sábado, maio 19, 2007

Fundação D. Pedro IV investigada pelo DIAP

A Fundação D. Pedro IV está a ser investigada pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) às queixas apresentadas por moradores de habitação social gerida pela Fundação sobre o destino que terá dado a subsídios do Estado.

A investigação revela que o património imobiliário da Fundação, em Lisboa, atinge os 95 milhões de euros.
Um valor em grande parte constituído por prédios de habitação social localizados na freguesia de Marvila, nos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras que eram do IGAPHE e que foram transferidos gratuitamente para a Fundação, por concurso público.
Recentemente, pela primeira vez, um canal de televisão transmitiu uma reportagem sobre esta fundação, que apelidou de "intocável" e que contou a sua história desde o início que remonta a 1992, data em que de associação passou a denominar-se Fundação e a receber, por isso, avultados subsídios estatais.
Vasco Canto Moniz é seu presidente há 15 anos e nem um relatório da Segurança Social apresentado em 2000, que concluía que a Fundação tinha de ser extinta, o afastou.
Moradores que se dizem prejudicados por este "senhorio" e pais de crianças que frequentaram as creches geridas pela Fundação afirmaram na televisão que Canto Moniz "foi um erro de casting" e que a Fundação "se desviou do seu objectivo social em prol de uma holding imobiliária".
Apesar dos testemunhos, Canto Moniz é irredutível nos seus argumentos de que a Fundação presta um serviço de cariz social. A verdade é que o relatório que denunciava várias ilegalidades cometidas pela Fundação foi arquivado pelo Inspector-Geral, Simões de Almeida, e substituído em 2001, por um relatório definitivo elogioso para a instituição. Em Janeiro de 2007 é aberto um novo inquérito e apesar de saber que é uma luta difícil, a população não vai descansar enquanto a Fundação D. Pedro IV não for extinta.
in Expresso do Oriente, Maio de 2007

6 comentários:

Anónimo disse...

REALMENTE QUERIDOS, MORADORES , SOÍS TÃO, SANTINHOS , O QUE ESTÃO Á ESPERA, PARA FAZEREM UMA MANIF. AGORA JÁ.CONTRA O GOVERNO, CONTRA , TUDO ISTO. FORÇA CHELAS....

Anónimo disse...

Só uma manifestação faz sentido perante o corrupto que se candidata a câmara de Lisboa, esse juiz da treta, amigo do Canto Moniz, que lhe ofereceu a Mansão de Marvila, certamente a troco de milhares de €.

Anónimo disse...

Concordo!

É preciso organizar-se formas de luta mais avançadas.

E com palavras de ordem, em que os que tudo fazem e nada têm se revejam.

Porque a luta é acima de tudo.

É entre os que tudo têm e que nada fazem, e os que tudo fazem e nada têm.

Embora, os nossos falsos amigos, nos digam e tentem convencer que o melhor caminho a seguir, é esperar-mos calma e serenamente, que o governo anti-povo Sócrates/Cavaco mude de politica, esperar pelas eleições intercalares para a CML, e se possível convencerem-nos a votar-mos em mais do mesmo.

Vejam a forma como a comunicação oficial, procede na promoção dos candidatos das forças politicas que no fundo representam mais do mesmo, que é o mesmo que dizer e constatar que são os que tudo têm e nada fazem.

Temos de estar atentos a estas manobras.

Em frente com a justa luta do Povo do Bairro das Amendoeiras e dos Lóios!

Em frente com a justa luta do Povo contra os que tudo têm e nada fazem!

Abaixo o Governo Sócrates/Cavaco!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

AMIGOS, VAMOS ENTÃO CONVUCAR ESSA MANIF. E POR TUDO EM PRATOS LIMPOS , MAS TEM DE SER JÁ , SENÃO É TARDE. FORÇA CHELAS....

Anónimo disse...

Tenho de dizer a quem gosta de escrever com letras maiúsculas que não precisa de gritar nem de estar com palavras da treta que quando tivermos de fazer manifes elas seram feitas sem ser preciso ninguem vir aqui encomenda-las

Anónimo disse...

EU NÃO ESTOU A ENCOMENDAR NADA, SOÍS, VÓS FILHOS, DE DEUS, QUE TENDES DE SABER , AS PRIORIDADES.
ELES ESPREITAM-VOS, COMO VAMPIROS, PORQUE EU COMO, NÃO MORO AI ESTOU-ME NAS TINTAS, ERA SÓ UM CONSLHO, VÓS É QUE SABEIS, DA VOSSA VIDA, MAS NÃO ME DIGAM, QUE HLES VÃO VÃO SERVIR MAIS UM XAZINHO, SERIA PÉSSIMO, ACREDITO QUE SOIS PESSOAS INTELIGENTES......