sábado, janeiro 20, 2007

Pais de crianças da Fundação D. Pedro IV iniciam movimento de protesto

Um grupo de pais de crianças que frequentam os estabelecimentos de infância da Fundação D. Pedro IV desencadeou um movimento de protesto contra medidas tomadas pela Fundação, que consideram ser ilegais.
A contestação iniciou-se após o anúncio da Fundação, a meio do ano lectivo, de que os seus estabelecimentos irão encerrar durante o mês de Agosto, o que de acordo com os pais das crianças, viola o artigo 17º Cap. V, do regulamento interno da Fundação.
Os pais das crianças haviam seleccionado os estabelecimentos da Fundação, porque permitiam-lhes uma maior flexibilidade na escolha das férias de verão, tendo inclusive, pago mensalidades adiantadas nos dois primeiros meses do ano lectivo, prevendo tal situação.
O grupo de pais contesta igualmente a redução de pessoal verificada nos estabelecimentos da Fundação D. Pedro IV, onde as ajudantes de acção educativa passaram a ter que efectuar também a limpeza das salas, deixando de acompanhar as crianças durante uma parte do seu horário.

PROBLEMAS NOS ESTABELECIMENTOS DE INFÂNCIA SÂO ANTIGOS

Anteriormente ao anúncio do encerramento dos estabelecimentos da Fundação no mês de Agosto, haviam surgido várias reclamações de pais de crianças, concretamente devido ao facto de ter sido retirado pessoal auxiliar das salas de berçário, entre outras, e que se constituem como irregularidades.
Os problemas existentes nos estabelecimentos de infância da Fundação D. Pedro IV não são novos. Em Setembro de 2006, o jornal “Público” noticiava que o estabelecimento de infância de São Vicente, localizado na Graça, havia recusado, em Março, renovar as matrículas de dois irmãos, de um e quatro anos, devido à mãe dos mesmos ter posto em causa uma prática corrente na instituição.
Algum tempo antes, a mãe das crianças tinha posto em causa a prática da Fundação D. Pedro IV que consistia em colocar as crianças que adoenciam subitamente, numa "quarentena" improvisada no berçário, enquanto os seus pais não os vinham buscar.
O procedimento é proibido por lei para evitar contágios e de acordo com o jornal, na semana em que a mãe das crianças se apercebeu de que se encontrava uma criança doente no berçário, verificou-se um surto de gastroentrite viral que afectou oito dos onze bebés.
A Fundação D. Pedro IV detém 7 Estabelecimentos de Infância situados na cidade de Lisboa, abrangendo cerca de 850 crianças, de idades compreendidas entre os 4 meses e os 10 anos e distribuidas pelas zonas de Arroios, Calafates, Junqueira, Olivais, Santa Quitéria Santana e São Vicente.

PROCESSOS DA FUNDAÇÂO D. PEDRO IV ENVOLVIDOS EM POLÉMICA

O problema das crianças dos estabelecimentos de infância da Fundação D. Pedro IV é mais um processo polémico envolvendo a mesma instituição.
A Fundação mantém, desde há mais de um ano, uma situação de lítigio com os moradores dos Bairros dos Lóios e das Amendoeiras, em Chelas, em Lisboa, onde praticou aumentos abruptos dos valores de renda em fogos de habitação social e tem sido acusada de “terrorismo social”.
Criada em 1989, pela presidência do Eng. Vasco do Canto Moniz, que havia sido director do serviço de habitação do IGAPHE, do qual saiu em 1990, devido a um processo disciplinar por irregularidades, a Fundação D. Pedro IV tem sido alvo de várias suspeitas de ilegalidades.
Em 200O, inspectores da segurança social propuseram a sua extinção devido a práticas de ilegalidades, o que nunca chegou a acontecer, uma vez que o então Inspector-Geral da Segurança Social, o juiz Simões de Almeida, não submeteu o respectivo relatório à devida apreciação ministerial. Posteriormente, viria a aprovar um outro relatório a favor da Fundação D. Pedro IV.

5 comentários:

Anónimo disse...

Esse relatório queima... porquê um juiz envolvido nesse relatório?? Juiz que também mandou arquivar outro relatório sobre uma testemunha da Casa Pia que terá sido violada no Porto!

Juiz misterioso que arquiva processos de pedofilia... Será que o da Fundação D. Pedro IV diz o mesmo???

Anónimo disse...

QUE É ISTE , AFINAL QUEM SOMOS NÓS , QUE CONSENTIMOS, QUE ESTE PAÍS, SEJA GOVERNADO POR PEDÓFILOS,E MAL FEITORES,ONDE ESTÁ O VINTE CINCO DE ABRIL, ONDE ESTÁ A ESQUERDA DESTE PAIS, «SERÁ QUE ELA HESISTE«.
ONDE ESTÃO OS VOLORES, QUE EU VENHO ENSINANDO AOS MEUS FILHOS, MAS QUE GERAÇÃO RASCA É ESTA QUE NOS GOVERNA, DESPROMOVIDA DE VALORES, COMO PODEM ELES GOVERNAR UM PAIS, NÃO HÁ PAIS QUE POSSA SER GOVERNADO POR PANELEIROS E PEDÓFILOS,.
BEM HAJAM MORADORES DE CHELAS, PELA LIÇÃO QUE ESTÃO A DAR A TODOS ESTES BANDIDOS. MUITO MAIS ESTÁ PARA VIR, SOBRE ESSE JÚIZ E A CASA PIA ,.......

Anónimo disse...

COMO É POSSIVEL, ESTAR A CONVIVER, COM CRIANÇAS UMA PASSADORA DE DROGA , COMO É A LUISA PEREIRA, O CANTO MONIZ ATÉ TRAFICANTE DE DROGAS É .
COMO PODE O ESTADO CONFIAR CRIANÇAS IDOSOS E TUDO O MAIS , A UM GAJO DESTES . ACODEM AMIGOS VAMOS DAR CABO DELES, A NOSSA FORÇA É MAIOR. TODOS JUNTOS PELA VERDADE, E PELA JUSTIÇA, MORTE AO CANTO MONIZ , O PAIS NÃO PRECISA DE BANDIDOS ,NEM DE LOUCOS COMO ESTE GAJO...

Anónimo disse...

Só quando a hipocrisia
cair do seu pedestral´
nascerá, dia após dia,
um sol p´ra todos igual.
De guerra os grandes culpados
que espalham a dor na terra,
são os menos acusados,
como culpados de guerra.

Anónimo disse...

Etão amigos mais uma noticia ,dos pais das crianças da fundação corrupta, que vem hoge no correio da manhã. vamos todoa para a rua numa grande manif. Denunciar tudo isto até que a voz nos doa.