domingo, novembro 25, 2007

Joaquina Madeira recomendou a Fundação D. Pedro IV

Há 21 anos que Joaquina Madeira ocupa cargos de nomeação política. Passou pelos governos de Cavaco, Durão, Santana e Sócrates, e nunca as ideologias a afastaram dos lugares públicos. A direcção da Casa Pia, que lidera desde Maio, e as novas denúncias de abusos sexuais fizeram-na sair do anonimato.
Quem já trabalhou com ela diz que "fez carreira no sistema e aprendeu a defendê-lo"(...) Executa à risca as indicações políticas da tutela, sem contestar. E não se lhe conhecessem preferências partidárias.(...) Zelosa da imagem pública da Casa Pia, teria preferido manter o secretismo e resolver o assunto internamente.
(...)
Com uma longa carreira na área social, foi comissária da Luta contra a Pobreza, directora-geral da Acção Social e vogal do conselho directivo do Instituto de Segurança Social. A única mancha no "vasto currículo", que Vieria da Silva lhe elogia, será talvez a sua passagem pela Fundação D. Pedro IV, onde esteve sete anos.
Joaquina Madeira foi vogal do conselho fiscal desta instituição, que um inquérito da Inspecção-Geral de Segurança Social propôs encerrar, depois de ter detectado várias irregularidades, em 2000 - ano da sua saída da instituição.
O relatório final deste inquérito - que conclui que o "Estado foi enganado pelos responsáveis da fundação" - acabou, porém, por ficar esquecido na gaveta do então inspector-geral da Segurança Social Simões de Almeida - que Paulo Pedroso haveria de convidar para Secretário de Estado da Segurança Social.
Perante as irregularidades apontadas pelo documento, Joaquina Madeira limitou-se a comentar na altura: "Não há nenhuma instituição que não tenha problemas. Só quem não faz é que não peca".
Quatro anos mais tarde, Joaquina Madeira, então administradora do Instituto de Solidariedade e Segurança Social, recomendou aquela mesma instituição à Segurança Social para gerir a Mansão de Marvila - um dos mais importantes estabelecimentos públicos de apoio a idosos.
Vasco Canto Moniz, presidente da Fundação D. Pedro IV, assegura porém a total transparência e rigor das acções de Joaquina Madeira e elogia as suas qualidades. "É uma pessoa de grande personalidade, exigência e correcção", sublinha Canto Moniz, que acrescenta: "Feliz do ministro que a tenha como directora".
(...)
Para o juiz (Armando Leandro), Joaquina Madeira na Casa Pia é a pessoa certa no lugar certo: "Tem um projecto de humanização, de garantia dos direitos das crianças e da redução da dimensão dos lares".
in semanário "Sol", 24/Novembro/2007

13 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos,


Como é sabido e inclusive como foi reportado no relatório que propunha a extinção da Fundação D. Pedro IV, bem como em peças do jornal "Público", a mesma Instituição manteve desde o seu incio uma relacção de promiscuidade com o estado.

Percebe-se assim, que a Joaquina Madeira foi durante cinco anos o elemento que fazia a ligação de promiscuidade entre a Fundação e a segurança social.

A avaliar pelas declarações do Canto Moniz ao "Sol", a mesma deve ter sido importante para a Fundação ter recibo verbas da Segurança Social em contornos contabilísticos pouco transparentes.

De acordo com o relatório que propunha a extinção da Fundação, há vários anos que o Canto Moniz tem vindo a delapidar o património da Fundação D. Pedro IV e do Estado em seu proveito próprio e sempre com a contribuição de técnicos da segurança social, entre os quais a Joaquina Madeira.

Anónimo disse...

"Vasto currículo"

Anónimo disse...

Essa «mula«,tem um vasto corriculo, na corrupção,na pedófilia,e tudo o mais que acaba em ia ,mas ficou, .
QUE PAIS DE MERDA ESTE ONDE VIVEMOS.
CORRUPÇÃO, MAIS CORRUPÇÃO,

Anónimo disse...

Se nós já sabemos, quem é este tipo de gente.

Temos de ganhar rapidamente a consciência, que enquanto prevalecer o sistema político e oficial vigente, tal tipo de gente foi, é e continuará protegida,

Por outro lado temos de nos convencer, e admitir, que esse tipo de gente, bem como o sistema político e ideológico, seu protector pode e deve ser vencido.

Mas também temos de passar a levar á pratica outros tipos de atitude.

Continuar e bem, por todos os meios que temos ao nosso alcance, a denúncia de todas as praticas já conhecidas, bem como a dar a conhecer as que ainda estão encobertas, ou ainda, pouco conhecidas.

Nas próximas eleições e seguintes, o Povo ir em massa votar, mas não votar em mais do mesmo.

Perder as ilusões com os autos denominados, independentes e apartidários, que normalmente aparecem, apresentados com pompa e circunstância pela comunicação oficial, e protegidos pelo sistema oficial e político vigente.

Se o Povo não for em massa, votar as clientelas partidárias vão, bem como os amigos dos denominados independentes e apartidários, e assim corremos o risco de tudo ficar na mesma.

Como Marx dizia, já entendemos o mundo agora há que transforma-lo.

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

Partidos ,politicos conscientes,
Jornalista,que escrevem,verdade,que escrevem, razão.
Vamos todos para a rua, denunciar,a corrupção, a «PDÓFILIA«.
Vamos gritar bem alto,o nome desses bandahlos, pedófilos,que destroem a nossa sociedade,que governam e teem governado o nosso país,e destrem os jovens ´mais desfavorecidos,deste país, triste.
COMO OS «MORADORES DAS AMENDOEIRAS CONSEGUIRAM, GANHAR A GRANDE LUTA QUE TRAVARAM ,TAMBEM PODEMOS GANHAR A LUTA CONTRA A PEDÓFILIA, CONTRA A CORRUPÇÃO.
Eu acho que as duas , muitas vezes andam de mãos dadas, e os politicos porque estão calados, fizeram ,algum pacto de não comentário,mas que trsiteza.
Porque entrega o estado criança á FUNDAÇÃO D.PEDRO IV.Porque leva o Canto MONIZ .essas crianças para as suas QUINTAS.
Será para fazerem cosegas aos cavalos.............

Anónimo disse...

depois de tanta luta ,a verdade,e justiça vencerão,

Anónimo disse...

Estranho Canto Moniz vir em defesa da dama?
Estranho para quem não conheça o trajecto da Joaquina Madeira.
Será que esta senhora durante o periodo que era parte integrante da Fundação D.Pedro IV, vai afirmar que desconhecia as festas privadas organizadas por Canto Moniz, que eram verdadeiras orgias no Estoril para presentear alguns amigos, e o maná eram jovens desprotegidos.
Pois é a senhora vai afirmar que desconhecia de todo as actividades negras e toda a promiscuidade que envolvia a Fundação, por isso lhe entregou a Mansão de Marvila sem concurso público a estes crápulas.
Como também lhe passou ao lado o relatório 75/96, que cujas conclusões apontaram para extinção da Fundação e que o mesmo despareceu misteriosamente e penso que não foi numa noite de nevoeiro.
Pois é à jaquininha não lhe conhecem simpatias ou tendências partidárias, pois bem , assim come de todos os lados, está bem com deus e com o diabo.
Drª Joaquina Madeira, bem pode mudar o visual, para que não a identifiquem com um certo passado, a tal mancha no curriculum, mas segundo o ditado popular "o lobo perde os dentes mas não perde os intentos".
O cheiro desta gente é nauseabundo, prolifera na atmosfera de tal maneira que nos intoxica.
Por isso vamos limpar o ar que respiramos deste cheiro, exercer o direito de cidadania, contribuir com coragem e determinação para denunciar esta gente.
Bem hajam os Homens e Mulheres do meu País com coragem.

Anónimo disse...

COMENTÀRIO RETIRADO DO BLOGUE DOS PAIS DAS CRIANÇAS DA FUNDAÇÂO D. PEDRO IV:


(...) não entendo é que como é que a frente da infancia apatrece agora à Dulce Canto Moniz, É formada em jornalismo, já passou outras funções Fundação, por cada função a Fundação paga-lhe uma pós-graduação.

Quando estava na habitação teve uma bolsa para tirar um curso de gestão, quando o Eng. canto moniz viu que as coisas não estavam bem, passou para a infância, onde esta a desempenhar um cargo sem ter qualificações e o mais importante conhecimento nem sensibilidade para o mesmo, mas a sensibilidade nunca vai ter para nada, mas é filha do Eng. canto moniz, brevemente irá subir ainda mais, esperem pela demora… estamos cá para ver.

Actualmente esta a tirar uma outra pós graduação com bolsa da fundação, mas já esta a desempenhar a função desde setembro de 2006, como já referi sem ter qualquer qualificação, conhecimento ou experiência para o mesmo.

ATENÇÃO GRUPO DE PAIS isto é muito preocupante, estamos a pagar para os nossos filhos frequentarem a Fundação, mas quem manda não sabe nada de nada de crianças, por sinal até parece não ter grande simpatia pelas mesmas.

É arrogante para as directoras, educadoras ….. e trata mal toda a gente, deve ser da educação.
SERA ISTO MAIS UM ESCANDALO DA FUNDAÇÃO D. PEDRO IV.

Em vez de investir nos estabelecimentos de infância, a fundação paga bolsas à filha do canto moniz para ela puder ser directora, à força, para a propria fundação sustentar a filha e assim o pai não tem que lhe dar mesada.

Seria uma boa investigação


Joaquina Madeira e a Fundação D. Pedro IV

Anónimo disse...

Toda esta comédia não passa de POUCA VERGONHA E IMPUNIDADE APADRINHADA (por quem não devia) de um par típico, que integra um elevadíssimo numero de gente de médio/alto nível sócio-cultural, mas cujo interior fede, por sistemática violação dos princípios de moral, pudor e honestidade.

Este elevadíssimo numero, constitui um grupo tentaculizado que ocupa a generalidade de cargos chave do poder, sociais e outros.
A sua atitude é ferozmente corperativista, sobressaindo a postura "bobónica" como na troca de carinhos do caso vertente, qual lamechismo pegajoso.

Dada a sua distribuição estratégica sócio-política,defendem-se bem entre si.
E continuam a pavonear-se perante aqueles que assim não o são e que, cumulativamente, tem poder e meios de os fazer calar/punir, mas porque em minoria, por comodismo ou outras razões, se acobardar e "deixam andar".
Em última análise, permitem assim o avolumar desta massa lamacenta por eles criada, que cobre o País e onde todos nós somos, inevitávelmente, obrigados a chafurdar, na labuta do dia-a-dia.

Anónimo disse...

Joaquina ,fora da casa PIA.
Opovo não quer, que asta «sra, entregue entregue mais crianças, para serem abusadas.
basta, dasta, .sers jornalistas visitem a MANSÃO DE MARVILA.
E FALEM COM OS MIUDOS.
Canto monizé PEDÓFILO,
MORTE A CANTO MONIZ E AMIGOS..

Anónimo disse...

Toda esta chafurdeira, de corrupção e pedófilia que andam de mãos dadas com a Fundação D. Pedro IV / Casa Pia, só é possível com a conivência dos sucessivos governos e dos políticos que têm altos cargos no aparelho de Estado e nos seus órgãos. Enquanto tudo isto não fôr denunciado de forma eficaz, sem que estes abutres controlem a informação, nada disto será do conhecimento do grande público em geral. Isto só tem um caminho,organizar um grande movimento com vista a organizar uma marcha nacional contra a corrupção e a pedófilia, em que se convidará organizações nacionais e quem sabe estrangeiras a participar activamente neste grande protesto. Aí será importante denunciar as práticas cometidas neste País por organizações como a Fundação D. Pedro IV, e chamar assim a atenção da opinião pública,nacional e estrangeira para este drama nacional, e levar este país para a ribalta internacional e envergonhar os políticos corruptos que teimam em continuar a proteger
este estado de coisas, sem nada fazerem de eficaz contra estes crimes. Deixo este alerta ás consciências deste País, para que se comece desde já a organizar este movimento. Em frente na luta contra a corrupção e a pedófilia, e abaixo todos os poderes corruptos e indiferentes.

Anónimo disse...

Muito bem estuo de acordo,
vamos comessar ,hontem, que hoje já é tarde.VIVA A JUSTIÇA,A DEMOCRACIA.VIVA PORTUGAL,LIVRE DE
«FEIOS PORCOS E MAUS«.

Curiosa Qb disse...

Desvio-me do tema do post, mas gostaria informar sobre a

PETIÇÃO EM PROL DAS CRIANÇAS VÍTIMAS DE CRIMES SEXUAIS

Para estabelecimento de medidas sociais, administrativas, legais e judiciais, que realizem o dever de protecção do Estado em relação às crianças confiadas à guarda de instituições, assim como as que assegurem o respeito pelas necessidades especiais da criança vítima de crimes sexuais, testemunha em processo penal.

ASSINE e DIVULGE

COPIE O TEXTO DA PETIÇÃO E PUBLIQUE NO SEU BLOGUE – ao divulgar já está a ajudar.

http://www.petitiononline.com/criancas/petition.html