o governo do Cavaco Silva criou uma das maiores afrontas ao direito à habitação, que é o decreto-lei nº 166/93 de 7 de Maio, que define a renda apoiada.

Enquanto o povo anda distraído, os políticos fazem decretos-lei por encomenda para os amigos poderem tirar partido dos mesmos.

A renda apoiada iria ser a galinha dos ovos de ouro para aqueles que encaram a habitação, não como um direito dos cidadãos, mas sim como uma forma de se fazer dinheiro com a habitação.

O Canto Moniz bem tentou tirar partido desse decreto-lei da renda apoiada feito por encomenda.

Felizmente que os cidadãos do bairro dos Lóios e das Amendoeiras, lutaram contra a a politica de habitação da Fundação D. Pedro IV.

Mas continuam na mesma a querer impingir aos moradores a renda apoiada, que nem sequer é constitucional.

O Sr. Cavaco Silva, que tanto fala da democracia, deveria ter vergonha das leis que criou no seu governo contra o povo.

O Sr. Cavaco Silva deveria ter vergonha de ter como consultor o Carlos Blanco de Morais, que esteve nos orgãos sociais da Fundação D. Pedro IV.

Se existe hoje em dia uma coisa chamada Fundação D. Pedro IV é porque governos anteriores o permitiram, incluíndo o do Sr. Cavaco Silva.

Se existe hoje uma aberração chamada renda apoiada, deve-se ao governo do Cavaco Silva.

Se existe hoje em dia pessoas no IHRU, que não gostam da democracia, é porque os sucessivos governos e políticos contribeum para tal.

No IHRU, existe muita gente que detesta esse conceito que é a democracia e vão querer continuar a tratar o povo como um bando de "burros".

Está nas mãos dos moradores de Chelas, mostrar ao IHRU que não aceitam e não se deixam enganar por decretos leis feitos contra o povo, para enriquecer meia dúzia de pessoas, precisamente à custa do povo.

Está nas mãos dos moradores de Chelas dizerem não a uma política de habitação, que durante vários anos marginzalizou os mesmos moradores.

Os moradores de Chelas, têm de continuar a envorgonhar a política dos IHRU``S, dos governos e de todos esses responsáveis que ao longo dos anos, têm vindo a praticar esta lastimável política de habitação em Portugal.


VIVA A CIDADANIA

Unknown disse...

Será verdade que a Fundação D. Pedro IV também tem investimentos no oriente?...

Cesar Valentim disse...

As vozes das Amendoeiras estão a ser deturpadas, uma mão cheia de nada a palrar em nome da população, há respostas que foram bem dadas...

Unknown disse...

Aqui fica um link para uma carta aberta enviada pelo advogado José Maria Martins ao Presidente da República e que se encontra no respectivo blogue.


Carta Aberta ao Presidente da República

Unknown disse...

Ainda a propósito do universo Fundação D. Pedro IV e universo Casa Pia, deixo aqui o link para um post do Blogue "Do Portugal Profundo", que informa sobre o testemunho de três crianças referenciando o Jaime Gama nas suspeitas de abusos a alunos da Casa Pia.


Não foi o Canto Moniz que uma vez se dirigiu à Assembleia da República, com o objectivo de interceder junto do seu amigo Jaime Gama?...

Coordenadora da PJ diz que Gama foi referido por três miúdos"- DN

Unknown disse...

O juiz Simões de Almeida, que ignorou o relatório que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV, surge numa lista de suspeitos do processo Casa Pia do antigo jornal "O Independente" e que se encontra na caixa de comentários do Blogue "Do Portugal Profundo".


PROCESSO CASA PIA – LISTA DOS 127