quinta-feira, abril 19, 2007

Moradores dos Lóios aprovam queixa-crime

Miguel Santos, de 36 anos, morador no lote 232 do Bairro dos Lóios, em Chelas, Lisboa, continuava ontem em estado crítico no Hospital de São José, após ter caído, na segunda-feira, na caixa do elevador do prédio, sendo o seu prognóstico reservado. Os vizinhos realizam amanhã uma vigília na zona, entre as 18.00 e as 24.00 em sinal de solidariedade.
Na terça-feira à noite, os condóminos dos vários lotes dos Lóios decidiram avançar com uma queixa- -crime contra a Fundação D. Pedro IV, proprietária do bairro, para resolver o diferendo que os opõe, desde Dezembro de 2005, altura em que a gestão passou para aquela entidade. Os moradores equacionam ainda a possibilidade de interpor uma queixa contra o próprio Estado pelo não cumprimento de obrigações para com os realojados naquele bairro, quando a propriedade pertencia ao Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado.
Segundo afirmou ao DN, Eduardo Gaspar, da Associação Tempo de Mudar, "os moradores dos Lóios continuarão a fazer tudo para exigir condições dignas. Se não obtivermos respostas das instâncias judiciais portuguesas iremos para as europeias".

4 comentários:

Loios disse...

Atenção,

Não sei o que se terá passado, mas esta notícia não é verdadeira quanto ao seu timing.

Efectivamente, os moradores do Bairro dos Lóios aprovaram há umas semanas avançar com uma queixa- crime contra a Fundação D. Pedro IV e não na última terça-feira.

Concretamente, os condóminos não terão aprovado avançar com nenhuma queixa-crime contra a Fundação D. Pedro IV.

Penso que o Sr. Eduardo Gaspar deverá explicar o motivo desta notícia errada.


João Santos

Anónimo disse...

Anónimo said...
No bairro das Amendoeiras a situação com os elevadores é igual à do bairro dos Loios.
Alguns politicos que visitaram os dois bairros, ficaram estupefactos com o estado de degradação dos elevadores e a falta de segurança que ofereciam a quem necessitava de os utilizar.
Apelo a esses politicos, que denunciem aquilo que testemunharam como forma de protesto e de solidariedade para com o Miguel, que foi vitima da má gestão premiditada do edificado pelas mãos da Fundação D. Pedro IV e seus dirigentes.
Visitaram os nossos bairros muitas figuras da vida politica portuguesa, os seguintes:
O Presidente da Junta de Freguesia de Marvila senhor Belarmino, que se fez acompanhar de uma jornalista, para que esta fizesse um reportagem sobre os dois bairros;
Os membros da Comissão Eventual de Acompanhamento da Transferência do Património do IGAPHE para a Fundação D. Pedro IV;
O deputado da Assembleia da República, drº António Filipe e os vereadores Ruben de Carvalho, Rita Magrinho, com outros responsáveis politicos do PCP;
O Vereador Sá Fernandes, com outros eleitos locais do Bloco de Esquerda, mais de que uma vez;
O candidato à Assembleia da República, drº Garcia Pereira, com elementos do seu staff;
O drº Francisco Louça e a deputada da Assembleia da República Helena Pinto;
A drª Maria José Nogueira Pinto, mais de que uma vez e fez-se acompanhar por elementos do seu gabinete;
José Alexandre, elemento do PS local e deputado municipal, como residente no bairro das Amendoeiras, conhece bem a situação;
Por isso muitas foram as figuras que visitaram os nossos bairrros, peço desculpa se esqueci de mencionar alguém.
Sei que muitos destes politicos são advogados, por isso apelo também como profissionais do Direito, vamos todos ajudar o Miguel contra a IPSS Fundação D: Pedro IV, que não passa de uma organização sem escrúpulos.
VIVA A CIDADANIA.
TODOS JUNTOS E SOLIDÁRIOS PELA JUSTIÇA SOCIAL E POR UM PORTUGAL LIVRE E DEMOCRÁTICO.

Sexta-feira, Abril 20, 2007 3:06:00 PM

Anónimo disse...

Para que sejam esclarecidas algumas dúvidas.

A convite da Comissão de moradores do Bairro das Amendoeiras o Dr. Garcia Pereira visitou o bairro das Amendoeiras em 12 de Janeiro de 2006 na campanha da sua candidatura à Presidência da Republica, e não para a Assembleia da Republica como erradamente se encontra escrito no comentário feito ao post de 19 de Abril de 2007 e que pode ser confirmado nos vídeos colocados por vermelhaestrela no youtube (www.youtube.com/vermelhaestrela).

Se outras organizações politicas, figuras públicas e políticas já visitaram e continuam a visitar o bairro das Amendoeiras, é porque muito provavelmente foram convidadas por quem de direito o entendeu fazer.

Se até ao momento, o Dr. Garcia Pereira ainda não foi visitar o bairro das Amendoeiras, ouvir a Comissão de Moradores e os moradores a responsabilidade não é do Dr. Garcia Pereira.

No entanto, e a pedido do Sr. Orlando Alves director do Luta Popular, órgão central do PCTP Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses, a comissão de moradores aceitou receber nas sua instalações, o Luta Popular, no dia 27 de Março de 2007 pelas 21 horas 30 minutos, como se pode comprovar nos em 4 vídeos no total de 40 minutos e 36 segundos, colocados por vermelhaestrela no youtube (www.youtube.com/vermelhaestrela).


Após este breve esclarecimento entendo que a justa luta do povo do Bairro das Amendoeiras e dos Lóios é justa e deve ser levada até ao fim, que é a devolução e entrega das casas aos seus actuais habitantes por preços justos e acessíveis tanto na venda como na aplicação de preços justos nas rendas.

E mais se são necessárias obras de conservação e manutenção devem ser feitas e financiadas pelo estado e só depois entregues aos moradores por preços justos a quem as quiser adquirir.

Deixo os meus votos de rápidas e sinceras melhoras para o Sr. Miguel Santos que foi vítima da incúria, irresponsabilidade e incompetência que é o culto e prática de todos os inimigos do Povo como são os Srs. Cantos, seus aliados e quem os encobre.

Sem pretender dar conselhos, julgo que a Comissão de Moradores das Amendoeiras e do Bairro dos Lóios, devem convergir no sentido de organizar uma grande reunião de moradores, com debate aberto ao público e convidar as forças politicas, figuras publicas e politicas que conhecem de toda a situação a fim de se clarificar de facto quem são os que apoiam e os que fingem apoiar a justa luta do Povo das Amendoeiras e dos Lóios.

Pois garanto-vos que o Dr. Garcia Pereira se for convidado vai estar presente.

Viva a justa luta do Povo do Bairro das Amendoeiras e dos Lóios!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

O Dr. Garcia Pereira é testemunha do estado de conservação dos elevadores pois ele andou num... Só que no nosso país não se dá voz a quem chama as coisas pelos nomes e o Dr. Garcia Pereira, como os moradores, raramente aparece na televisão, porque temos uma cambada de "opinion makers" do status quo que difundem todas a mesma trampa neo-liberal... Houvessem em Portugal mais Garcias Pereiras e provavelmente tínhamos um país melhor!