quarta-feira, abril 11, 2007

Centenas de moradores de Chelas na rua contra Fundação D. Pedro IV

Centenas de moradores de Chelas manifestaram-se terça-feira exigindo a extinção da Fundação Dom Pedro IV, que acusam de "terrorismo social" na gestão das habitações dos bairros lisboetas dos Lóios e Amendoeiras.

No centro dos protestos dos habitantes estão os aumentos de rendas praticados pela Fundação, a quem foi cedido pelo Estado o património dos dois bairros, que anteriormente eram geridos pelo Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE).

Apesar da ameaça de chuva, centenas de habitantes - 500 para a PSP, 2.000 para a organização - protestaram ruidosamente pelas ruas de Chelas, apelando ao Governo para que acabe com a Fundação e avisando que "Chelas está em luta".

(...)

Acusações de corrupção, tráfico de influências e terrorismo social nos cartazes empunhados pelos manifestantes visavam essencialmente a figura do presidente da Fundação, Canto Moniz, cujo retrato fotocopiado surgia rodeado de cifrões e até suásticas.

O vereador do Bloco de Esquerda na Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes, aderiu também à manifestação e disse à Agência Lusa que se deve "vender as casas aos habitantes das Amendoeiras e reabilitar os Lóios".

Sá Fernandes manifestou-se de acordo com a extinção da Fundação, que acusa de não mostrar "dignidade humana" na gestão.

O vereador afirmou que o responsável pela habitação social na autarquia, Lipari Pinto (PSD), "não sabe bem o que faz" e apelou a que "perceba que se tem que fazer o que estas pessoas exigem".

A transferência dos 1.415 fogos surgiu na sequência do decreto-lei 199/2002, aprovado pelo Governo liderado por Durão Barroso, que previa a "possibilidade de transferência, sem qualquer contrapartida" do património daquele instituto para os municípios.
(Agência LUSA)
Ler notícia completa :
RTP, Sol, Diário Digital

4 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser irónico, esta notícia surgir no site da RTP, que precisamente não esteve presente na manifestação.

Anónimo disse...

Se de um lado (SIC e TVI) o Canto Moniz manipula os amigos para que não lhe manchem a imagem da Fundação, do outro lado (RTP) o Governo manipula pois não quer que lhe caia nas mãos mais um escândalo para o qual têm que agir e decidir!

E assim vai a Televisão em Portugal!

Anónimo disse...

Pois é isso tudo , é o pluralismo do partido socialista, a democracia de algibeira.
Têm boa gente (têm) mas tambem estão cheios de comilões (estão)
têm medo do Canto Moniz (têm)e não é pouco.

Anónimo disse...

também em:

esquerda.net

http://sol.sapo.pt/Solidariedade/Noticias/Interior.aspx?content_id=29123

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=270949