quinta-feira, junho 28, 2007

Debate nos Lóios

A Associação Tempo de Mudar, bem como a Comissão de Moradores do Bairro dos Lóios, irá promover um debate com a presença de alguns representantes das candidaturas às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa. Esta iniciativa será subordinada ao tema da Habitação e outras temáticas relevantes para a freguesia de Marvila e para Lisboa.

O evento, que terá lugar no dia 01 de Julho pelas 16h00 no recinto exterior do equipamento gerido pela ATM, tem já confirmadas, até ao momento, 11 presenças:
- António Carlos Monteiro (CDS-PP)
- Fernando Negrão (PSD)
- Frederico Brotas de Carvalho (MPT)
- Garcia Pereira (MRPP)
- Helena Roseta (Candidatura independente)
- José Sá Fernandes (Bloco de Esquerda)
- Manuel Figueiredo (CDU)
- Manuel Monteiro (PND)
- Nuno Gonçalo da Câmara Pereira (PPM)

9 comentários:

Anónimo disse...

Meus amigos,

Ainda que seja sempre positiva a aproximação de debates sobre a vida da cidade aos bairros, em boa verdade, estes debates acabam por ter pouca consequência.

Essencialmente, servem para promover os seus intervenientes e os que numa lógica de demagogia politica, fazem promessas, mas após as eleições, esquecem-se do prometido.

Inclusive, no caso da Fundação D. Pedro IV, a decisão de se transferir o património para o estado acabou por ser influênciada pelo contexto das eleições autárquicas.

Anónimo disse...

Onde anda o António Costa?? Onde anda o PS?

Parece que depois da aprovação da resolução do PCP na AR o PS em Lisboa anda muito inquieto... Ficou bem patente o partido que está contra que se belisque a Fundação e o Canto Moniz... é que o Sr. Canto Moniz sabe muita coisa sobre o PS e sobre um tal de Rui Coelho... e este nome é só para começar!

O Sr. António Costa que se despache a dar apoio aos moradores senão começam a saltar nomes do PS.

Anónimo disse...

Tenho acompanhado o evoluir de toda a situação, e não posso deixar de reparar que desde a passada 5ª feira dia 21 de Junho, dia em que se debateu na Assembleia da República as propostas do PCP, e que apesar de aprovado por unanimidade o ponto que pedia a retirada do património á Fundação D. Pedro IV e a devolução ao Estado com a salvaguarda dos direitos dos Moradores, apesar disso, não posso deixar de realçar, a lamentável atitude do partido governamental "PS" que deixou uma imagem para quem assistiu a tudo, com as declarações proferidas pelos intervenientes nomeadamente do deputado Miguel Coelho, que o PS desapareceu sem deixar rasto, para os lados dos Bairros das Amendoeiras, e dos Lóios. Não mais apareceram representantes desse partido junto dos moradores, será que estão envergonhados dessa sua atitude lamentável ?
Onde está a seriedade do PS, em tudo isto ? porque é que tiveram medo de aprovar a Extinção da Fundação D. Pedro IV, e que fossem apuradas responsabilidades ? Quem não deve não teme, e o argumento de que seria moroso todo esse processo, não é credível, porque mesmo que assim fosse, uma coisa não impede o avanço da outra, e seria uma prova de que o PS estaria do lado dos moradores. O que vimos foi um PS, dominado, pelos corruptos, pelo Lobby patrocinado pelo Canto Moniz, vimos o PS com medo que os nomes dos seus camaradas de partido viessem ao de cima com essa investigação, e ficar toda a gente a saber que afinal o PS não é a favor do fim da corrupção, mas sim a favor da sua manutenção, e do branqueamento da Fundação D. Pedro IV. É lamentável ver um Partido Socialista, auto intitulado de esquerda, estar a favor dos interesses particulares, dos interesses de alguns amigos corruptos, em vez de estar ao lado daqueles que estão a lutar com toda a justiça, contra um bando Mafioso, e Criminoso, que é favorecido à muitos anos por esta corja de bandidos que já deviam estar na prisão, e que continuam a manipular a Democracia, e que esta gente do PS, consegue ser mais de Direita, que aqueles políticos que militam nessas correntes partidárias. Apelo pois aos moradores das Amendoeiras e dos Lóios, para que denunciem este Partido Socialista, e que no dia 15 de Julho, ninguém vote neste Partido Socialista Corrupto,e que os votos sejam dados a quem merece, é que votar no PS é a mesma coisa que votar na Fundação D. Pedro IV. Digam a toda a gente mesmo áqueles que não estão metidos no nosso problema, nõ votar PS é também uma forma de luta vamos todos dar uma lição a esta gente corrupta. A luta continua e a vitória é dos Moradores, e da sua união.

Anónimo disse...

Apoiado! Em Chelas, o PS terá que sofrer nas próxima eleições para a CML uma derrota e nós moradores nas Amendoeiras e nos Lóios vamos contribuir e, mais eles sabem como, para ela.

Esperem pela pancada!...

Anónimo disse...

É verdade, e também não será o Fernando Negrão, que é "amigo" do Canto Moniz a merecer os votos dos moradores de Chelas.

Anónimo disse...

Quero saudar esta nobre e justa iniciativa democrática, da Associação Tempo de Mudar e Comissão de Moradores do Bairro das Amendoeiras, bem como todos os membros que compõem os seus respectivos órgãos, e desejar que mais esta jornada de luta decorra do mais amplo ambiente e espírito democrático.

Que esta jornada de luta, seja traduzida, numa vitória dos moradores dos respectivos Bairros bem como de todo o Povo de Marvila e porque não dizer de todo o Povo Português sobre os seu falsos amigos.

E que ao mesmo tempo esta jornada de luta que é também politica e ideológica, os digníssimos candidatos bem como as forças politicas que representam, dêem o seu, mais elevado esclarecedor e generoso contributo, no sentido de nos esclarecer e elucidar em quem nós devemos confiar o nosso voto nas próximas eleições entretelares 2007 á C. M Lisboa, á Presidência da C M L bem como do respectivo executivo.

Eu vou estar presente.

Bairro dos Lóios e Amendoeiras a mesma Luta o Mesmo Combate!

O Povo Vencerá!

Anónimo disse...

Afinal o Negrão resolveu não aparecer e mandar o Lipari da Gebalis.....

Muito interessante...

Já agora porque é que o Ruben de Carvalho tambem se baldou.....

mch disse...

Caros Amigos do Bairro das Amendoeiras:
Como hoje assisti ao debate, deixo-vos aqui as minhas impressões sobre o mesmo. Na nosssa campanha teremos em conta o que aprendemos convosco.
Mendo Henriques ( candidato independente pelo MPT)

1 de Julho - Jornal de Campanha Intercalares de Lisboa 2007 – Bairro dos Lóios
Mendo Henriques ( candidato independente pelo MPT)

A assistência não é grande mas é interveniente. Os representantes das candidaturas às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa estão lá todos. Convidados pela Associação Tempo de Mudar, e a Comissão de Moradores do Bairro dos Lóios, para um debate sobre o tema da Habitação para Marvila e Lisboa. Umas 150 pessoas a assistir, e 11 candidatos no palanque
Lóios e as Amendoeiras ficaram mais na mira dos Lisboetas depois que a Rádio Televisão Portuguesa se mudou para a avenida que sai do bairro do Relógio. Marvila tem todos os tipos de habitações. Tem até um edifício que ganhou prémios internacionais: a enorme estrutura distendida e chamada por motivos óbvios a “pantera cor de rosa”. Foi projectada nos anos 70 por Gonçalo Byrne como se fosse uma aldeia urbana. Mas para conhecer os problemas dos Lóios basta comparar as histórias de dois prédios. O 231 está em excelentes condições, e pertence a uma cooperativa de inquilinos. O outro, mesmo pegado, o 232, é ainda da Fundação D. Pedro IV, e é uma desgraça. Há semanas atrás, um rapaz abriu a porta do elevador no 4º andar e caiu 25 m, ficando em coma no hospital, porque o elevador estava no 5º andar. A mãe veio falar do caso, cheia de dignidade. Não tinha ressentimentos mas exigia melhoria de vida para todos.
Os moradores das Amendoeiras e Lóios têm outras razões de queixa. Os equipamentos deixam muito a desejar. As renovações, como a da praça Raul Lino, não foram a contento. O Centro de Saúde está construído há 4 anos mas ainda não abriu. A CML equipou-o mas a ARS do Ministério da Saúde em todo este tempo não instalou médicos e pessoal. É uma vergonha governamental e um vexame para os habitantes.
Há uma boa notícia. Em Janeiro de 2005 o Instituto de Gestão e Alienação do Património Habitacional do Estado (IGAPHE) transferira, "a título gratuito, para a Fundação D. Pedro IV, um valioso património constituído por cerca de 1400 fogos dos bairros dos Lóios e Amendoeiras, em Marvila". Sucederam-se as calamidades. Já um relatório de 2003, da Inspecção-Geral do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social defendera a extinção da Fundação D. Pedro IV. Mas, após dura reivindicação dos moradores durante dois anos, a Assembleia da República aprovou a 21 de Junho de 2007, por unanimidade, a reversão para o Estado dos 1400 fogos da Fundação D. Pedro IV. É preciso esperar até 12 de Julho para ver se o prometido é cumprido.
Para muitos, foi apenas "uma meia vitória". A transferência de propriedade poderá ocorrer sem " melhoramento nas condições de habitabilidade dos bairros, extremamente precárias”. E a Fundação impôs um regime de rendas que se traduziu em aumentos de encargos insuportáveis para um grande número de famílias". Os aumentos da denominada "renda apoiada" oscilariam entre "os 2000 e os 4000%".
Foram dados como estes que os candidatos ouviram de Eduardo Gaspar, presidente da Associação Tempo de Mudar, do Bairro dos Lóios. Convidados a participar no evento de 1 de Julho, pelas 16h00, no recinto do equipamento gerido pela ATM, os representantes de todas as candidaturas falaram, escutaram e responderam.
Há candidatos com trabalho de militância de mais de dez anos. Manuel Figueiredo da CDU apoia, de há muito tempo, as reivindicações de Marvila. José Sá Fernandes (BE) andou por ali à chuva em protesto pela abertura do Centro de Saúde. Outros como Manuel Monteiro (PND) declaram pouco perceber do bairro. Camara Pereira (PPM) falou da importância da Junta de Freguesia mas depois desapareceu. Mas quais são as grandes questões?
Afinal Lisboa tem uns 560.000 habitantes e perde 30 por dia. 1.500.000 de habitantes pendulares vêem dos subúrbios nela trabalhar cada dia que passa, como lembrou a candidata de “Lisboa com Carmona”. Antonio Carlos Monteiro, do CDS-PP considerou que em dois anos pouco se poderia fazer. Helena Roseta (Independente) acha que se devem arregaçar as mangas e buscar soluções para quem quer comprar e para quem não tem dinheiro para isso. Após Garcia Pereira (MRPP) ter dado o mote, Frederico de Carvalho (MPT) tratou da questão estratégica de Lisboa: “O que é espantoso é o que se prepara com a terceira travessia do Tejo para Chelas e o vale de Marvila”. A ser feita a travessia Chelas Barreiro, vai-se martirizar o vale com dezenas de quilómetros de betão em viadutos e túneis.”
Sobram sempre mimos para todos. Monteiro acha que Roseta, “a bastonária dos Arquitecto” os deve chamar à pedra. Sérgio Lipari, (PSD) é considerado “administrador da Gebalis”. Nunca o foi e após seis meses no pelouro da habitação, propõe-se retomar a ideia das parcerias publico privadas para dar qualidade ao edificado em Marvila; “não preciso do governo para nada”. Mas a maior parte das baterias foram assestadas sobre o grande ausente António Costa, do PS, considerado “arrogante”. O arquitecto Manuel Salgado, defende-o com lealdade mas sem entusiasmo e diz que “as coisas só começam a 1 de Agosto”. Não leva palmas.
Por responder ficam muitas questões de pormenor, “as pequenas grandes coisas”. As promessas no ar não resolvem os problemas dos 18.000 habitantes destes bairros a corpo inteiro, reivindicativos e consequentes. Mas os moradores de Marvila podem estar certos que a sua mensagem foi transmitida. Cá fora o sol esplendoroso que ameaçava bronzear os assistentes deu lugar a um céu toldado de onde vieram gotas. Que sucederá no dia 12 à resolução da AR?

Anónimo disse...

Uma vez que tive o previlégio de me ser facultado pelo presidente Sr. Gaspar o Vosso Blog.
Tal como venho a fazer à algum tempo de vez em quando e sempre que o Sr. Presidente me envia correio electrónico eu dou aqui a minha opinião.
Esta minha ligação aos vossos bairros deve-se ao acidente do elevador com o Sr. Miguel porque estava nesse dia na Assembleia Municipal quando a Alexandra falava ao público e passou por mim. Pedi-lhe o contacto para saber do seu estado saúde que sei que já está melhor.
Quanto ao Blog dos Loios já disse o que pensava várias vezes.
Agora é a vossa vez, não sou candidata a nada não conheço o vosso bairro embora pretenda conhecer, talvez depois das eleições para não ser mal interpretada até porque também tenho opinião política, embora prefira não a emitir e fazer os comentários de uma forma mais isenta.
E começo por questionar onde é que andaram todos esses políticos à decadas que não viram o estado de degradação em que o bairro se encontra as fotos são prova disso.
Curioso hoje todos têm soluções, é tudo fácil de resolver, o certo é que não resolveram. E depois do dia 15 de julho?
Hoje ainda podem dizer o que lhes vai na alma, será que depois desse dia. Se o P.S. ganhar vão poder sequer opinar???
Acho que devem reflectir bem, nunca vi, quem muito oferece pouco dá. Ninguém pode dar aquilo que não tem.
E são demagogos aqueles que dizem que sem precisarem de ninguém fazem tudo.Então porque é que não fizeram ou sugeriram fazê-lo?
Por hoje já chega.
Encontro um defeito nos vossos Blogs. não se identifiquem com o nome, mas podem usar um pseudónimo para que se possa respoder áquela pessoa.
Eu uso o meu nome próprio Belmira