quarta-feira, janeiro 31, 2007

Pais denunciam circular interna da Fundação D. Pedro IV

O documento preconiza a poupança nas refeições das crianças

Os pais das crianças que frequentam as sete instituições de infância que a Fundação D. Pedro IV gere em Lisboa divulgaram ontem no seu blogue na Internet (http://paisdpedroiv.wordpress.com) mais um dado que consideram preocupante, no âmbito de uma reestruturação económica da instituição que contestam. O blogue reproduz uma cópia de uma circular interna da instituição, datada de 30 de Novembro e assinada pelo presidente do conselho de administração, Vasco do Canto Moniz, na qual é preconizada a utilização de produtos congelados e desidratados na confecção das refeições das crianças. O mote da circular é o da redução de custos. Sobre a qualidade das refeições, o documento da instituição é omisso.
"A encarregada geral dos serviços gerais deverá, de imediato [a partir de Dezembro], avaliar o tipo de produtos para a confecção de alimentos eventualmente congelados e/ ou desidratados e respectivo preço, como proceder no futuro à confecção da alimentação em ordem de uma maior racionalidade do uso do tempo da cozinheira, desejavelmente sem acréscimo de custos de alimentos, e provavelmente com a sua efectiva redução", lê-se.
No mesmo documento, é assumida também a polivalência de algumas categorias profissionais, nomeadamente, educadoras de infância e auxiliares de educação, no sentido de estas passarem a fazer trabalhos de limpeza das salas - factos estes que foram negados ao PÚBLICO pelo gabinete de imprensa da fundação na edição de ontem.
Devido à turbulência das últimas semanas, o Sindicato dos Trabalhadores dos Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza e Actividades Similares (Stad) reuniu-se na passada segunda-feira com a administração da Fundação D. Pedro IV. Em causa estão dez postos de trabalho que a instituição anunciou informalmente que iria extinguir e a obrigatoriedade de as trabalhadoras passarem a fazer limpeza das salas, quando as suas funções são de zelar pela segurança e desenvolvimento das crianças. Francisco Redor, do Stad, garantiu ao PÚBLICO que a fundação reconheceu e ficou escrito em acta que as limpezas só serão feitas por pessoal especializado. Porém, censurou que ontem a Fundação tenha pedido a todas as trabalhadoras para escreverem uma carta a declararem que se recusam a fazer esse serviço.
"Há um decréscimo da higiene e segurança das crianças por causa desta reorganização da fundação. E, por outro lado, a instituição vai avançar para o despedimento de dez trabalhadoras, admitindo, porém, que se for necessário recorrerá à figura do trabalho extraordinário para compensar eventuais carências de pessoal", explicou ao PÚBLICO o sindicalista, que garante que pais e sindicatos irão apoiar estas trabalhadoras cujo posto de trabalho será extinto.

7 comentários:

Anónimo disse...

Vá Canto Moniz... move agora um processo contra o Público como aquele que moveste contra o Independente em 1996 quando houve a denúncia de Corrupçaõ, Gestão danosa e desvio de dinheiro na Fundação!

Anónimo disse...

Esse gajo desse Canto Moniz, um dia destes ainda vai levar um daqueles tariões de criar bicho. Mas não devia ser só ele, os mafiosos que o estão a proteger também deviam levar na corneta, só lhes fazia bem, para ver se aprendiam a não se meterem com pessoas que vivem do seu trabalho, e que não estão para aturar canalhices deste criminoso, que tem levado a vida toda a gamar. Foi no IGAPHE, e tem sido na Fundação D. Pedro IV. Este pulha descende do fascismo assim como toda a nogenta da familia dele, e agora vem armar-se em protector dos pobrezinhos. Aparece cá em Chelas, que nós tratamos-te da saúde porco sujo nogento, e vai gamar os da tua laia gatuno.

Anónimo disse...

A Fundação na área da Infância sempre foi digna e tratou os nossos filhos com muito carinho e respeito.
E não é só as AAE nem as Educadoras de Infância, pois nos dias comemorativos há sempre algo para oferecer às crianças, como no Natal, nos reis e todo o material que os nossos filhos utilizam não é necessário pagar nada como em outras IPSS, por isso não me venham dizer que são as educadoras ou as AAE ou até mesmo as directoras que pagam esse materail.
Tem que ser esse Eng. Canto Moniz que dá essas verbas por isso ele não deve ser assim como dizem.
Sempre gostei e gosto de ter os meus filhos n Fundação.
Quanto a v/luta não me manifesto pois não conheço muito bem como surgiu, mas se têm direito às casas e se o IGAPHE disse que eram vossas ao fim de 25 anos,porque só agora passado trinta anos estão a lutar por elas, porque não lutaram quando passaram os 25 anos?
Mas uma luta tem sempre algode positivo por isso deevm continur na v/luta.

Anónimo disse...

Realmente estou mesmo a ver o srº canto moniz a tirar do bolso dele dinheiro para materiais eheheheheh.
Fique crente de uma coisa se os seus filhos têm direito a bolos e a prendas no natal é a segurança social que o manda ou empresas que oferecem é assim em todas as ipss .
Não nos queira tapar os olhos com a peneira , alem disso pelo que li foi o proprio canto moniz que mandou reduzir no comer do seu filho(a), ou talvez eu esteja enganada e foi o criteiro da cozinheira .Quanto lhe pagou ele ( se é que não é ele proprio de escreveu isso , porque vindo desse srº já nada me espanta ) para vir aqui comentar ?
Quanto ao não termos lutado durante 25 anos fique sabendo que lutamos , eu proprio dirigi-me ao igaphe quando a casa fez os 25 anos e o que me responderam foi"os terrenos ainda estão a ser legalizados mas assim que estiver tudo em ordem voces seram contactados " e assim ficamos á espera , o que nós não sabiamos era que estavam a ser legalizados para o bolso do srº canto moniz e seus compatriotas, e perdoe mas desconfio que você tambem é das que bota ao bolso ( assim tambem não lhe pesa tanto a ele.
só mais uma coisa , de santos esta o mundo cheio e nenhum faz milagres.portanto o srº santo canto moniz não passa de uma fraude .
SRº CANTO MONIZ COMECE ASSINAR O SEU NOME , NÃO NOS FAÇA DE PARVOS QUE DE PARVOS NADA TEMOS CURE-SE, FAÇA UM TRATAMENTO PORQUE O SRº NÃO ESTA NADA BEM , COMEÇO A SENTIR " PENA " DE SI.
Mafalda

Anónimo disse...

Informo que a Fundação D. pedro IV não vai ao Banco alimentar solicitar apoio como muitas e ricas IPSS o fazem.
Será melhor ler novamente o despacho pois o mesmo não refere cortes na alimentação, mas sim a rentabilização do tempo na confecção dos alimentos assim como todos fazemos nas nossas casas.
Se o IGAPHE não atribuiu as casas conforme promessa aos moradores não é da responsabiliadde da Fundação, mas sim da inercia dos moradores das amendoeiras, que preferiram pagar pouco renda do que fazer algo por vós proprios.
Já conheço a Fundação D. pedro IV há váios anos e conheço muito bem os objectivos da instituição será que a srª. já se preocupou em tentar saber os verdadeiros objectivos da dita fundação.
A dita fundação tem gente boa e má como em todos os lados, ~como no v/bairro e como no local onde resido.
Pensem na crise que estamos todos a atravessar, e que as casas são de habitação social quem tem rendas elevadas e acha que são injusta então procurem outro local para morar, pois quando me calculam a mensalidade do meus filhos e se eu não poder suportar também possso procurar outro estabelecimento de ensino.
Se as casas estão velhas e se pagam muito vão viver para outro local e deixem as casas para quem necessitam.
Pois houvi dizer que há uma lista de espera enorme de pessoas para obter habitação social, aqueles que necessitam verdadeira mente que não se importam de pagar consoante os rendimentos para ter uma casa.
Como também foi informada que no dia que se iniciou as inscrições no Estabelecimento dos Olivais muitos pais e avos foram para a porta do estabelecimento ao frio e chuva para tentar inscrever os filhos e ter vaga, é porque a fundação tem referencias não estão de acordo.
Há quase 2 anos estão nesta luta e parece que não tem fim, conversar é que as pessoas se entendem por isso não será melhor chegar a um acordo, para mostrar que o v/povo também sabe resolver conflitos calmamente e não estar um pais ou uma cidade quase toda contra um bairro.
Lutem com as armas que têm e sejam verdadeiras.

Anónimo disse...

Bem desconfio que certas pessoas não sabem ler e outras não sabem o que escrevem.Vou fazer a passagem a ver se sabe ler :

2.a encarregada de serveços gerais deverá,de imediato,avaliar,em tipo de produtos para a confecção de alimentos eventualmente congelados e/ou desidratados,e respectivo preço,comoproceder de futuro à confecção em ordem a uma maior racionalidade do uso do tempo da cozinheira , desejavalmente sem acrescimos de custo de alimentos e provavelmente , com a sua REDUÇÃO.

Poderá ler este decomento assinado pelo sr canto moniz no blog dos pais na integra .

quanto á ipss fundação d pedro iv não solicitar apoios como muitas outras o fazem , é normal é que vocês nãoprecisam de pedir têm tudo de mão beijada ,porque á outras ipss que necessitam de ajuda e são muito mais crentes que a sua ,não têm ajudas porque não têm um canto moniz na presidencia e porque a preocupação realmente dessas ipss não é meter dinheiro ao bolso como a sua , mas sim construir um bem estar para os que dela precisam e para os que dela fazem parte.
Quanto ás casas não vou comentar pois nenhum dos seus elementos são validos , melhor será reler tudo desde o inicio deste blog , mas leia devagar pois já percebi que tem assim uma certa dificuldade em perceber .
se não esta bem com aquilo que lê ,siga o seu exemplo esta mal não leia .

Anónimo disse...

à anónima que escreveu sobre as casas de infância, informo o seguinte: também eu tenho um filho numa casa de infância e o que constatei este ano lectivo foi que não houve prenda de Natal para as crianças... Também constatei que a coroa do dia de reis, em vez de cartolina, foi feita em papel (desfez-se passado 1 dia). O engº não precisa de pedir apoios, visto que a maioria dos utentes das casas de infância pagam os escalões máximos pela frequência dos seus filhos. Tal como diz o relatório, a fundação não prosseguia (e continua a não prosseguir) os fins para os quais foi constituída - solidariedade social. Apesar de todo este dinheiro que recebe dos pais (e depois, por criança, ainda mais um x da Segurança Social), o engº quer reduzir ainda mais os custos! As funcionárias das casas de infância recebem um ordenado inferior ao que se paga na função pública! Para onde vai todo o dinheiro?????